BRINCADEIRAS MONTESSORIANAS, VOCÊ SABE QUAIS SÃO?
Sabemos como é importante para nossos pequenos desenvolver suas habilidades psicomotoras.
E você, sabe como fazer isto de forma divertida e que realmente façam a diferença na vida deles?
Boa leitura e ótima diversão.
1. Atividade de abrir e fechar – para crianças entre 1 e 2 anos
Crianças entre 1 e 2 anos de idade tem particular interesse em abrir e fechar coisas (já reparou que seu bebê vive querendo colocar a tampinha naquela garrafinha d`água que ele encontrou pela casa?). Assim, oferecer para elas bandejas que contenham diferentes caixas, potes, garrafas, bolsinhas com botões e zipers e outros objetos que possam ser abertos e fechados de alguma forma é uma simples, mas muito interessante brincadeira montessoriana. Nessa idade – 1 a 2 anos – a criança está desenvolvendo a sua coordenação motora fina e, sendo assim, esse tipo de brincadeira torna-se ainda mais interessante (mas nada impede que essa brincadeira possa ser realizada até 3 ou 4 anos, desde que aí, os desafios apresentados sejam maiores, para que a atividade continue sendo atrativa).
2. Caixa misteriosa – para crianças entre 2,5 e 4 anos
A ideia é colocar dentro de uma caixa de papelão alguns objetos simples que a criança possa identificar através do tato (que ela reconheça, que façam parte do seu cotidiano de alguma forma). Depois, deve-se fazer dois furos circulares para que a criança possa colocar os braços e tocar os objetos, um a um. Nesta brincadeira, o adulto pede para a criança encontrar determinado objeto dentro da caixa, só pelo tato, ou então, ela deverá pegar um objeto qualquer e tentar adivinhar o que é (e depois o adulto deverá questioná-la por que ela acha que é isso). Essa brincadeira é ideal de ser feita com crianças de 2,5 a 4 anos e o seu propósito é desenvolver os sentidos, principalmente o tato.
Fonte: http://www.howwemontessori.com/how-we-montessori/2015/07/five-minute-montessori-diy-mystery-box.html
3. Caminhe sobre a linha (2 a 5 anos de idade)
Desenhe sobre o chão, com uma fita adesiva, diferentes linhas: reta, em zig-zag, fazendo curvas, etc… Depois, peça que a criança ande sobre elas. Para crianças menores, a orientação é andar simplesmente colocando um pé em frente ao outro (a partir de 2 anos). Já para crianças maiores, a sugestão é pedir que andem de costas, de lado, pulem num pé só. Essa atividade ajuda a desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio.
Fonte de Inspiração: Macetes de Mãe