Acessibilidade:

TDAH: CONHEÇA AS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS E ATIVIDADES LÚDICAS PARA SALA DE AULA

Olá professor, tudo bem?

Você com certeza já conhece sobre o TDAH, mas quando o assunto é na prática, você sabe quais são as principais estratégias para a memória sustentada?

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma das causas de dificuldade de aprendizado neurobiológica mais comum durante a infância. Ocorre em cerca de 6 a 10% das crianças e pode causar grandes prejuízos no desenvolvimento escolar e na aprendizagem da leitura, escrita e matemática, se não diagnosticado rapidamente.

Por saber da importância desse conhecimento, hoje em nosso Blog trouxemos este conteúdo com estratégias para sala de aula e atividades lúdicas que vão te auxiliar no processo de ensino/aprendizagem nos seus alunos com TDAH.

TDAH: CONHEÇA AS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS E ATIVIDADES LÚDICAS PARA SALA DE AULA.

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma das causas de dificuldade de aprendizado neurobiológica mais comum durante a infância. Ocorre em cerca de 6 a 10% das crianças e pode causar grandes prejuízos no desenvolvimento escolar e na aprendizagem da leitura, escrita e matemática, se não diagnosticado rapidamente.

Esta criança tem dificuldade de memorização de sequências, não percebe detalhes, voltam nos mesmos erros, desorganizam-se sempre, esquecem as tarefas, perdem-se nos acontecimentos paralelos de determinada tarefa, no passo-a-passo de fórmulas e conceitos das tarefas mais monótonas e decorativas.

 O papel das relações interpessoais entre professor e seus alunos e entre aluno e aluno é importante para o aprendizado, pois é nas constantes interações que  as  formas  psicológicas mais  sofisticadas  emergem da  vida  social,  pois  a  criança  aprende  mediante  seu  desejo  e incentivo  o  qual  irá  reproduzir  seus  comportamentos  a  partir  dos  estímulos  que  lhes  foram disponibilizados com a intenção de composições para seu repertório de ações/reações.

ALGUMAS ESTRATÉGIAS QUE PODE AJUDAR NA PRATICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR.

Com uma atividade  atrativa  é  possível  fazer  com  que  a  criança  aumente  o  nível  de atenção,   oportunizando   o   mesmo   buscar   meios   de   resolução   do   problema   por   meios direcionamentos pré-estabelecidas pelo professor, com isso fica evidente que o professor deve coordenar os processos pedagógicos fazendo com que todos participam e consigam o sucesso escolar,  pensando  no  sucesso  escolar  dos  alunos  com  déficit  de atenção.

Exercícios Lúdicos para a criança com Déficit de Atenção

1- Mar e terra:

É desenhada no chão uma linha ou pode ser feita com fita adesiva.

Pede-se às crianças que se coloquem à esquerda da linha e dizemos a elas: agora vocês estão no mar…. Onde vocês estão? As crianças respondem: no mar. O professor continuará dizendo: quando eu disser terra todos devem pular para o outro lado. Os pés devem estar juntos no mesmo local. Então o professor irá dizendo terra, mar, terra, mar, terra, terra etc. Os que se equivocam vão sendo eliminados.

Obs: Nesta atividade poderá ser trabalhada a motricidade, lateralidade e déficit de atenção dos alunos.

Quem enxerga melhor

Cada criança tem papel e lápis. O professor deve dizer uma letra do alfabeto e as crianças devem escrever o maior número de objetos que estejam na sala e que comecem com essa letra. Este jogo pode ser repetido com cores.

Obs: Trabalhar com séries em que a criança já sabe escrever. Trabalhar as cores e a escrita, assim como o déficit de atenção do aluno.

TÉCNICAS PARA MELHORAR A MEMÓRIA SUSTENTADA

  • Os trabalhos em grupo e a possibilidade de o aluno escolher as atividades nas quais quer participar são elementos que despertam o interesse e a motivação. É preciso ter em vista que cada aluno aprende no seu tempo e que as estratégias deverão respeitar a individualidade e especificidade de cada um.
  • Optar por, sempre que possível, dar aulas com materiais audiovisuais, computadores, vídeos, DVD, e outros materiais diferenciados como revistas, jornais, livros, etc. A diversidade de materiais pedagógicos aumenta consideravelmente o interesse do aluno nas aulas e, portanto, melhora a atenção sustentada.
  • Usar mecanismos e/ou ferramentas para compensar as dificuldades memoriais: tabelas com datas sobre prazo de entrega dos trabalhos solicitados, usar post-it para fazer lembretes e anotações para que o aluno não esqueça o conteúdo.
  • Etiquetar, iluminar, sublinhar e colorir as partes mais importantes de uma tarefa, texto ou prova.

Dar frequentemente feedback (reforço) positivo. Assinalar os pontos positivos e negativos de forma clara, construtiva, respeitosa. Este monitoramento é importante para o aluno com TDAH, pois permite que ele desenvolva uma percepção do seu próprio desempenho, potencial e capacidade e possa avançar motivado em busca da sua própria superação.

Educar não se limita a repassar informações ou mostrar apenas um caminho, aquele caminho que o professor considera o mais correto, mas é ajudar a pessoa a tomar consciência de si mesma, dos outros e da sociedade.  É aceitar-se como pessoa e saber aceitar os outros.

É oferecer várias ferramentas para que a pessoa possa escolher entre muitos caminhos, aquele que for compatível com seus valores, sua visão de mundo e com as circunstâncias adversas que cada um irá encontrar. Educar é preparar para a vida.

O Grupo Rhema sabendo da importância do conhecimento do professor sobre esta e outras dificuldades de aprendizagem e transtornos, elaborou uma capacitação 100% on-line de PSICOFARMACOLOGIA NA EDUCAÇÃO, onde os mais práticos e relevantes assuntos são abordados. Clique aqui e conheça agora mesmo, pois para fazer a diferença, basta buscar o conhecimento.

 

Continue lendo

Como o professor deve lidar com alunos neurodivergentes em sala de aula?

Como trabalhar a diversidade em sala de aula? Esta é uma das principais dúvidas que permeiam a cabeça de muitos […]

Quais os tipos de avaliação dos transtornos de aprendizagem?

Para iniciar, qual a diferença entre as dificuldades de aprendizagem e os transtornos de aprendizagem? Por mais simples que pareçam, […]

Como funciona o processamento sensorial no TEA?

A princípio, muitas pessoas sabem que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta uma série de características, sendo algumas delas […]

Como o professor deve lidar com alunos neurodivergentes em sala de aula?
Como trabalhar a diversidade em sala de aula? Esta é uma das principais dúvidas que permeiam a cabeça de muitos educadores. O fato é que ainda existem alguns desafios de criar um ambiente escolar que seja diverso, uma vez que muitas pessoas possuem uma visão preconceituosa deste assunto. Para que...
Quais os tipos de avaliação dos transtornos de aprendizagem?

Para iniciar, qual a diferença entre as dificuldades de aprendizagem e os transtornos de aprendizagem? Por mais simples que pareçam, […]

Como funciona o processamento sensorial no TEA?

A princípio, muitas pessoas sabem que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta uma série de características, sendo algumas delas […]