Acessibilidade:

Transtornos de Aprendizagem: Livros Essenciais

Compreender os transtornos de aprendizagem é fundamental para educadores, psicólogos, fonoaudiólogos e todos os profissionais envolvidos na educação. Estes transtornos, que incluem dislexia, discalculia e outros, apresentam desafios únicos que requerem abordagens específicas e multidisciplinares. Para ajudar na compreensão e intervenção eficaz, selecionamos os melhores livros sobre transtornos de aprendizagem disponíveis atualmente.

Estes livros foram escolhidos por sua abordagem aprofundada e prática, fornecendo ferramentas essenciais para profissionais e estudantes que desejam aprimorar seu conhecimento e habilidades. Vamos explorar cada um desses recursos valiosos.

1 – Transtornos da Aprendizagem: Abordagem Neurobiológica e Multidisciplinar

https://www.amazon.com.br/Transtornos-Aprendizagem-Abordagem-Neurobiol%C3%B3gica-Multidisciplinar/dp/8582712642/ref=asc_df_8582712642/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=379728566362&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=14181200270874712364&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1031440&hvtargid=pla-813044377821&psc=1&mcid=e785bef09b3f301ca73d07f903b9b955

O livro “Transtornos da Aprendizagem: Abordagem Neurobiológica e Multidisciplinar” reúne destacados profissionais da saúde e áreas relacionadas para compartilhar seus conhecimentos sobre os fatores que interferem no aprendizado. Dividido em três partes, esta obra aborda desde as dificuldades relacionadas à escola, família e aspectos físicos do paciente, até os transtornos específicos como dislexia, discalculia, dispraxias e transtornos de memória e atenção.

Além disso, inclui novos capítulos que discutem aspectos neurobiológicos e clínicos dos transtornos do espectro do autismo. A última parte do livro analisa as repercussões de condições como epilepsia, paralisia cerebral, deficiência mental e problemas emocionais no processo de aprendizagem. Um capítulo sobre plasticidade cerebral encerra esta obra indispensável para profissionais que atuam na área da educação e saúde.

2 – Supere a Dislexia: 100 Cartas com Exercícios para Ajudar nas Dificuldades de Leitura e Escrita

“Supere a Dislexia” é uma ferramenta prática e interativa que oferece atividades voltadas para crianças e jovens com dificuldades específicas de aprendizagem, especialmente dislexia. Este livro-caixinha® contém exercícios que auxiliam na associação visual e auditiva, noções de tempo e espaço, reconhecimento e discriminação de símbolos gráficos, além de melhorar a memória e a velocidade de processamento.

Os exercícios propostos não só ajudam a desenvolver e fortalecer habilidades básicas de leitura e escrita, mas também promovem a reeducação psicopedagógica, tornando-se um recurso valioso para professores e terapeutas.

Para aprofundar ainda mais seus conhecimentos e habilidades na área da educação infantil e inclusão, recomendamos a nossa pós-graduação em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento – BNCC. Esta especialização oferece uma abordagem baseada em evidências científicas, preparando você para enfrentar os desafios educacionais com estratégias eficazes e inovadoras.

3 – Como Se Aprende? Estratégias, Estilos e Metacognição

https://www.amazon.com.br/Como-Aprende-Estrat%C3%A9gias-Estilos-Metacogni%C3%A7%C3%A3o/dp/857854031X?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&crid=2Q1QZ826140IY&dib=eyJ2IjoiMSJ9.waWPD3fhrtoSTCKP9DInYg.gIEZuhiwsBenK52Uqcnxk2s1FzM0bROSPHxn1X9D7Wg&dib_tag=se&keywords=COMO+SE+APRENDE%3F+ESTRAT%C3%89GIAS%2C+ESTILOS+E+METACOGNI%C3%87%C3%83O&qid=1729082603&s=books&sprefix=como+se+aprende+estrat%C3%A9gias+estilos+e+metacogni%C3%A7%C3%A3o%2Cstripbooks%2C199&sr=1-1&linkCode=ll1&tag=rhemaneuroedu-20&linkId=1ce2ef45f9fb4b2a37eb87783668e15d&language=pt_BR&ref_=as_li_ss_tl

Aprender não é apenas adquirir conhecimento, mas também entender como cada pessoa processa as informações. Este livro explora diferentes conceitos de aprendizagem, conectando-os à prática pedagógica. Ele apresenta instrumentos de avaliação metacognitiva que ajudam os professores a identificar os estilos de aprendizagem de seus alunos, permitindo a personalização das estratégias de ensino.

