Problemas de aprendizagem e baixo rendimento escolar – Qual a relação?
Em primeiro lugar, vocês saberiam explicar a relação entre os problemas de aprendizagem e o baixo rendimento escolar? Antecipadamente, podemos afirmar que eles são mais sérios do que se imagina. Inclusive, muitos casos são colocados de forma equivocada em um mesmo bojo como se fossem causados pelo mesmo motivo.
No entanto, existe a necessidade de promover uma investigação com o objetivo de identificar o que está por trás desses problemas de aprendizagem e o rendimento escolar aquém do esperado. Primeiramente, algumas informações são necessárias para que alguns conceitos sejam revistos.
O que são problemas de aprendizagem?
À primeira vista, os problemas de aprendizagem são transtornos que afetam determinadas habilidades cujos resultados podem ser percebidos em algum momento da escolarização, sobretudo na alfabetização. Com efeito, os alunos apresentam desempenho que geram preocupação tanto em pais quanto professores. Afinal, algo precisa ser feito para solucionar essa situação.
Qual a relação existente entre os problemas de aprendizagem e o baixo rendimento escolar?
Quando uma criança convive com algum problema de aprendizagem, o baixo rendimento é um dos pontos mais fortes a ser observado. Em outras palavras, o transtorno interfere em uma – ou mais – habilidade que está fortemente relacionada com o desempenho de leitura, escrita, capacidade com números e outros.
Inclusive, as habilidades cognitivas são importantes para o processo de escolarização do aluno. Essas habilidades são as seguintes: processamento visual, processamento auditivo, memória de trabalho, memória de longo prazo, atenção, lógica e razão; e velocidade de processamento da informação.
Dessa forma, identificar qual é o problema de aprendizagem que o aluno tem é a melhor alternativa para propor a intervenção necessária para o uso de técnicas que visem ao desenvolvimento do pequeno. No entanto, os professores podem não encontrar facilidade para realizar essa abordagem, que fica a cargo de neuropsicopedagogos.
Qual a origem dos problemas de aprendizagem?
Ainda não há um consenso sobre a etiologia dos problemas de aprendizagem. Porém, é sabido que distúrbios na interligação de informações em várias regiões do cérebro pode ser a principal causa do aparecimento desses transtornos.
Além disso, pesquisas já indicaram que qualquer fator que possa alterar o desenvolvimento cerebral do feto facilita o surgimento de um quadro de transtorno de aprendizagem. Com isso, os estudos continuam para que a origem desses problemas seja cada vez mais elucidada e reforce os embasamentos científicos da área.
Como descobrir se meu aluno tem Transtorno?
Importante salientar que para haver uma classificação cuja criança possa ser inserida, alguns desses passos precisam ser analisados. Vejam a seguir quais são eles:
– O grau de comprometimento deve estar substancialmente abaixo do esperado para uma criança com a mesma idade, nível mental e de escolarização;
– O transtorno deve estar presente desde os primeiros anos de escolaridade;
– O transtorno persiste, apesar do atendimento específico adequado;
– A avaliação cognitiva afastou deficiência mental;
– Foram afastadas causas como dificuldades de percurso e/ou secundárias;
– Existem histórias de antecedentes familiares com dificuldades de aprendizagem.
Quais são os transtornos mais comuns no contexto da aprendizagem?
– Transtorno de leitura
Caracterizado pela dificuldade específica em compreender palavras escritas. Além disso, a dislexia é considerada um transtorno, pois seus sintomas geralmente afetam o desempenho acadêmico de alunos sem que ocorra outra alteração (sensorial, neurológica ou motora) que sejam responsáveis por justificar as dificuldades observadas.
– Transtorno da matemática;
Também conhecida como discalculia, ela não é associada à ausência de habilidades matemáticas básicas, tal como a contagem de números. No entanto, a relação está na forma à qual a criança associa tais habilidades com o mundo que compõe o seu contexto.
Aliás, este transtorno afeta a aquisição de conceitos matemáticos e atividades que exijam raciocínio. Importante ressaltar que a capacidade aquém do esperado para trabalhar com números não resulta de nenhuma lesão.
– Transtorno da expressão escrita
Aqui, há uma questão que afeta a ortografia e não há nenhuma outra referência a demais problemas de expressão escrita. Nesse sentido, também existe uma combinação de dificuldades na capacidade de compor textos escritos; e uma forte tendência para a ocorrência de erros de ortografia, de gramática, pontuação, etc. Disortografia e disgrafia também estão presentes.
– Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
O TDAH é caracterizado pelo padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade, por pelo menos seis meses, em um grau inconsistente com nível do desenvolvimento, com impacto negativo direto nas atividades sociais e acadêmicas ou profissionais.
Vale salientar que a definição atual de TDAH inclui uma lista de 18 sintomas relacionados ao comportamento, e que são divididos em dois conjuntos: Desatenção e Hiperatividade-Impulsividade com 9 sintomas cada um dos dois conjuntos.
Como aprofundar o conhecimento nesta abordagem?
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