Acessibilidade:

CANTAR E CONTAR – MUSICALIZAÇÃO E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS AS DUAS PODEROSAS FERRAMENTAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

A música está presente em nossas vidas desde muito cedo, e por isto quando iniciamos as aulas, não podemos deixar de considerar o que os alunos sabem sobre música, e incentivar a criança a mostrar o que já conhece sobre o assunto, faz com que ela sinta o ambiente favorável.

É importante frisar que a arte traz uma nova visão de mundo, além de benefícios para o resto da vida.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA MUSICALIZAÇÃO

Essa presença desenvolve conhecimentos novos, como vocabulário, socialização e autonomia. Quando em contato com a música desde cedo, os pequenos aprendem a ler e a escrever com mais facilidade.

No contexto da educação infantil, podemos observar a música em diferentes situações: para facilitar o aprendizado, nas contações de história, na hora do lanche, nas comemorações escolares, nos momentos de recreação e nas festividades que celebram datas específicas, como Páscoa, Natal, Dia dos Pais ou das Mães.

Ouvir e praticar música melhora e aumenta a capacidade de memorização, aguça a sensibilidade e a afetividade, trabalha a autoestima e a confiança.

Assim como a música pode desenvolver a aprendizagem das crianças, a contação de histórias também é uma ferramenta que precisa ser utilizada neste contexto. Podemos inclusive dizer que, as duas aliadas podem gerar resultados no desenvolvimento educacional infantil muito além do esperado.

Mas o que parece ser simples “contar histórias” para os alunos, é muito mais complexa do que aparenta (positivamente falando), por trazer inúmeros benefícios para as crianças, que ao poderem contar com essa atividade tornar-se-ão jovens e adultos muito mais críticos.

O fato é que durante as histórias contadas, as crianças interagem tanto entre si quanto com os professores e colegas. A história bem aprendida tende a ser imaginada e recontada pela criança, que desejará compartilhá-la com os pais, o que possui um importante papel de aproximação afetivo familiar.

São inúmeros os benefícios desta prática na educação Infantil, e aqui listamos alguns deles:

  • Interesse pela leitura
Além de também despertar o interesse pela leitura ainda conta com o fato de que durante tal fase da vida nós estamos desenvolvendo os nossos hábitos.
  • Estimula a imaginação e a criatividade
Durante a contação de histórias, o aluno imaginará os locais citados, os personagens e suas características como se ele estivesse presente nesse local mágico e lúdico. A criança também poderá alterar a trama conforme a sua imaginação.

·   Interpretação e capacidade crítica

As histórias comumente além de proporcionarem bons momentos de interação social também possuem mensagens que vão desde valores morais e éticos até o ensinamento de costumes locais e o estímulo direto a valorização dos mesmos.

·  Emoção, sentimentos e afetividade

Suas emoções e sentimentos também são afetados durante os momentos que as histórias estão sendo contadas, fazendo-as ficarem agitadas, felizes ou mesmo tristes durante alguns instantes – havendo um objetivo positivo para o mesmo, logicamente.

Como vimos acima, a absorção da cultura está intensamente ligada à Contação de Histórias e a Musicalização, já que muitas vezes os valores culturais de um povo estão impressos nessa prática.

Estas atividades são fundamentais para transmitirem conhecimentos e valores, sua atuação é decisiva na formação e no processo ensino-aprendizagem.

Utilizá-las em sala de aula permite que todos saiam ganhando. Tanto os alunos, que serão instigados a imaginar, aprender e criar muito mais, quanto os professores, que podem ministrar uma aula muito mais agradável e produtiva. Além de alcançar o objetivo pretendido: uma aprendizagem verdadeiramente significativa.

Pensando em unir as duas ferramentas tão importantes para a aprendizagem infantil, o Grupo Rhema Educação desenvolveu o melhor curso de MUSICALIZAÇAO E CONTAÇAO DE HISTORIAS, e o melhor 100% on-line, com conteúdo prático e muito rico. Ainda não conhece? Clique aqui agora mesmo e conheça!

Continue lendo

DISLEXIA E TEA – QUANDO ELES ESTÃO ASSOCIADOS?

Olá professor, tudo bem? Você acha possível que um mesmo indivíduo possa apresentar dislexia e algum transtorno neurológico, como espectro […]

Atividades Lúdicas que auxiliam na Psicomotricidade – A prática em sala de aula

A psicomotricidade, está ligada à coordenação motora. É durante a infância que estas habilidades são desenvolvidas. No conteúdo de hoje, apresentaremos […]

Áreas de atuação do Neuropsicomotricista

O profissional Neuropsicomotricista é aquele que trabalha com a neuropsicomotricidade, uma área que ajuda a desenvolver os vários aspectos de […]