Além disso, a obra incentiva os educadores a refletirem sobre sua prática, tornando-se uma leitura essencial para quem deseja melhorar a eficácia do ensino.

4 – Estratégias de aprendizagem: Como promovê-las

https://www.amazon.com.br/Estrat%C3%A9gias-aprendizagem-promov%C3%AA-las-Evely-Boruchovitch/dp/6557130625?&linkCode=ll1&tag=rhemaneuroedu-20&linkId=0f9f442e41d00839811d484e5025d9e3&language=pt_BR&ref_=as_li_ss_tl

Este livro apresenta estratégias cognitivas e metacognitivas que podem ser ensinadas aos alunos para melhorar seu desempenho escolar. Ele traz atividades práticas e fundamentação teórica, mostrando como ajudar os estudantes a “aprender a aprender”. Ideal para educadores que desejam inovar em suas práticas pedagógicas e promover uma aprendizagem mais autônoma.

Além disso, o livro destaca a importância de conscientizar os alunos sobre as variáveis psicológicas que influenciam seu desempenho, como atenção, memória e motivação.

5 – Tópicos de Metacognição. Para Aprender e Ensinar Melhor

A metacognição é um tema central na educação moderna, pois permite que os alunos aprendam a monitorar e regular seu próprio aprendizado. Este livro oferece uma abordagem prática para professores que desejam implementar aulas reflexivas e inovadoras, com estratégias que promovam a autorregulação do aprendizado.

Além disso, a obra apresenta ferramentas que ajudam os educadores a incentivar os estudantes a se tornarem mais conscientes de seus processos de aprendizado, melhorando o desempenho acadêmico de maneira significativa.

6 – É Assim que Aprendemos: Por Que o Cérebro Funciona Melhor do Que Qualquer Máquina

Escrito por Stanislas Dehaene, este livro combina neurociência e educação para explorar como o cérebro humano aprende e se adapta. Ele aborda desde os processos básicos de aprendizado até insights sobre como melhorar o ensino em escolas e universidades.

Além disso, o autor conecta esses conceitos com o avanço da inteligência artificial, mostrando como o cérebro humano continua sendo uma máquina de aprendizado superior. Este livro é essencial para quem busca uma visão científica e prática sobre o funcionamento do aprendizado.

Conclusão

Descubra mais sobre transtornos de aprendizagem e estratégias eficazes para intervenção em nosso blog na Rhema!

Interessado em aprofundar seu conhecimento sobre educação inclusiva e transtornos de aprendizagem? Mantenha-se atento aqui no blog da Rhema! Toda semana, estaremos atualizando posts como este, destacando obras sobre temas específicos, como autismo, TDAH, dislexia e outros tópicos relacionados ao universo educacional. Portanto, acompanhe nossas postagens, tanto aqui no blog quanto em nossos perfis do Instagram e no Canal do YouTube. Até mais!

Continue lendo

VOCÊ CONHECE OS SINAIS DE ALERTA NO TEA?

Você sabe quais são os possíveis sinais que o TEA pode apresentar e que devemos estar em alerta? Para obter […]

Quais são os tipos de transtornos de linguagem?

Geralmente percebidos pelos pais ou educadores na primeira infância, os transtornos de linguagem acontecem quando as crianças possuem dificuldades para […]

Como fazer um Plano Educacional Individualizado -PEI passo a passo?

A Educação Inclusiva representa uma oportunidade de proporcionar conhecimento às crianças que precisam de uma atenção maior por parte do […]

VOCÊ CONHECE OS SINAIS DE ALERTA NO TEA?
Você sabe quais são os possíveis sinais que o TEA pode apresentar e que devemos estar em alerta? Para obter os melhores resultados no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA), o diagnóstico e intervenção precoces são absolutamente cruciais. Porém muitas vezes a escola ou a família não conseguem identificar...
Quais são os tipos de transtornos de linguagem?

Geralmente percebidos pelos pais ou educadores na primeira infância, os transtornos de linguagem acontecem quando as crianças possuem dificuldades para […]

Como fazer um Plano Educacional Individualizado -PEI passo a passo?

A Educação Inclusiva representa uma oportunidade de proporcionar conhecimento às crianças que precisam de uma atenção maior por parte do […]