SAIBA COMO CONHECER AS CARACTERÍSTICAS DAS CRIANÇAS COM DISGRAFIA PODEM AJUDÁ-LAS.
Olá leitor,
Tudo bem?
Hoje vamos compartilhar algumas características e atividades que podem ser aplicadas nos alunos que apresentam transtorno na escrita.
Sabemos que a escrita é uma manifestação linguística, especificamente humana que supõe a comunicação simbólica por meio de um código diferenciado de cultura para cultura.
Por isso a importância de se ter o conhecimento sobre a Disgrafia.
Boa leitura.
SAIBA COMO CONHECER AS CARACTERÍSTICAS DAS CRIANÇAS COM DISGRAFIA PODEM AJUDÁ-LAS.
– Dificuldades de orientação espacial;
– Falhas no esquema corporal;
– Rotações: confusão de letras que têm orientação espacial diferente: b,d,q p;
– Perda do lugar do texto que se estava lendo ou do lugar em cima, embaixo, esquerda direita na leitura-escrita;
– Inversões;
– Omissões;
– Ao escrever unem letras, sílabas e palavras;
– Distorções ou deformações;
– Falha na associação do grafema e do fonema;
– Não reconhece o erro cometido;
– Falha na cópia;
– Pode soletrar a palavra escrita, porém, não a lê por completo;
– Dificuldade de escrever;
– Dificuldades de ordenamento sequencial;
– Alterações na motricidade fina.
Disgrafia
– São dadas à criança orações nas quais falta uma palavra. A criança deve escrever a palavra que falta:
Eu gostaria de ganhar um ____________________no meu aniversário
Eu gostaria de jogar ________________________hoje depois da aula.
O esporte preferido do meu pai é: _____________________________
Minha cor preferida é: ______________________
Uma variação desta atividade seria que, ao invés de escrever a palavra, a criança faça um desenho daquilo que falta na oração. Deve-se tentar colocar orações que permitam as crianças serem criativas.
Meu animal preferido é ___________________ (faz o desenho)
Minha comida favorita é __________________( faz o desenho)
Podem ser criadas orações nas quais se inclui uma palavra sem sentido. A criança deve procurar uma palavra que complete a oração adequadamente:
Eu sou muito carteira quando acordo cedo.
Atividades
Formar palavras que nomeiem algo de comer. Escolha uma letra das palavras que estão a esquerda e coloque no espaço em branco. A primeira já está feita para você:
CALOR | Bolacha | ||
BOLA | ___arne | ||
MOLA | ___açã | ||
SELA | ___rroz | ||
ANTENA | ___orta | ||
TECIDO | ___anduíche |
Atividades de visualização
– Identificação de diferenças em figuras.
– Identificação de detalhes em figuras.
– Discriminação de palavras com grafias iguais, parecidas e diferentes.
– Discriminação de grafemas iguais, parecidos e diferentes.
– Memória para sequência de estímulos visuais: gestos, figuras, palavras.
– Análise-síntese visual: recortar figura em 2 ou 4 partes e depois montá-la.
– Discriminar figura-fundo visual.
Fonte: Ganhe Sempre Mais
Aprenda mais sobre esse assunto! Temos um ótimo curso que poderá te ajudar muito nesse processo. Conheça nosso curso de TRANSTORNOS DA LINGUAGEM. Neste curso você terá dicas de atividades práticas para estar usando em sala de aula. Se preferir, entre em contato ou deixe seu WhatsApp que vamos te passar todas as informações. Contato: (43) 99644-5284 / 99660-0241 E não esqueça, deixe seu comentário e compartilhe.