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Rotina para autismo em sala de aula

Se você, educador, possui um aluno com autismo em sala de aula, você sabe: a rotina é algo muito importante para estes pequenos, a ponto de ser a grande causa de crises em sua falta.

Pensando nisso, no artigo de hoje, reunimos algumas dicas que vão ajudar você a estabelecer um ensino estruturado com estas crianças, a fim de potencializar sua aprendizagem.

O que é o Ensino Estruturado?

O Ensino Estruturado é uma abordagem que foca em criar um espaço de aprendizagem organizado e previsível para estudantes com autismo.

Como dito, estas crianças, muitas vezes, enfrentam diversas dificuldades ao lidar com ambientes imprevisíveis e se sentem mais confortável quando há uma rotina definida e sabem o que esperar das aulas.

Assim, com o Ensino Estruturado, essa previsibilidade e estrutura são fornecidas.

Além disso, é importante ressaltar que este modelo de ensino leva em consideração as características individuais da criança, a fim de promover uma abordagem individualizada.

Os principais componentes do Ensino Estruturado são:

  1. Organização física do ambiente

Organize a sala, ou espaço de aprendizagem, de forma a facilitar a compreensão do aluno com autismo.

Por exemplo, áreas distintas para brincadeiras, leituras e atividades práticas podem ser criadas.

  1. Sistemas de trabalho

Especifique as tarefas que o aluno deve realizar, de maneira sequencial e clara, estabelecendo:

  • O que;
  • Quanto;
  • Onde a tarefa irá acontecer.
  1. Agendas visuais

Proporcione uma rotina previsível e clara para estes pequenos, mostrando a eles o que acontecerá durante o dia, usando quadros com figuras, textos e pictogramas.

  1. Materiais claros

Crie materiais claros, utilizando recursos visuais e táticos, que façam com que o aluno consiga entender, facilmente, o que é esperado dele em determinada tarefa.

Implementando uma rotina para autismo em sala de aula com o Ensino Estruturado

Está considerando esta abordagem, educador? Então aqui vão algumas dicas para começar:

  • Organize o espaço acadêmico;
  • Defina uma rotina de trabalho motivadora e flexível;
  • Faça planejamentos levando em consideração a condição e o estilo cognitivo da criança;
  • Comunique-se de forma efetiva frente ao perfil de comunicação do aluno;
  • Utilize pistas e recursos visuais em seu material didático;
  • Crie jogos e brincadeiras estruturadas;
  • Forneça conforto sensorial;
  • Estabeleça uma sequência de atividades que respeite o grau de entendimento e priorize os pré-requisitos do conteúdo a ser aprendido;
  • Foque na repetição;
  • Registre o processo de aprendizagem e a evolução da criança;
  • Avalie e acompanhe a condição da coordenação motora fina;
  • Use o ensino de habilidades fragmentado (um estímulo por vez);
  • Dê instruções diretas e precisas para as tarefas;
  • Utilize comandos verbais curtos e claros, associados a dicas visuais.

Lembrando que o Ensino Estruturado é mais do que uma técnica educacional, ou seja, além das habilidades acadêmicas, este ensino fornece habilidades essenciais para a vida desta criança.

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