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A DISCALCULIA INFANTIL

Olá professor,
Leia a matéria abaixo para compreender mais sobre a Discalculia e a importância da identificação precoce deste transtorno. E também sobre o tratamento, exercícios, causas, sintomas, tipos de discalculia, avaliação e definição.
Boa leitura!
Características e sintomas da discalculia
 
A discalculia possui uma ampla rede de dificuldades associadas às matemáticas, e suas características e sintomas variarão dependendo da idade de cada criança. Os sintomas podem estar combinados e ser apresentados de forma diversa em cada caso.
Começa a ser mais perceptível durante os primeiros anos de ensino escolar, quando a criança começa a desenvolver as habilidades de aprendizagem de matemáticas e continua durante a infância, adolescência e mesmo a fase adulta.
À medida que as crianças crescem, suas dificuldades se tornam mais evidentes. Por isso, é importante procurar ajuda desde cedo. O mais importante nos casos de discalculia é a identificação precoce e, por esta razão, os pais e professores deveriam estar alerta para detectar as dificuldades e sintomas o antes possível.
Quanto antes seja possível oferecer a essas crianças as ferramentas de tratamento necessárias para ajudá-las a se adaptar à escola, elas terão mais probabilidades de melhorar seus recursos mentais e estratégias de aprendizagem.
Sintomas da discalculia em crianças em idade pré-escolar:
Dificuldadepara aprender a contar.
Problemas associados à compreensão de números.
Incapacidade para classificar e medir: É difícil associar um número com uma situação da vida real. Por exemplo, vincular o número “2” à possibilidade de ter 2 balas, 2 livros, 2 pratos, etc..
Problemas para reconhecer símbolos associados aos números, por exemplo, incapacidade para associar o “4” ao conceito de “quatro”.
Erros de ortografia dos números quando são escritos ou copiados.
Símbolos incorretos: por exemplo, confundir o 9 com o 6 ou o 3 com o 8.
Inverter os números durante a escrita: Escrever os números invertidos.
Erros de sons: Confundir números que soam similares, como “dois” e “três”
Sintomas na ordem ou sequência dos números: Repetir um número duas vezes ou mais.
Quando pedimos para uma criança com discalculia contar até 5 e parar, muitas vezes ela não percebe o limite quando chega ao 5 e continua contando.
Omissão: Isto é muito comum. A criança vai esquecer com frequência um ou mais números de uma série.
Sintomas relacionados à sequência: Outra característica da discalculia acontece quando pedimos para uma criança contar a partir do 4, por exemplo. Ela não é capaz de iniciar desde esse número e, em lugar disso, deve dizer a sequência completa escrevendo ou dizendo os números prévios para si mesmo ou si mesma.
Dificuldade para classificar objetos por formato e tamanho.

 

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