Acessibilidade:

Contação de histórias como terapia para crianças

Quem não se encanta com o incrível trabalho desenvolvido pelos Doutores da Alegria? Ou não se comoveu com o filme Patch Adams – O Amor é Contagioso? São bons exemplos do poder que da contação de histórias como terapia para crianças. Utilizando as técnicas adequadas, esta ferramenta não apenas potencializa o aprendizado, mas ajuda alunos a lidarem melhor com suas emoções.

A contação de histórias pode ser uma ótima ferramenta para a educação e um excelente recurso terapêutico. A criança possui um um mundo rico e sensível dentro de si. Assim, para auxiliar a criança é preciso entrar neste mundo!

Escolhendo a história

Para entrar no universo da criança são necessários alguns recursos especiais. E a contação de histórias é uma maneira bem eficaz de chegar a esse objetivo.

A contação de histórias tem que prender a atenção da criança procurando entrar em seu mundo. Mas com muito cuidado e compreensão. Por isso a história deve ser muito bem escolhida!

E a empatia é fundamental para a escolha da história. Empatia é a tendência para sentir o que sentiria outra pessoa caso se estivesse na situação experimentada por ela.

O óbvio cabe aqui: todo adulto já foi criança. Este é o caminho da empatia tão necessária para a escolha da historia.

Lidar com crianças e seus sentimentos exige muita sensibilidade e criatividade, e isso é possível quando o adulto consegue se colocar no lugar da criança respeitando a sua forma de ser e buscando a interação com a criança no universo que ela faz parte.

Para chegar ao íntimo das crianças é necessário conhecer seu mundo e buscar uma linguagem que se adeque à criança e ao seu modo de pensar, ver e sentir o mundo.

A contação de histórias propicia tudo isso!

A contação de histórias como terapia para crianças

Uma das maneiras mais eficazes para tocar uma criança é através de histórias, pois esse método está diretamente ligado ao mundo da criança, atinge não só o pensamento, mas principalmente a imaginação.

Através da contação de histórias é possível atingir a criança sem invadir sua privacidade, pois ela poderá se colocar no lugar de um personagem, viver e elaborar seus sentimentos mais profundos de maneira muito rica, complexa e sutil.

Seria o mesmo que os adultos fazem através de música, teatro ou poesia. E é simbolizando o mundo interior que se consegue elaborar os sentimentos de maneira satisfatória e saudável.

Através da contação de histórias é possível levar a criança ao mundo mágico da sua própria imaginação e a partir daí ela mesma vai conseguir identificar e aprender a lidar com suas emoções mais profundas.

Histórias para educar e cuidar da saúde mental

A contação de histórias pode assim ser uma ótima alternativa para a educação e também é um rico recurso terapêutico, pois é possível lidar com as emoções da criança sem ser invasivo e isto porque a história pode falar de problemas emocionais da criança sem invadir sua intimidade.

Através desse método, é possível que a criança entenda e sinta as coisas com mais clareza e de uma maneira agradável, sentindo-se então compreendida.

Assim, a contação de histórias como terapia para crianças se torna uma maneira profunda de descrição do mundo infantil e é capaz de alcançar suas imagens e sentimentos.

Quer saber mais? Adquira nossa CAPACITAÇÃO ON-LINE

Caso tenha alguma dúvida CLIQUE AQUI para ter um atendimento personalizado via WhatsApp.

Leia também: Autismo – Benefícios da musicalização no desenvolvimento cerebral da criança

Fonte: https://paulorogeriodamotta.com.br/contacao-de-historias-para-criancas/

Continue lendo

Atividades Sensoriais: Diversão para o corpo, alimento para a mente!

Olá professor! Sabemos como é importante o desenvolvimento motor para nossos pequenos, não é mesmo? Mas, você sabe da importância […]

Quem pode fazer uma anamnese na educação infantil?

Você, educador, já presenciou um aluno com dificuldade em aprender? Para lidar com essa situação tão frustrante, ferramentas como a […]

Atividades Sensoriais: Diversão para o corpo, alimento para a mente!
Olá professor! Sabemos como é importante o desenvolvimento motor para nossos pequenos, não é mesmo? Mas, você sabe da importância do desenvolvimento e estímulo através dos cinco sentidos? Hoje, queremos compartilhar com você está matéria importantíssima, pois brincadeiras sensoriais estimulam a inteligência e a criatividade das crianças através dos cinco...
Quem pode fazer uma anamnese na educação infantil?

Você, educador, já presenciou um aluno com dificuldade em aprender? Para lidar com essa situação tão frustrante, ferramentas como a […]