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ESTRATÉGIAS DE SUPORTE PARA CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE MATEMÁTICA

Como você sabe, as dificuldades de matemática as vezes são as mais difíceis para intervir. E isto ocorre porque muitas vezes as crianças não conseguiram assimilar alguns conceitos básicos.

Os problemas na área aprendizagem da matemática pode se dar por vários motivos, como:
– Crianças com dificuldades de percepção visual ou auditiva,
– problemas de organização espacial ou temporal,
– dificuldade de memorização,

Para uma boa aprendizagem das habilidades de matemática é preciso que exista uma sequência progressiva na aprendizagem e que está ocorra num ambiente significativo, concreto e que permitam a criança a interiorizar novos conceitos.

Boa leitura!

ESTRATÉGIAS DE SUPORTE PARA CRIANÇAS QUE APRESENTAM DIFICULDADES DE MATEMÁTICA

Está difícil trabalhar com alunos com dificuldades de matemática?

As dificuldades de matemática são as mais difíceis as vezes para intervir. E isto ocorre porque muitas vezes as crianças não tiveram alguns conceitos básicos bem trabalhados.

Crianças com dificuldades de percepção visual ou auditiva, problemas de organização espacial ou temporal, dificuldade de memorização, manifestam problemas na área da matemática.

Para que haja uma boa aprendizagem nas habilidades da matemática é preciso que exista uma sequência progressiva na aprendizagem e que esta ocorra num ambiente significativo, concreto e que permitam a criança a interiorizar novos conceitos.

QUAIS OS CONCEITOS NECESSÁRIOS PARA ESTA APRENDIZAGEM?

Os conceitos como conhecer semelhanças e diferenças, classificar objetos, reconhecer, copiar, aumentar, ordenar grupos, comparar grupos deve ser bem trabalhado pois os mesmos fazem conexões com novos conhecimentos.

Outro fator significativo é de que as crianças aprendem brincando e manipulando objetos, pois desta forma elas passam do concreto simbólico para o abstrato e através das brincadeiras elas exploram o mundo e aprendem melhor os conceitos da matemática.

QUE TIPO DE ATITUDES OS PROFESSORES DEVEM PROMOVER PARA O ENSINO?

Uma atitude positiva, pois quando os alunos dizem “não gostar”, eles acabam ficando tensos, nervosos, erram muito, tem vergonha de ir ao quadro e acabam se bloqueando. E isto vai se tornando mais complicado se o professor não fizer uma intervenção imediata.

COMO AJUDAR ESTAS CRIANÇAS?

É de suma importância analisar qual é a dificuldade, de onde vem, se são nas competências pré-numéricas, correspondências, classificação e seriação, numeração, valor posicional, operações matemáticas, aprendizagem de frações, medidas, ou resolução de problemas.

QUAIS ATIVIDADES PODEM AJUDAR A DESENVOLVER ESTAS COMPETÊNCIAS?

  • Podemos propor atividades assim: aqui tem três lápis, dê para três crianças. Aqui tem cinco canetas, para quantas crianças você deve dar para não ficar com nenhuma? (Desenvolve a correspondência).
  • Os estudantes podem utilizar cartões de plantas, brinquedos, comidas, pessoas para fazer classificações (Desenvolve a classificação).
  • Entregue a criança, lápis de diferentes tamanhos e peça para ela colocar em ordem em cima da mesa do maior para o menor, do menor para o maior (Desenvolve a seriação).
  • Colocar grupos de objetos atrás de um livro, ao tirar o livro, pedir para a criança dizer quantos objetos existem atrás dele, sem contá-los (Desenvolve conceito numérico).

E PARA ENSINAR TABUADA? QUAIS ESTRATÉGIAS POSSO TER?

  • A tabuada do 1 todos sabem.
  • Já a tabuada do 2, ensine que equivale a somar duas vezes o número.
  • A tabuada do 9 pode ser facilmente aprendida pela sua proximidade ao 10.
  • A tabuada do 10 é só aumentar um zero ao multiplicador.
  • Repetir as tabuadas mais complicadas várias vezes.
  • Escrevê-las várias vezes.
  • Desenhá-las, pintá-las.
  • Cantá-las.

E QUAIS ORIENTAÇÕES PODEMOS DEIXAR PARA OS PAIS DAS CRIANÇAS COM DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM?

A família deve funcionar como apoio, proteção e estabilização, ou então ela pode potencializar as dificuldades da criança.

A criança precisa sentir- se querida e amada, pois assim vai construindo sua autoestima e sabendo que ela tem pontos fracos mas também pontos fortes quando valorizamos e apoiamos.

Ela vai construindo uma imagem positiva de si mesma.

A família deve motivar a criança ao máximo nas suas potencialidades. Deve-se evitar que a relação com a criança esteja centrada ao redor das discriminações, castigos e críticas.

Os pais precisam ser firmes, mas amorosos e precisam também conhecer os resultados de suas ações negativas frente as crianças com dificuldades na aprendizagem.

Deve-se evitar as palavras: você não consegue, você não dá conta, você tem dificuldades.

Substituir estas palavras por: vamos eu sei que você pode, eu confio em você, tente mais uma vez.

As palavras positivas geram afirmação positiva na criança, as palavras negativas afirmações negativas.

A família deve compreender sobre a dificuldade que a criança apresenta, pois assim é mais fácil para ajuda-lá.

Não é fácil às vezes, entretanto se tivermos persistência chegaremos ao resultado.

Por isto quanto mais pais e professores buscarem conhecimento sobre o assunto, mais fácil será este processo.

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Até breve.

Grupo Rhema Educação

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