Acessibilidade:

VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS SINAIS DE ATRASO NO DESENVOLVIMENTO DE UMA CRIANÇA?

Olá pais e professores,
Este assunto é muito importante tanto para os familiares, como para o ambiente escolar, pois para identificar atrasos no desenvolvimento ambos precisam trabalhar juntos, com o olhar atento!
Conforme a criança vai crescendo, é natural que surjam as comparações, e preocupações do tipo, será que está tudo correndo dentro do esperado para a idade?
Dúvidas, insegurança é normal, porém, é preciso estar sempre atento a alguns sinais de atrasos. Caso identifiquem algum problema, a intervenção rápida ajuda a reduzir eventuais prejuízos futuros.
Confira abaixo uma matéria que esclarecerá as dúvidas constante sobre este assunto. 
Uma boa leitura!
VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS SINAIS DE ATRASO NO DESENVOLVIMENTO DE UMA CRIANÇA?
Como saber se há algo errado com a criança?
Conforme a criança vai crescendo, é natural que surjam as comparações e que os pais se preocupem se está tudo correndo dentro do esperado para a idade dela. Dúvidas como:
Será que com essa idade ele já não deveria estar engatinhando? 
A filha da vizinha já fala várias palavras, por que será que ela não fala ainda?
A questão é que cada criança tem um ritmo diferente de desenvolvimento. Assim sendo, muitas vezes é difícil separar o que é simplesmente uma particularidade e o que é um verdadeiro atraso no desenvolvimento, que possa estar sendo causado por alguma condição que precise ser investigada e tratada.
A observação dos pais e das pessoas que mais convivem com a criança é a melhor forma de identificar possíveis atrasos. Caso seja identificado algum problema, intervenções médicas ou terapias específicas ajudam a reduzir eventuais prejuízos futuros, principalmente se iniciadas bem cedo.
O que significa exatamente atraso no desenvolvimento?
Os médicos usam o termo atraso no desenvolvimento quando uma criança não atinge alguns dos marcos do desenvolvimento com a idade esperada, mesmo já levando em conta as variações individuais. O atraso pode ocorrer em uma ou mais áreas:
  • Coordenação motora ampla (habilidades físicas como rolar, sentar e andar)
  • Coordenação motora fina (capacidade de segurar as coisas, manipular objetos)
  • Linguagem e fala (tanto a compreensão quanto a fala)
  • Habilidades sociais (relacionamento com outras pessoas)
  • Capacidade de autocuidado (vestir-se, usar o banheiro) 
É comum uma criança ter atraso no desenvolvimento?
Estudos já mostraram a ocorrência de atrasos do desenvolvimento em de 10 a 15% das crianças de menos de 3 anos, portanto se trata de um problema relativamente comum. Entre os atrasos estão dificuldade de aprendizado, de se comunicar, de se movimentar e até de brincar.
Quanto mais rapidamente a criança receber terapias adequadas, maior a chance de reduzir o impacto do atraso neuropsicomotor.
Alguns desses atrasos desaparecem até o início da vida escolar (ensino fundamental). Já outros são identificados apenas mais tarde. 
Cerca de 40 por cento das crianças que têm algum atraso no desenvolvimento possuem também um outro atraso em outra área. Somente 2% possuem três tipos ou mais.
Que tipo de problema os pais podem perceber?
A maioria das famílias consegue perceber com certa facilidade atrasos nos grandes marcos do desenvolvimento, como engatinhar e andar. Mas também há atrasos mais específicos, como a dificuldade em segurar objetos pequenos ou passar um brinquedo de uma mão para outra.
Na área da linguagem, um dos sinais de alerta é perceber que a criança não entende o significado de palavras, ou não tenta se comunicar, seja apontando ou balbuciando.
Nas consultas de rotina, o pediatra deve fazer perguntas sobre o comportamento do bebê e observá-lo para ter certeza de que ele está se desenvolvendo como o esperado.
Crianças que nasceram prematuras podem demorar mais para atingir certos marcos do desenvolvimento se comparadas com bebês nascidos no tempo certo. Até o segundo ou o terceiro aniversário, o pediatra pode preferir considerar como a idade do bebê prematuro a data prevista de parto, ou seja, a data em que a gestação teria completado 40 semanas.
O que pode estar causando o atraso?
Em algumas situações, o atraso no desenvolvimento tem uma causa médica identificável, como complicações de um nascimento prematuro ou uma condição genética como a síndrome de Down ou outras síndromes. Também pode ser causado por algum acidente ou doença.
Problemas na fala e na linguagem podem ser causados por dificuldade de audição, questões físicas ou neurológicas ou ainda transtornos cognitivos. Pediatras, neuropediatras, fonoaudiólogos costumam ser os profissionais envolvidos em diagnóstico e opções de tratamento.
Problemas de visão podem ser a causa de alguns atrasos, e são difíceis de perceber. No início é o pediatra que examina a visão do bebê, mas em caso de preocupação ele pode encaminhar o bebê para uma avaliação mais detalhada com um oftalmologista.
O médico disse que está tudo normal, mas ainda estou preocupada
Se, mesmo depois de uma avaliação cuidadosa por parte do pediatra, ele não tiver identificado nenhum atraso, mas mesmo assim você não tiver se convencido, confie nos seus instintos e procure uma segunda opinião, ou então a avaliação de um especialista (neuropediatra, fonoaudiólogo ou ortopedista, dependendo do tipo de atraso).

Pode até ser que esteja tudo normal e que a criança supere rapidamente o atraso, ou pode ser que uma terapia curta já seja suficiente para resolver o problema. Mesmo que realmente não seja nada, você vai estar tranquila de que está fazendo tudo o que pode para que seu filho tenha a melhor assistência e o melhor desenvolvimento possíveis.
 
 
Se você gostou do artigo compartilhe com os seus colegas clicando aqui:
Quer saber mais? Clique aqui Psicomotricidade e saiba como nosso curso de extensão on-line aborda este assunto e muito mais.
O curso traz inúmeras atividades práticas que você poderá desenvolver com seu filho e aluno!
Acesse e confira!    PSICOMOTRICIDADE
Dúvidas? Entre em contato: (43) 99644-5284

Continue lendo

Será que o PEI funciona mesmo?

O Plano de Ensino Individualizado (PEI) é, sem dúvida, uma ferramenta essencial para garantir uma educação inclusiva de qualidade. Por […]

Projeto: Arte na Garagem

O Prêmio Inclusão em Neuroeducação Brasil 2024, promovido pela Rhema Neuroeducação, reconhece e premia iniciativas que promovem inclusão social por […]