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Quem pode fazer uma anamnese na educação infantil?

Você, educador, já presenciou um aluno com dificuldade em aprender? Para lidar com essa situação tão frustrante, ferramentas como a anamnese podem ser úteis para entender a causa.

Mas, quem é o profissional que pode realizar a anamnese na Educação Infantil? Continue a leitura deste artigo para descobrir!

O que é a anamnese?

A anamnese pode ser compreendida como uma entrevista, realizada com os pais ou responsáveis, que visa conhecer a história de vida de uma criança.

Além disso, a anamnese pode compreender 3 áreas:

  1. Médica: procura conhecer os hábitos de vida e investigar doenças;
  2. Sociológica: levantamento de dados pessoais, relação familiar, profissão dos pais e condições de habitação;
  3. Biográfica: procura entender a história do desenvolvimento da criança e se ela possui algum tipo de transtorno de ordem emocional, de aprendizagem ou alimentar.

Quais são os objetivos da anamnese?

A anamnese possui os seguintes objetivos:

  • Conhecer os elementos essenciais da história clínica da criança;
  • Entender os fatores pessoais, familiares e ambientais e como eles se relacionam à doença, processo de aprendizagem e saúde do aluno;
  • Obter elementos que auxiliem no exame físico e na avaliação da aprendizagem;
  • Definir estratégias de investigação complementares, como exames;
  • Funcionar como auxílio para a estratégia terapêutica.

Quem pode realizar a anamnese na Educação Infantil?

Diversos profissionais podem realizar a anamnese na Educação Infantil, sendo eles os psicopedagogos, neuropsicopedagogos ou pedagogos.

É válido mencionar que a entrevista não deve ser feita em um formato super rígido e cheio de perguntas, mas sim como se fosse uma conversa, pois, desse modo, os pais ficarão mais confortáveis para responder com tranquilidade e você conseguirá obter mais informações deles.

Qual é um roteiro típico de uma anamnese?

O primeiro passo para realizar uma anamnese é começar com um roteiro sobre a situação familiar da criança.

Algumas perguntas que podem fazer parte deste roteiro são:

  • Como é constituída a organização familiar (pai, mãe, avós, etc)?
  • Os pais são casados? Separados?
  • A criança possui irmãos? Quantos? Todos moram na mesma casa?
  • Os pais trabalham? Qual é a renda familiar?
  • Como é a casa onde moram? Existem quantos quartos? Onde a criança dorme?
  • A gravidez foi planejada? Foi feito um pré-natal? Houve uso de drogas ou álcool durante a gestação?
  • Como foi o desenvolvimento da criança após o nascimento? Ela mamou no peito? Andou e falou?
  • Como vocês, pais, corrigem a criança quando ela faz algo errado?

Em seguida, pode-se passar para um roteiro que explore a situação escolar da criança e sua condição de saúde. Algumas perguntas para esta etapa podem ser:

  • Quando a criança começou a frequentar a escola?
  • Houve algum problema de adaptação?
  • A criança possui amigos na escola? 
  • Ela costuma chegar em casa chorando?
  • A criança possui maior dificuldade em algum conteúdo (ler, escrever, fazer contas)?
  • Os professores ou a equipe pedagógica se queixam da criança?
  • A criança faz uso de alguma medicação? Se sim, em qual dosagem? E quem a administra?

É essencial anotar e registrar essas respostas, pois elas serviram de base para qualquer diagnóstico.

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