VOCÊ SABE COMO DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO INFANTIL?
Ola Professores,
O desenvolvimento de uma criança é algo surpreendente, e a cada dia elas nos desafiam mais em seus aprendizados e curiosidades.
E você sabia que o raciocínio lógico de uma criança tem tudo a ver com as brincadeiras as quais elas são estimuladas?E se eu te dissesse que tem a ver com brincadeira e matemática?Pois é, os brinquedos e brincadeiras podem sim estimular o desenvolvimento e o raciocínio lógico de seu aluno ou filho.
E esta demanda de saber e entender é rápida demais…agora fica a pergunta,
Os jogos trabalhados em sala de aula devem ter regras, esses são classificados em três tipos:
1. Jogos estratégicos, onde são trabalhadas as habilidades que compõem o raciocínio lógico. Com eles, os alunos leem as regras e buscam caminhos para atingirem o objetivo final, utilizando estratégias para isso. O fator sorte não interfere no resultado.
2. Jogos de treinamento, os quais são utilizados quando o professor percebe que alguns alunos precisam de reforço num determinado conteúdo e quer substituir as cansativas listas de exercícios. Neles, quase sempre o fator sorte exerce um papel preponderante e interfere nos resultados finais, o que pode frustrar as ideias anteriormente colocadas.
3. Jogos geométricos, que têm como objetivo desenvolver a habilidade de observação e o pensamento lógico.
O trabalho com jogos matemáticos em sala de aula nos traz alguns benefícios:
- Conseguimos detectar os alunos que estão com dificuldades reais
- O aluno demonstra para seus colegas e professores se o assunto foi bem assimilado
- Existe uma competição entre os jogadores e os adversários, pois almejam vencer e para isso aperfeiçoam-se e ultrapassam seus limites
- Durante o desenrolar de um jogo, observamos que o aluno se torna mais crítico, alerta e confiante, expressando o que pensa, elaborando perguntas e tirando conclusões sem necessidade da interferência ou aprovação do professor
- Não existe o medo de errar, pois o erro é considerado um degrau necessário para se chegar a uma resposta correta
- Não tornar o jogo algo obrigatório
- Escolher jogos em que o fator sorte não interfira nas jogadas, permitindo que vença aquele que descobrir as melhores estratégias
- Utilizar atividades que envolvam dois ou mais alunos, para oportunizar a interação social
- Estabelecer regras, que podem ou não ser modificadas no decorrer de uma rodada
- Trabalhar a frustração pela derrota na criança, no sentido de minimizá-la
- Estudar o jogo antes de aplicá-lo (o que só é possível, jogando).