19 dicas para lidar com o aluno com TOD em sala de aula
Olá, professor! Você já ouviu falar ou mesmo possui um aluno com TOD? Esse é um transtorno que se manifesta em crianças e deve receber a devida atenção dos pais e professores. Por isso, se você ainda não sabe lidar com o aluno com TOD, continue nesse artigo. Hoje, vamos te dar dicas e explicar mais sobre o transtorno. Confira!
O que é TOD?
TOD, ou Transtorno Opositivo Desafiador, é um transtorno que é caracterizado por um padrão de humor irritável e desobediência. Por vezes, essa criança pode ser hostil e apresentar comportamentos difíceis. Vale ressaltar que o transtorno não desencadeia nenhuma conduta agressiva grave ou o ato de cometer delitos.
Ele é considerado em uma categoria bidimensional, levando em conta tanto o componente afetivo quanto comportamental. É normal a criança apresentar situações de birra ou malcriação, o que são casos esporádicos. No caso da criança com TOD, esse comportamento descontrolado é frequente.
Caso não seja devidamente tratado, essa criança pode apresentar problemas para se desenvolver emocional, social e academicamente. Isso pode gerar graves problemas no futuro, como, por exemplo, a depressão. Por isso, o diagnóstico é indispensável, para que o tratamento possa ser feito.
Como reconhecer esse transtorno?
Para reconhecer o transtorno, é necessário avaliar a condição da criança. O TOD aparece, normalmente, em crianças de 6 a 8 anos. Esse transtorno é de longa duração, podendo apresentar os seguintes aspectos em 6 meses:
- Discute com adultos;
- Desafia pessoas ou se recusa a obedecer regras;
- Perde a paciência;
- Perturba outras pessoas;
- Fica ressentido e raivoso;
- É rancoroso ou vingativo;
- Responsabiliza os outros pelos seus comportamentos ou erros.
É importante lembrar que esses são comportamentos frequentes. Casos esporádicos estão relacionados à fase, e não ao transtorno. Além disso, na escola ele também pode rejeitar críticas, desafiar professores, é o mais “esquentado” dos colegas, não faz os deveres e não aceita ordens.
19 dicas para lidar com o aluno com TOD em sala de aula
Depois do diagnóstico, há uma série de maneiras para lidar com o aluno com TOD em sala de aula. Veja:
- Buscar informações e o conhecimento necessário acerca do transtorno;
- Motivar os seus alunos;
- Pedir ajuda, como apagar a lousa, é uma forma de motivá-lo e incentivá-lo;
- Mantê-lo mais próximo, longe de janelas e portas;
- Talvez seja necessário alterar a forma de avaliá-lo;
- Tente deixar o ensino mais prazeroso para eles;
- Demonstre que você está ciente dos progressos e avanços do aluno;
- Chame os pais para participar da vida escolar do filho e ajude-os;
- Procure não utilizar lápis ou caneta vermelha para corrigir;
- Adicione um pouco de lazer às aulas, com momentos de descontração, que podem diminuir o estresse;
- Entenda que, nessas situações, a própria criança não é capaz de controlar a si mesma e precisa de ajuda;
- Colocar as regras e forma visível e clara;
- Olhar nos olhos da criança;
- Evite deixar as aulas muito monótonas, tente alternar as formas de ensino;
- Sempre que for necessário, repita as ordens;
- Busque ensiná-lo a usar uma agenda;
- Coloque metas individuais;
- Se ele estiver muito agitado, permita que saia da sala de aula por alguns momentos;
- Colocar as tarefas de acordo com as habilidades da criança, até que seja possível igualá-las ao resto da turma.
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