Quais são as 7 habilidades psicomotoras essenciais na educação infantil?
O desenvolvimento psicomotor de uma criança pode ser influenciado por diversos fatores neuropsicológicos. Assim, a fim de que haja um desenvolvimento integral e construção da autonomia da criança na educação infantil, é necessário conhecer algumas habilidades que podem influenciar a psicomotricidade.
Neste artigo, te contaremos quais são estas 7 habilidades psicomotoras e quais atividades podem ajudar a desenvolvê-las. Continue lendo!
7 habilidades psicomotoras essenciais na educação infantil
A psicomotricidade é um fator extremamente importante para o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo de uma criança, envolvendo a aquisição e controle dos movimentos voluntários do corpo assim como a maturação de funções cognitivas que ajudam a criança a processar e responder adequadamente a estímulos do ambiente.
Os principais fatores psicomotores, ou habilidades essenciais, na educação infantil são:
- A tonicidade;
- O equilíbrio;
- A lateralidade;
- A noção espacial;
- A noção temporal;
- A praxia fina;
- E a praxia ampla, além das percepções sensoriais.
Tonicidade
A tonicidade é a origem das atividades motoras, estando relacionada às ações, posturas, gestos e emoções.
Algumas atividades que desenvolvem o tônus muscular são:
- Brincar de massinha;
- Bate-palmas;
- Peteca.
Equilíbrio
O equilíbrio está relacionado à capacidade de manter o corpo em uma mesma posição durante um tempo determinado, podendo ser tanto estático quanto dinâmico. Além disso, o equilíbrio também está associado ao controle postural, atenção e afetividade.
Algumas atividades que ajudam a desenvolver o equilíbrio são:
- Amarelinha;
- Corrida de Saci;
- Correr com ovo na colher.
Lateralidade
A lateralidade pode ser definida como a capacidade de utilizar os dois lados do corpo (ora direito, ora esquerdo) para vivenciar os movimentos.
Algumas atividades que estimulam a lateralidade são:
- Pular corda;
- Transferir bolinhas de uma bacia para a outra com os pés;
- Desenhos que peçam para identificar figuras à direita ou à esquerda.
Noção espacial
A noção espacial é aquela que se relaciona a como nos organizamos no espaço, envolvendo situações como se conscientizar do seu corpo no meio ambiente, proporcionando orientação espacial em relação a obstáculos e pessoas.
Exemplos de atividades que desenvolvem a noção espacial:
- Coelhinho saiu da toca;
- Construção de quebra-cabeças;
- Reprodução de figuras formadas com palitos.
Noção temporal
De acordo com Betencourt (2007), a noção temporal é importante para auxiliar a criança a se organizar a partir da noção de antes e depois e de sequências.
Algumas atividades que estimulam a noção temporal podem ser perguntas a respeito de qual dia da semana é hoje ou de enumerar os dias da semana.
Praxia fina
Para Fonseca (2008), a praxia fina relaciona-se com a participação das extremidades dos membros superiores, mãos e dedos, o que torna possível manusear objetos e realizar gestos.
A praxia fina pode ser desenvolvida através de, por exemplo, atividades de empilhar objetos como dominó ou pegar objetos pequenos com pinça.
Praxia ampla
Por fim, a praxia ampla também é uma habilidade essencial para ser desenvolvida na educação infantil.
Relacionando-se ao movimento organizado, consciente e intencional, o desenvolvimento da praxia ampla permite uma realização perfeita e sequenciada de comportamentos motores aprendidos.
Algumas atividades que desenvolvem a praxia ampla são a corrida de saco, empurrar pneus ou a dança.