Acessibilidade:

Como o professor pode realizar a autogestão das emoções?

O final do ano chega com a percepção de que o período letivo foi desafiador. Há diversos aspectos que influenciam esse sentimento. Primeiramente, 2022 marcou a retomada integral do ensino presencial; logo, educadores e alunos precisaram se readaptar ao convívio diário.

Nesse sentido, a autogestão das emoções dos professores é necessária, pois as exigências do dia a dia obrigam os profissionais a saber lidar com as diferenças, além de ajudá-los a mediar conflitos. De qualquer forma, quando os educadores adquirem essa capacidade, eles conseguem passar por esses desafios de maneira mais eficiente.

No entanto, como conquistar esse domínio e ser uma referência para seus colegas de trabalho e até mesmos para os alunos? É sobre essa habilidade que você vai ler no artigo de hoje.

Qual o primeiro passo que o professor deve tomar para a autogestão das emoções?

Em primeiro lugar, o educador precisa alcançar a resiliência para administrar o seu aspecto emocional diante das dificuldades surgidas em sala de aula. Afinal, problemas fazem parte do percurso e é necessário estar pronto para conseguir driblá-los com sabedoria e maturidade.

Além disso, a coordenação pedagógica pode fornecer um apoio incrível para os educadores por meio de reuniões periódicas que procurem não cobrar por resultados, mas a saber como está o profissional. A humanização das relações é algo que deve se fazer presente durante todo o ano letivo, pois é totalmente necessário.

Como lidar com as emoções negativas?

Uma das maneiras mais eficientes e inteligentes é por meio da transformação, no sentido de saber enfrentar as situações e buscar soluções que possam realmente resolvê-las com sucesso. Nesse sentido, dominar as emoções é um passo importante, principalmente no fato de aprender a controlar as respostas que esse contexto pode gerar.

Portanto, vale ressaltar que a autogestão das emoções tem benefícios muito bons nesse processo de lidar com as emoções negativas. Com isso, o aspecto emocional controlado pode facilitar a aprendizagem.

Por que é importante conhecer os próprios limites?

Por mais óbvio que pareça, o reconhecimento do que você pode fazer agora e do que está distante da sua realidade é primordial para que se respeite o seu próprio tempo. Dessa forma, quando um professor sabe até onde alcançar e\ou se envolver mostra a ele como os limites devem ser considerados.

Isso tem muita ligação com a autogestão das emoções, pelo fato da pessoa lidar com os desafios do cotidiano profissional e mantendo o controle do aspecto emocional, elemento tão valioso para quem atua na educação. Assim sendo, saber agir dentro do seu tempo é uma coisa valiosa, principalmente quando você desempenha as suas funções com maestria.

Evitar grandes cobranças ajuda a manter a autogestão das emoções?

É muito comum que nessa fase do ano as cobranças comecem a surgir como se o que tivesse ficado para trás pudesse ser resolvido. Na verdade, todos nós sabemos que não pode. Então, não caia na armadilha de se anular como profissional.

Respire fundo e procure observar o que causou a falha anterior e como se superá-la. No entanto, é preciso ficar de olho para que isso não seja um gatilho para prejudicar o seu controle emocional.

Um exemplo claro disso é o fato de muitos professores terem passado a questionar a própria capacidade de lecionar por não saberem dominar as ferramentas tecnológicas – que se fortaleceram durante a pandemia e o ensino remoto. Com isso, educadores com bagagem cultural e profissional ficaram temerosos com a possibilidade de não conseguirem lidar com esses passos iniciais da transformação digital no ambiente pedagógico.

Os grupos de apoio podem auxiliar na autogestão das emoções?

Sim, o cotidiano de uma escola é muito corrido e muitas vezes agimos no automático. É fundamental que a instituição pense na humanização de sua equipe. Dessa maneira, uma das formas de possibilitar essa abordagem é através de projetos que valorizem o capital humano.

Em outras palavras, a direção, a coordenação pedagógica e o corpo docente podem se unir em um grupo de apoio que vise a separar um dia para que sejam trabalhados os aspectos individuais e coletivos de todos. Além disso, vale ressaltar que essa ação também colabora com a autogestão das emoções a partir do momento em que a escuta e a troca de experiência são evidenciadas nesses grupos.

Como potencializar todas essas capacidades?

O caminho para alinhar as capacidades citadas anteriormente não é fácil, pois requer o passo inicial em busca da autogestão das emoções. Assim, procure estabelecer metas que sejam possíveis de serem alcançadas e sempre valorizando os seus limites, a sua inteligência emocional e o seu controle diante das situações.

Existe alguma forma de se aprofundar nesse tema?

Sim. A aquisição do conhecimento é um caminho muito interessante, pois as etapas são mais importantes que o destino final. Por meio dos tópicos estudados, os profissionais podem se aprimorar por meio de evidências científicas e muitas práticas.

Para isso, o curso de Pós-graduação em Coaching Educacional, do Grupo Rhema Educação, é uma especialização diferenciada. Os alunos têm muito a aproveitar por meio de aulas online e ao vivo, materiais atualizados e professores experientes.

Ficou interessado? Fale com um consultor.

Continue lendo

Música ajuda crianças no desenvolvimento da linguagem

Os benefícios da música no desenvolvimento da linguagem têm comprovação científica. Um estudo realizado na China apontou que aulas de […]

21/03 é o Dia Internacional da Síndrome Down

Olá, Hoje dia 21/03 é o Dia Internacional da Síndrome Down. Muitas são as dúvidas e os questionamentos sobre as […]

O USO DE MEDICAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR

 HAZAMA, Mônica Kazuko[1] RESUMO Hoje em dia, devido à obrigatoriedade, existe um grande número de crianças frequentando a escola, contudo […]

Música ajuda crianças no desenvolvimento da linguagem
Os benefícios da música no desenvolvimento da linguagem têm comprovação científica. Um estudo realizado na China apontou que aulas de música fazem a diferença na hora de os pequenos processarem diferentes sons, inclusive da fala. Muitos estudos já garantiram que a música pode ser uma grande aliada na alfabetização, mas ainda não...
21/03 é o Dia Internacional da Síndrome Down

Olá, Hoje dia 21/03 é o Dia Internacional da Síndrome Down. Muitas são as dúvidas e os questionamentos sobre as […]

O USO DE MEDICAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR

 HAZAMA, Mônica Kazuko[1] RESUMO Hoje em dia, devido à obrigatoriedade, existe um grande número de crianças frequentando a escola, contudo […]