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Qual o papel do gestor escolar em tempos de pandemia?

Antes de tudo, quais foram as estratégias que vocês utilizaram ou utilizam nesse período da pandemia? O contexto educacional, assim como todos os demais setores da sociedade, foi duramente impactado pela chegada do novo coronavírus entre os humanos. Com isso, tudo precisou passar por reformulações, adaptações e adequações a fim de proporcionar as mudanças necessárias entre os indivíduos e a forma de se relacionar.

Desta forma, profissionais e instituições que lidam diretamente com pessoas começaram a estabelecer novas formas de desenvolver seus respectivos trabalhos e funções. Assim, gestores escolares entraram nessa dinâmica e também trilharam um caminho cheio de técnicas e planejamentos para driblar esse momento. No entanto, não são poucos os gestores que ainda se veem perdidos em relação a um direcionamento mais eficaz.

Quais são as atribuições do gestor escolar nesse cenário?

Antecipadamente, o gestor escolar exerce a função de líder. Portanto, uma pessoa que está nesse cargo deve prezar pela união. Ou seja, um dos principais papéis é agregar os professores e os demais funcionários da instituição como a maneira de propiciar um ambiente de acolhimento. Afinal, todos foram direta ou indiretamente impactados pela pandemia, seja pela perda de um ente querido, pelo diagnóstico positivo para a doença, medo ou até mesmo o surgimento de depressão, ansiedade, entre outros.

Nesse sentido, a atuação do gestor escolar precisa encontrar os meios necessários para buscar soluções e, principalmente, oferecer condições de estabelecer formas de auxiliar os educadores e os outros profissionais da escola. Ainda assim, os aspectos desafiadores não param por aí, pois é importante também que essa liderança saiba lidar com o acolhimento dos alunos, de seus familiares e todos que pertencem à comunidade escolar.

Sou gestor escolar, mas também preciso de ajuda profissional. O que fazer?

Em primeiro lugar, o gestor escolar também passa por dificuldades para encontrar soluções, ainda mais em um momento inédito como a pandemia. Então, uma alternativa interessante é uma especialização que o direcione a uma prática assertiva, como o estudo sobre a gestão escolar com ênfase em coordenação pedagógica, por exemplo. Em outras palavras, a busca por conhecimentos tem um grande impacto nesse processo de lidar com uma situação nova e completamente desafiadora.

Além disso, a reabertura das escolas, a relação com os professores, alunos e famílias simbolizam apenas uma parte dos desafios atuais. Afinal, o papel do gestor escolar é estar por dentro dos planos pedagógicos e das estratégias que vão nortear o ensino nesse período singular pelo qual as instituições estão passando.

Para isso, nada melhor que buscar as soluções para esses problemas por meio de aulas e leituras com embasamento teórico e prático. Inclusive, até mesmo quem já tem especialização e experiência vasta na área deve se atualizar, pois todos estão em busca de respostas efetivas. Assim sendo, um curso de pós-graduação que ajude o profissional de gestão escolar a aprofundar o seu conhecimento pode ser essencial e o melhor caminho para seguir.

A pós-graduação vai ajudar em quais aspectos?

A opção pela pós-graduação vai possibilitar muito aprendizado. Afinal, o contato com professores experientes e aulas absolutamente dinâmicas potencializam o conhecimento do profissional interessado em dominar os desafios. Com isso, a especialização voltada para Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pretende:

– Estabelecer as melhores ferramentas e estratégias de gestão para potencializar a equipe de professores e demais profissionais da instituição;

– Liderar iniciativas importantes de inclusão e adaptações;

– Contribuir para o aumento da liderança nos mais diferentes contextos dentro da área educacional;

– Contribuir para a geração de valores importantes para a gestão escolar e a busca por resultados;

– Conceder o título de especialista em gestão escolar com ênfase em coordenação pedagógica;

– Possibilitar novos conhecimentos, entre outros.

Quais são as perspectivas para o futuro?

A resposta para esta pergunta não é fácil. Afinal, falar sobre o que está por vir é um exercício indefinido. Porém, algumas situações podem ser pensadas como uma saída eficaz. Em outras palavras, o futuro no campo educacional exigirá gestores escolares mais preparados, tendo em vista os desafios que vão surgir nos aspectos voltados para os seguintes pontos: o relacionamento interpessoal, o planejamento, a comunicação entre as partes envolvidas, a condução de processos e todas as dinâmicas referentes ao contexto educacional.

Além disso, outra característica que podemos atribuir aos gestores escolares do futuro é a multidisciplinaridade. Ou seja, o especialista que deseja se destacar na área precisará estar pronto para todos os desafios e complexidades referentes à educação. Com isso, aprofundar o conhecimento é a melhor opção para o gestor escolar em um período tão peculiar e desafiador.

Por fim, se você quer se preparar para desempenhar um papel fundamental na instituição escolar, a pós-graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica é o caminho ideal para o seu sucesso profissional. Fale com um de nossos consultores: https://lp.rhemaeducacao.com.br/gestao-escolar-com-enfase-em-coordenacao-pedagogica/

Referência:

LUZ, A. O papel do gestor escolar no enfrentamento da pandemia nas escolas é tema de Webinar voltado para educadores. SEDUC, 2020.

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