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Quais os três tipos de consciência fonológica?

Olá, professores!

Todos os assuntos relacionados à educação esbarram em abordagens inevitáveis para o desenvolvimento de algumas habilidades e competências. Dessa forma, falar sobre a consciência fonológica torna-se fundamental para que especialistas e outros profissionais tenham algumas concepções alinhadas aos estudos que tratam dessa temática.

Antes de tudo, é importante explicar que a consciência fonológica apresenta-se em três tipos; e que cada um deles tem uma função determinada no processo cognitivo da criança, são eles: consciência sintática, consciência silábica e consciência fonêmica. Afinal, o que cada um significa?

No entanto, é preciso relembrar um pouco sobre a consciência fonológica para que se possa partir para os tipos que pertencem a ela. Assim sendo, parte da capacidade cognitiva adquirida pelo pequeno começa a se desenvolver na consciência fonológica, sobretudo no que se refere à alfabetização e linguagem.

O que é consciência fonológica?

Primeiramente, a consciência fonológica pode ser definida como um conjunto que compreende habilidades cuja abrangência é bastante variada. Ou seja, ela está presente desde o momento em que o aluno desenvolve a percepção global do tamanho da palavra e de semelhanças fonológicas entre elas até a capacidade de segmentar e manipular sílabas e fonemas (BRYANT & BRADLEY, 1985 citado por LOPES, 2004).

Em outras palavras, a consciência fonológica estabelece que uma pessoa adquira a percepção de que a sua pronúncia pode ser segmentada; e não palavras soltas de forma deliberada. Com isso, tomemos o exemplo de uma criança em idade escolar, mais precisamente de alfabetização. Nesse sentido, o pequeno tem a habilidade de  segmentar a fala por meio da manipulação desenvolvida por ele. De acordo com Capovilla (2000 citado por LOPES, 2004), essa consciência vai se desenvolvendo à medida que a criança ganha mais discernimento do sistema sonoro da língua presente em sua vida.

Consequentemente, essas percepções dão espaço também às consciências sintática, silábica e fonêmica como parte de um processo fonológico da linguagem; e que contribuem de maneira considerável para o desenvolvimento verbal da criança. Portanto, vejam as principais contribuições delas a seguir.

O que é consciência sintática?

A princípio, a consciência sintática tem um papel de extrema importância no processo de leitura, pois ela auxilia o aluno a ler palavras que ele não consegue decodificar em decorrência da dificuldade de identificar a estrutura grafofonêmica. Segundo Bowey (1986, citado por CAPOVILLA, CAPOVILLA & SOARES, 2004), a consciência sintática é responsável por permitir o uso de pistas gramaticais para a compreensão de frases e textos. Inclusive, a consciência sintática também contribui para que o pequeno reconheça palavras.

O que é consciência silábica?

Antecipadamente, é possível afirmar que esse tipo de consciência é caracterizada pela facilidade do aluno em relação à percepção adquirida na manipulação silábica, sobretudo na formação de novas palavras para o vocabulário da criança. Ademais, o que favorece essa habilidade é o fato de o pequeno passar a ter a consciência de que as sílabas são compostas por sons e que estes possibilitam o desenvolvimento do aluno durante o processo de aquisição da leitura.

O que é consciência fonêmica?

A consciência fonêmica, por sua vez, pode ser definida como o momento em que a criança passa a ter a percepção da existência dos fonemas. Com isso, o pequeno começa a ter a capacidade de manipular, segmentar, misturar e detectar sons isolados que pertencem a uma determinada palavra. Curiosamente, é importante salientar que o aluno que não desenvolve a consciência fonêmica tende a apresentar problemas para aprender fonética e decodificação (Apraxia Brasil, 2018). Por fim, vale ressaltar que a manipulação e a segmentação de fonemas constituem-se como uma das principais habilidades presentes na consciência fonêmica.

Referências:

A DIFERENÇA entre consciência fonológica, consciência fonêmica e fonética. Apraxia Brasil, nov. 2018.

CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; CAPOVILLA, Fernando César; SOARES, Joceli Vergínia Toledo. Consciência sintática no ensino fundamental: correlações com consciência fonológica, vocabulário, leitura e escrita. Psico USF, Itatiba, v. 9, n. 1, jun. 2004.

LOPES, Flávia. O desenvolvimento da consciência fonológica e sua importância para o processo de alfabetização. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 8, n. 2, dez. 2004.

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