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COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA: MÉTODOS E ESTRATÉGIAS PARA OS SEUS ALUNOS

Olá professor, tudo bem?

Você precisa saber mais sobre as estratégias da comunicação alternativa?

Em educação especial, a expressão comunicação alternativa  e/ou suplementar vem sendo utilizada para designar um conjunto de procedimentos técnicos e metodológicos direcionado a pessoas acometidas pela falta da fala e da escrita.

Encontramos alguns alunos que são extremamente inteligentes, possuem boa compreensão, porém não conseguem articular ou produzir fala. Com base na política de inclusão:

“E se propiciássemos a essas pessoas alguns recursos que lhes dessem condições de se fazerem entender e criássemos ambientes totalmente adaptados? Quais seriam as estratégias para que isso acontecesse?”

Por isto hoje em nosso Blog você professor, vai conferir um conteúdo que traz a essência da comunicação alternativa e seus métodos com baixa ou alta tecnologia.

Por que o básico nós já sabemos, é preciso muito conhecimento e amor para ser um EDUCADOR ESPECIAL.

Vamos ler?

COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA: MÉTODOS E ESTRATÉGIAS PARA OS SEUS ALUNOS

A área da tecnologia assistiva especifica-se ao que se destina à ampliação de habilidades de comunicação é nominada de Comunicação Alternativa (CA). Já a comunicao alternativa  destina-se a pessoas sem escrita funcional, sem fala ou não verbal ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever.

O que define a CA  e o que pode acontecer sem nenhum tipo de auxílio externos e, neste caso, somente a expressão do indivíduo, a partir de outros canais de comunicação diferentes da fala: gestos, sons, expressões faciais e corporais podem ser utilizados e identificados socialmente para manifestar desejos, necessidades, opiniões, posicionamentos, tais como: sim, não, olá, tchau, banheiro, estou bem, sinto dor, quero (determinada coisa para a qual estou apontando), estou com fome e outros conteúdos de comunicação necessários no cotidiano.

Em educação especial, a expressão comunicação alternativa e/ou suplementar vem sendo utilizada para designar um conjunto de procedimentos técnicos e metodológicos direcionado a pessoas acometidas por alguma doença, deficiência, ou alguma outra situação momentânea que impede a comunicação com as demais pessoas por meio dos recursos usualmente utilizados, mais especificamente a fala.

Encontramos alguns alunos que são extremamente inteligentes, possuem boa compreensão, porém não conseguem articular ou produzir fala. Geralmente, essas dificuldades são conceituadas como “problemas de fala” e interpretadas como algo que é próprio ou inerente àquela pessoa.

Com base na política de inclusão, surgem dois questionamentos: “e se propiciássemos a essas pessoas alguns recursos que lhes dessem condições de se fazerem entender?”; “e se criássemos adaptações no meio ambiente escolar e social para promover a interação e os processos de comunicação?”.

Essas questões têm sido debatidas em vários países, tais como Dinamarca, EUA, Canadá e Brasil, que têm desenvolvido sistemas alternativos para comunicação.

Recursos para a comunicação alternativa

Com o objetivo de ampliar ainda mais o repertório comunicativo que envolve habilidades de expressão e compreensão, são organizados e construídos auxílios externos como cartões de comunicação, pranchas de comunicação, pranchas alfabéticas e de palavras, vocalizadores ou o próprio computador que, por meio de software específico, pode tornar-se uma ferramenta poderosa de voz e comunicação.

Os recursos de comunicação de cada pessoa são construídos de forma totalmente personalizada e levam em consideração várias características que atendem às necessidades deste usuário.

As habilidades físicas do usuário: acuidade visual e auditiva; habilidades perceptivas; fatores de fadiga; habilidades motoras tais como: preensão manual, flexão e extensão de membros superiores, habilidade para virar páginas;

As habilidades cognitivas: compreensão, expressão, nível de escolaridade, fase de alfabetização;

O local onde o sistema será utilizado: casa, escola, comunidade;

Com quem o sistema será utilizado: pais, professores, amigos, comunidade em geral;

Com qual objetivo o sistema será utilizado: ensino em sala de aula, comunicação entre amigos. Dessa forma, é importantíssimo fazer um levantamento das habilidades já existentes e do potencial do aluno, uma vez que o recurso alternativo de comunicação dará possibilidade ao professor de trabalhar aspectos da compreensão e expressão da linguagem do aluno.

