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Tipos de Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem

Geralmente percebido por professores e familiares ainda na primeira infância, o Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL) acontece quando a criança apresenta dificuldades significativas para compreender, organizar ou expressar a linguagem oral.

Desse modo, essas dificuldades vão além do que seria esperado para a idade e podem impactar o modo como a criança se comunica e interage no dia a dia. Sendo assim, neste artigo, vamos conhecer os principais tipos de alterações que envolvem o TDL e entender como eles afetam o desenvolvimento comunicativo das crianças.

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O que é o Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem?

O TDL pode estar associado a múltiplos fatores — genéticos, neurobiológicos, ambientais ou relacionados à maturação da linguagem — e se manifesta por meio de:

  • Troca ou distorção de sons na fala (fala pouco clara);
  • Dificuldade para elaborar frases e organizar ideias;
  • Dificuldade para narrar histórias ou relatar acontecimentos;
  • Vocabulário reduzido;
  • Dificuldades na memória verbal, entre outros sinais.

Portanto, esses desafios podem afetar áreas importantes, como leitura e escrita, impactando o processo de alfabetização e interferindo na participação escolar e social da criança.

Quais são os tipos de alterações dentro do TDL?

De forma geral, as manifestações mais conhecidas do Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem incluem por exemplo:

  • Disfemia;
  • Transtorno Fonológico (antiga Dislalia);
  • Apraxia da Fala;
  • Afasia.

Agora, para facilitar sua compreensão, vamos detalhar como cada alteração afeta a comunicação da criança. Além disso, entenda como cada uma dessas manifestações aparece na prática.

Disfemia

A Disfemia envolve dificuldades na fluência da fala. Ou seja, criança apresenta alterações no ritmo e na continuidade da fala, como:

  • Repetição de sons e sílabas;
  • Prolongamentos;
  • Pausas inesperadas;
  • Bloqueios ao iniciar palavras.

Logo, esses sinais podem variar de intensidade e, em muitos casos, são influenciados por fatores emocionais. É comum que algumas crianças apresentem episódios de disfemia até os cinco anos, desaparecendo conforme amadurecem linguística e emocionalmente.

Transtorno Fonológico (antiga Dislalia)

A alteração dos sons da fala, antes conhecida como Dislalia, ocorre quando a criança apresenta dificuldade para produzir corretamente determinados fonemas. Mas, hoje, a fonoaudiologia utiliza o termo Transtorno Fonológico para descrever esse quadro.

Nesse transtorno, podem aparecer por exemplo:

  • Trocas de sons (“cacholo” por “cachorro”);
  • Omissões (“suva” no lugar de “chuva”);
  • Distorções;
  • Inserções de sons.

Essas dificuldades prejudicam a clareza da fala e podem afetar tanto a comunicação quanto o desenvolvimento escolar da criança, sobretudo nas etapas iniciais da alfabetização.

Apraxia da Fala

A Apraxia da fala é uma condição neurobiológica caracterizada pela dificuldade em planejar e executar os movimentos necessários para produzir fala. Ou seja, mesmo quando a força muscular está adequada e a criança sabe o som que deseja emitir, ela pode não conseguir realizar o movimento com precisão.

Portanto, as consequências comuns incluem:

  • Dificuldade para coordenar lábios, língua e mandíbula;
  • Produção inconsistente de sons;
  • Fala pouco inteligível;
  • Esforço visível para tentar se comunicar.

Sendo assim, a Apraxia da fala pode, em alguns casos, limitar significativamente a produção verbal da criança.

Afasia

A Afasia envolve comprometimentos na capacidade de compreender ou produzir linguagem, podendo afetar por exemplo:

  • Fala;
  • Escrita;
  • Compreensão verbal;
  • Organização linguística.

A Afasia pode surgir de forma súbita (como após um traumatismo craniano) ou de forma progressiva, dependendo da causa. Logo, em crianças, também pode aparecer após eventos neurológicos específicos.

Conclusão

Compreender o Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL) e suas diferentes manifestações — como a Disfemia, o Transtorno Fonológico, a Apraxia da Fala e a Afasia — é essencial para que professores, familiares e profissionais consigam identificar sinais precocemente e apoiar o desenvolvimento comunicativo das crianças.

Dessa forma, quando a linguagem não se organiza como esperado, a criança encontra barreiras para se expressar, participar de interações sociais, avançar na alfabetização e construir autonomia no ambiente escolar. Por isso, observar, documentar, adaptar práticas pedagógicas e buscar acompanhamento especializado são passos fundamentais.

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