Acessibilidade:

A Emoção das Cores

Olá pais e professores,

Certamente seu filho ou aluno faz desenhos mirabolantes, as vezes para você literalmente “sem pé, nem cabeça”, as vezes desenhos com total significado, ou muito bem traçado.Com cores predominantes, outrora, misturadas.
E você sabia que as cores e desenhos tem ligação com as emoções?
O que vamos te contar hoje é algo de muito significado e vai desenhar muito bem no seu conhecimento :
o verdadeiro significado dos desenhos e as cores usadas pelo seu filho, ou aluno!
Além de te contar muito sobre o “Michelangelo” que você tem em casa ou na sala de aula, ainda vamos compartilhar duas atividades, muito legais e eficazes para você colocar em prática.
Lápis na mão e muita emoção!
A EMOÇÃO DAS CORES
Atividades sobre emoções e sentimentos para o desenvolvimento emocional e social da criança.
 
 
“SUA VIDA COLORIDA “ é uma atividade sobre sentimentos e emoções para trabalhar educação emocional com as crianças.A atividade que pode ser desenvolvida na Educação Infantil, Ensino Fundamental , ou até mesmo em casa, ajuda  a entender  as emoções que elas vivenciam
 
Através dos desenhos das crianças, pode-se observar detalhes que para uma pessoa adulta pode passar despercebido. O desenho pode ser, na infância, um canal de comunicação entre a criança e seu mundo exterior. A primeira porta que a criança abre o seu interior.
 
Existem algumas pistas que podem orientar os pais e professores sobre o que diz o desenho da criança. No entanto, são puramente orientações. Segundo a especialista canadense, Nicole Bédard, o desenho diz muitas coisas. Exemplos:
Dimensões do desenho –  Os desenhos com formas grandes mostram certa segurança, enquanto os de formas pequenas parecem ser feitas por crianças que normalmente precisam de pouco espaço para se expressar.
Traços do desenho –  Os contínuos, sem interrupções, parecem denotar um espírito dócil, enquanto o apagado ou falhado, pode revelar uma criança um pouco insegura e impulsiva.
As cores do desenho – Não há cor certa para cada sentimento, as combinações são arbitrárias.Mas por convenção, você considerar formar o seguinte parâmetro:
RAIVA
VERMELHO
FÚRIA
ROXO
TRISTEZA
AZUL
ALEGRIA
AMARELO
EMPOLGAÇÃO
LARANJA
MEDO
PRETO
INVEJA
VERDE
TÉDIO
CINZA
A pressão do desenho – Uma boa pressão indica entusiasmo e vontade. Quanto mais forte seja o desenho, mais agressividade existirá, enquanto as mais superficiais demonstra falta de vontade ou fadiga física.
MODELO DE ATIVIDADE:
Depois de entender o parâmetro de cada cor, você precisará de um papel em branco e lápis, giz de cera, canetinha etc…
PROCEDIMENTO:
Na primeira parte da Atividade o educador ou pai, pede para que a criança pinte usando cada cor que ele acha que combina com as emoções:
Ex: O educador pergunta:
 Qual cor você acha que combina com alegria?
Qual sentimento você acha que combina com a cor vermelha?
Pense quando uma pessoa fica com raiva…que cor ela fica?
Na segunda fase da atividade, dê um papel em branco e o educador pergunta:
Você já sentiu raiva, medo, alegria? Então pinte este papel com todas as emoções que você já sentiu durante toda a sua vida. De acordo com parâmetro de cores e sentimentos.
 
 
 
Terminado a pintura o educador , deverá encorajar a criança a falar sobre o seu desenho e o que foi que aconteceu .
Se a criança quiser desenhar figuras, paisagens, animais etc… Sugira que ela faça o contorno e depois pinte dentro do contorno. Esse tipo de desenho pode ficar meio confuso, já que as cores podem não ter relação com o desenho natural.
 
 
 
O especialista deve levar em conta a condição biográfica e familiar da pessoa que desenhou, bem como sua história pessoal, que servirá como marco de referência de quem está fazendo o desenho. Além disso, é necessário levar em conta que um desenho é importante, mas não define tudo. É uma expressão de sentimentos e de desejos que podem ajudar a saber, por exemplo, como se sente a criança a respeito da sua família, sua escola, etc.
 
QUER APRENDER MAIS? CONHEÇA OS NOSSOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO E FAÇA A DIFERENÇA NA VIDA DE SEU ALUNO!

Continue lendo

TDAH é um transtorno de aprendizagem?

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem se tornado um assunto popular, graças ao acesso de instituições […]

PAPÁ, MAMÃ??ATÉ QUANDO ISSO É NORMAL?

Olá professores! Você sabia que a aprendizagem da fala, tem tudo a ver com a escrita? E que os problemas […]