Acessibilidade:

Autismo: Depois do Diagnóstico o que deve ser Feito?

Sabemos que o primeiro passo para a descoberta se uma criança possui ou não o TEA é um diagnóstico bem feito por profissionais qualificados na área.

Mas aí os pais e professores nos perguntam:

Depois do diagnóstico o que deve ser feito?

 A intervenção!

É através desse trabalho que existe a possibilidade de estimular as diferentes competências e habilidades do aluno com TEA: habilidades psicológicas, intelectuais, motoras sociais, de comunicação e de linguagem melhorando a qualidade de vida destes alunos.

Existem muitas intervenções e elas são realizadas de acordo com cada profissional, e também direcionada a cada aluno, pois cada um tem uma necessidade específica.

E ás vezes os pais e professores também nos perguntam:

Qual a melhor terapia para o tratamento?

E aí nós sempre respondemos: – Aquela que a criança melhor se adapta. Quem define a melhor abordagem terapêutica é a própria criança, pelo seu nível de adaptabilidade e resposta em seu desenvolvimento.

Mas entre as perspectivas terapêuticas existem a Análise do Comportamento Aplicada (ABA), fonoaudiologia, fisioterapia, terapia medicamentosa, terapia ocupacional.

Análise do Comportamento Aplicada

É uma linha teórica da Psicologia, que trabalha de uma forma diferente, com comportamentos que podem ser observados e modificados. Por exemplo: quando uma criança bate na outra devemos observar quais os motivos, horários, situações, quem são as crianças que ela mais bate, qual a reação das outras crianças, dos adultos, professores, enfim, uma série de observações que podem ajudar na avaliação da mudança do comportamento da criança, ou seja, a análise das variáveis.

Ela auxilia nos comportamentos positivos, na interação do autista com outras pessoas, ampliando a motivação para a aprendizagem.

São várias as pesquisas e estudos que embasam esta prática, por isto cada dia mais ela vem sendo utilizada pelos profissionais da área principalmente no tratamento do aluno com TEA.

Terapia Ocupacional

Esta terapia é aplicada para a parte motora da criança com TEA, habilitando-a a executar atividades básicas de vida diária como: comer, vestir, pintar, o que desenvolve o desenvolvimento da autonomia.

Terapia Farmacológica

Precisa caminhar junto com as outras terapias e somente os profissionais habilitados podem medicar. Geralmente o objetivo dela é ajudar a controlar os comportamentos agressivos. 

Terapia de Fala

Esta terapia trabalha a capacidade da criança autista interagir com as outras pessoas por meio do aperfeiçoamento da linguagem verbal (fala). O profissional especializado para este trabalho é o fonoaudiólogo que geralmente, para que seu trabalho gere sucesso vai depender do trabalho em equipe com os demais profissionais e familiares.

Nesta terapia trabalha-se muito com gestos, sinais, programas de comunicação de imagens para o desenvolvimento de uma comunicação mais efetiva.

Terapia Fisioterapêutica

Bem parecida com a Ocupacional, mas também auxilia a lidar com os aspectos sensoriais em relação à percepção do corpo e do espaço, trabalhando equilíbrio como: sentar, coordenar, andar, correr.

Todos esses conjuntos de terapias só será eficaz se a família e os demais profissionais estiverem bem integrados no desenvolvimento da criança.

Você, educador, familiar, terapeuta e médico conheça nossa Capacitação 100% on-line, e obtenha o conhecimento de identificação, intervenção, métodos e estratégias para estimular e desenvolver o seu pequeno com Transtorno do Espectro Autista!

Tem alguma dúvida entre em contato pelo whatsapp

CLIQUE AQUI e saiba mais.

Até breve.

Continue lendo

CONHEÇA ALGUMAS FORMAS PARA LIDAR COM CRIANÇAS OU ADOLESCENTES COM TDAH

Olá, Separamos algumas dicas sobre como lidar com crianças ou adolescentes que apresentam TDAH… Boa leitura!    1. Reduzir os […]

Você sabe Diagnosticar um Transtorno Psicomotor na Criança?

Ao falar de Psicomotricidade e Transtorno Psicomotor, falamos da construção do corpo nas três dimensões: motor, emocional e cognitiva. Olá, […]

Quem pode fazer Pós em Educação Infantil?

Antes de tudo, a abordagem no campo educacional tem conquistado muitos profissionais que atuam não necessariamente em sala de aula, […]

CONHEÇA ALGUMAS FORMAS PARA LIDAR COM CRIANÇAS OU ADOLESCENTES COM TDAH
Olá, Separamos algumas dicas sobre como lidar com crianças ou adolescentes que apresentam TDAH... Boa leitura!    1. Reduzir os atrasos de tempo e comunicar o tempo. Se possível, reduzir ao mínimo os tempos de espera. Usar timers, relógios, controladores de tempo ou outros dispositivos que mostrem o tempo como...
Você sabe Diagnosticar um Transtorno Psicomotor na Criança?

Ao falar de Psicomotricidade e Transtorno Psicomotor, falamos da construção do corpo nas três dimensões: motor, emocional e cognitiva. Olá, […]

Quem pode fazer Pós em Educação Infantil?

Antes de tudo, a abordagem no campo educacional tem conquistado muitos profissionais que atuam não necessariamente em sala de aula, […]