Acessibilidade:

Sinais centrais e secundários do TDAH

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica comum que afeta crianças e adultos em todo o mundo. Embora muitas pessoas estejam familiarizadas com os sintomas principais do TDAH, como dificuldade de concentração e hiperatividade, é importante reconhecer que existem também sinais secundários que podem impactar significativamente a vida diária de indivíduos com essa condição. Neste artigo, vamos explorar tanto os sinais centrais quanto os secundários do TDAH para fornecer uma compreensão mais abrangente desta condição.

Sinais Centrais do TDAH

Os sinais centrais do TDAH são os sintomas mais amplamente reconhecidos e são geralmente agrupados em três categorias principais: desatenção, hiperatividade e impulsividade.

  1. Desatenção: Este sintoma é caracterizado por dificuldade em prestar atenção a detalhes, tendência a cometer erros por descuido, dificuldade em manter o foco em tarefas, esquecimento de atividades diárias e dificuldade em seguir instruções.
  2. Hiperatividade: Indivíduos com TDAH podem exibir um nível de atividade excessivo, especialmente em situações em que é necessário permanecer sentado ou quieto. Eles podem ter dificuldade em relaxar ou descansar e frequentemente se movem em excesso, mesmo em situações sociais ou acadêmicas.
  3. Impulsividade: A impulsividade é outra característica comum do TDAH e pode se manifestar como dificuldade em esperar sua vez, interromper os outros durante as conversas, agir sem considerar as consequências ou ter dificuldade em controlar impulsos, como comprar compulsivamente ou participar em comportamentos de risco.

Sinais Secundários do TDAH

Além dos sintomas centrais, existem também sinais secundários do TDAH que podem ser menos óbvios, mas igualmente impactantes na vida diária. Esses sinais podem variar de pessoa para pessoa e incluem:

  1. Baixa Autoestima: Devido aos desafios enfrentados no ambiente escolar, profissional e social, muitas pessoas com TDAH podem desenvolver uma baixa autoestima. Eles podem se sentir inadequados ou incapazes de acompanhar seus colegas, o que pode levar a sentimentos de ansiedade e depressão.
  2. Dificuldades de Organização: A desorganização é uma queixa comum entre pessoas com TDAH. Eles podem ter dificuldade em manter suas agendas, cumprir prazos, manter espaços de trabalho arrumados ou gerenciar tarefas diárias, o que pode afetar negativamente sua produtividade e eficácia.
  3. Problemas de Relacionamento: Os sintomas do TDAH, como impulsividade e dificuldade de atenção, podem interferir nas interações sociais e nos relacionamentos interpessoais. Pessoas com TDAH podem ter dificuldade em manter amizades, resolver conflitos ou entender os sinais sociais sutis.
  4. Baixo Desempenho Acadêmico/Profissional: Devido às dificuldades de atenção e organização, muitas pessoas com TDAH podem enfrentar desafios significativos na escola ou no trabalho. Eles podem ter dificuldade em manter o foco nas tarefas, cumprir prazos ou realizar tarefas de forma consistente, o que pode resultar em baixas notas ou avaliações de desempenho abaixo da média.

Reconhecer tanto os sinais centrais quanto os secundários do TDAH é essencial para uma compreensão abrangente desta condição complexa. Embora os sintomas principais sejam frequentemente os mais visíveis, os sinais secundários também desempenham um papel significativo no impacto do TDAH na vida diária. Ao compreender e abordar esses sinais de forma holística, podemos fornecer um suporte mais eficaz e abrangente para indivíduos com TDAH, ajudando-os a alcançar seu pleno potencial e melhorar sua qualidade de vida.

Continue lendo

Quais são as diferenças cruciais entre TOD e Borderline?

Pessoas diagnosticadas com o Transtorno Opositivo Desafiador e Transtorno de Personalidade Borderline, de forma geral, têm comportamentos parecidos e isso […]

VOCÊ SABE COMO DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO INFANTIL?

Ola Professores,  O desenvolvimento de uma criança é algo surpreendente, e a cada dia elas nos desafiam mais em seus […]

VOCÊ JÁ SE PERGUNTOU: COMO NOSSAS CRIANÇAS PERCEBEM O MUNDO?

Olá professor, tudo bem? Sabemos que desde a primeira infância as crianças têm a necessidade de tocar, cheirar, experimentar, isso […]