Como trabalhar a psicomotricidade do aluno TEA de forma leve, lúdica e divertida?
Olá Professor! Seja muito bem vindo ao nosso blog! Hoje daremos a vocês dicas super práticas para trabalhar a psicomotricidade do aluno TEA. Vamos lá?
Professor, a psicomotricidade é a integração das funções motora e psíquica em relação à maturação do sistema nervoso. Ela envolve tanto o movimento do corpo como a inteligência e o afeto. Não é novidade para vocês que alunos autistas têm dificuldades com a coordenação motora, por isso praticar para desenvolver esta habilidade é muito importante, e se ainda for com uma atividade divertida é melhor ainda, não é?
Sugestões de atividades:
Brincadeiras lúdicas sempre ajudam no desenvolvimento das crianças em geral, e com o aluno TEA não é diferente:
- Amarelinha é uma brincadeira que desenvolve
os movimentos e também o raciocínio lógico da criança, além de ser muito
divertida!
- Batata-quente é outra ótima sugestão de
atividade que desenvolve os movimentos, e ela ainda pode ser realizada em pé ou
sentada.
Brincadeiras que busquem estimular a curiosidade e a criatividade do aluno são muito úteis para ajudar em seu desenvolvimento:
- Tintas dançantes é uma atividade muito
divertida de ser fazer com os alunos, pois eles ficam curiosos e divertidos com
as misturas de cores.
- É hora de preparar tinta, papel, canetinhas,
lápis de colorir, giz de cera, revista, cola e tesoura. Um tempo para exercitar
a criação livre ajuda a desenvolver a criatividade e diminuir o estresse.
Diversos jogos podem ser usados para desenvolver as habilidades motoras e de raciocínio das crianças, e aquelas com cores suaves são as mais indicadas para as crianças com TEA:
- Tampinhas coloridas é uma brincadeira que
pode ser muito divertida, além de ajudar a desenvolver o aluno TEA a percepção
de tamanho, formas, texturas, semelhanças e diferenças, etc.
- Jogos de tabuleiro também podem ser
utilizados para desenvolver a flexibilidade no aluno TEA, além de garantir a
participação física na atividade.
A busca por desenvolver a sociabilidade das crianças autistas também pode contar como aliada algumas brincadeiras, a exemplo:
- Brincar com fantoches, exagerando nos gestos
e expressões estimulam a empatia em criança TEA.
- Contação de histórias e brincar de faz de
conta são outras atividades que visam a desenvolver a sociabilidade da criança,
pois promove a interação entre crianças e professores.
Lembrando, professor, que é muito importante conhecer as características de seus alunos antes de desenvolver uma atividade, pois como sabemos crianças TEA podem apresentar hipersensibilidade, hiposensibilidade ou sensibilidade alternada em todos os sentidos, e que, inclusive, podem variar em questão de dias ou meses.
Por isso professor, depois de conhecer as características de seu aluno e definir as melhores atividades a realizar com ele, pode ser muito divertido ajudá-lo a se desenvolver e ter um melhor domínio sobre as habilidades motoras. Com brincadeiras simples e descomplicadas o processo de aprendizagem fica mais fácil e leve para a criança TEA, além de que, com as brincadeiras lúdicas os pequenos desenvolvem várias áreas ao mesmo tempo, como a motora, a psíquica e a emocional. Conheça muito mais estratégias e dicas com nosso curso de capacitação curso de capacitação on-line que permite a ampla discussão, prática e estratégia de todos os pontos levantados nesse conteúdo. Conheça mais clicando aqui.
Existe uma maneira de aprofundar o conhecimento no tema?
Conhecer com profundidade as áreas desenvolvidas na neuropsicomotricidade é fundamental para quem deseja trabalhar com base evidências científicas, como a neurociência, a psicomotricidade e outras abordagens. Assim sendo, escolher um caminho que te faça entender mais do assunto é um passo muito importante.
Para isso, o curso de Pós-graduação em Neuropsicomotricidade, do Grupo Rhema Educação, é uma especialização diferenciada. Os alunos têm muito a aproveitar por meio de aulas online e ao vivo, materiais atualizados e professores experientes.
Ficou interessado? Fale com um consultor.