Olá leitor,
Tudo bem?
Hoje vamos compartilhar algumas características e atividades que podem ser aplicadas nos alunos que apresentam transtorno na escrita.
Sabemos que a escrita é uma manifestação linguística, especificamente humana que supõe a comunicação simbólica por meio de um código diferenciado de cultura para cultura.
Por isso a importância de se ter o conhecimento sobre a Disgrafia.
Boa leitura.
SAIBA COMO CONHECER AS CARACTERÍSTICAS DAS CRIANÇAS COM DISGRAFIA PODEM AJUDÁ-LAS.
– Dificuldades de orientação espacial;
– Falhas no esquema corporal;
– Rotações: confusão de letras que têm orientação espacial diferente: b,d,q p;
– Perda do lugar do texto que se estava lendo ou do lugar em cima, embaixo, esquerda direita na leitura-escrita;
– Inversões;
– Omissões;
– Ao escrever unem letras, sílabas e palavras;
– Distorções ou deformações;
– Falha na associação do grafema e do fonema;
– Não reconhece o erro cometido;
– Falha na cópia;
– Pode soletrar a palavra escrita, porém, não a lê por completo;
– Dificuldade de escrever;
– Dificuldades de ordenamento sequencial;
– Alterações na motricidade fina.
Disgrafia
– São dadas à criança orações nas quais falta uma palavra. A criança deve escrever a palavra que falta:
Eu gostaria de ganhar um ____________________no meu aniversário
Eu gostaria de jogar ________________________hoje depois da aula.
O esporte preferido do meu pai é: _____________________________
Minha cor preferida é: ______________________
Uma variação desta atividade seria que, ao invés de escrever a palavra, a criança faça um desenho daquilo que falta na oração. Deve-se tentar colocar orações que permitam as crianças serem criativas.
Meu animal preferido é ___________________ (faz o desenho)
Minha comida favorita é __________________( faz o desenho)
Podem ser criadas orações nas quais se inclui uma palavra sem sentido. A criança deve procurar uma palavra que complete a oração adequadamente:
Eu sou muito carteira quando acordo cedo.
Atividades
Formar palavras que nomeiem algo de comer. Escolha uma letra das palavras que estão a esquerda e coloque no espaço em branco. A primeira já está feita para você:
CALOR |
Bolacha |
|
BOLA |
___arne |
|
MOLA |
___açã |
|
SELA |
___rroz |
ANTENA |
___orta |
TECIDO |
___anduíche |
Atividades de visualização
– Identificação de diferenças em figuras.
– Identificação de detalhes em figuras.
– Discriminação de palavras com grafias iguais, parecidas e diferentes.
– Discriminação de grafemas iguais, parecidos e diferentes.
– Memória para sequência de estímulos visuais: gestos, figuras, palavras.
– Análise-síntese visual: recortar figura em 2 ou 4 partes e depois montá-la.
– Discriminar figura-fundo visual.
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