Tendo em mãos os dados dessa avaliação, é possível preparar o recurso a ser utilizado, ou seja, qual será a forma desse recurso, por exemplo, se ele deverá conter um vocabulário específico para a sala de aula ou para outra situação, se haverá um vocabulário básico com figuras acoplado com letras, ou mesmo com objetos. Para ilustrar o uso prático dos conceitos aqui discutidos, apresentamos o banco de ideias sobre recursos para comunicação alternativa.

O que é o PCS?

Um dos sistemas simbólicos mais difundidos e utilizados em todo o mundo é o PCS – Picture Communication Symbols, criado em 1980 pela fonoaudióloga estadunidense Roxanna Mayer Johnson e possui mais de 11.500 símbolos que foram originalmente desenhados para criar rápida e economicamente, recursos de comunicação consistentes e com acabamento profissional.

No Brasil o PCS foi traduzido como Símbolos de Comunicação Pictórica. O sistema PCS possui como características: desenhos simples e claros, fácil reconhecimento, adequados para usuários de qualquer idade, facilmente combináveis com outras figuras e fotos para a criação de recursos de comunicação individualizados. São extremamente úteis para criação de atividades educacionais.

O sistema de símbolos PCS está disponível no Brasil por meio dos softwares Boardmaker e Boardmaker com Speaking Dynamically Pro.

E preciso definir o sistema de comunicação alternativa

Pensando então em utilizar, desenvolver ou criar meios alternativos para comunicação, devemos optar por aquele que ofereça as condições desejáveis para o aluno. Para esse delineamento, devemos estabelecer quais os tipos de comunicação iremos usar:

  • Sistema utilizará objetos concretos? Ele será composto por fotografias, figuras ou desenhos?
  • Terá como base um sistema de símbolos gráficos (pictográficos, ideográficos ou aleatórios)?
  • Sistema será combinado?
  • Será feito uso da ortografia?
  • Sistema será composto por sistemas gestuais?
  • Tecnologia assistida?

O que é símbolos gráficos?

Para a confecção de recursos de comunicação alternativa como cartões de comunicação e pranchas de comunicação são utilizados os sistemas de símbolos gráficos, que são uma coleção de imagens gráficas que apresentam características comuns entre si e foram criados para responder a diferentes exigências ou necessidades dos usuários.

Existem diferentes sistemas simbólicos, sendo os mais importantes: PCS, Blissymbols, Rebus, PIC e Picsyms.

Exemplos:

Estímulos e estratégias utilizados nos recursos para comunicação alternativa:

·         Objeto concreto e sua representação;

·         Miniaturas;

·         Símbolos gráficos;

·         Figura temática;

·         Fotos e figuras de atividade sequencial;

·         Símbolos gráficos com fundo diferente;

·         Misto;

·         Gestos;

·         Expressões faciais.

A comunicação é essencial para todos os seres humanos, dessa forma, a comunicação é considerada alternativa quando o indivíduo não apresenta outra forma de comunicação e, considerada ampliada quando o indivíduo possui alguma forma de comunicação, mas essa não é suficiente para manter elos comunicativos e estabelecer trocas sociais. Vários são os sistemas de CA disponíveis no mercado.

Os profissionais da educação e saúde podem optar por recursos de baixa tecnologia ou recursos de alta tecnologia. Independente destes recursos serem de baixa ou alta tecnologia, os professores precisam trabalhar sempre com muita paciência, dedicação e amor. E pensando neste contexto, o Grupo Rhema Educação esta lançando sua nova capacitação on-line em EDUCAÇÃO ESPECIAL com ênfase em tecnologias assistivas e comunicação alternativa, cheia de conteúdos práticos e de alto conhecimento. Acesse agora clicando aqui e adquira o seu.

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