Acessibilidade:

PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Tudo bem?
 A psicomotricidade é fundamental na educação infantil. Conheça mais sobre esta ciência que é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos… Tire suas dúvidas, aprenda sobre o assunto e participe deixando seu comentário com sugestões, críticas e questionamentos. Confira!
PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
A psicomotricidade é a ciência que estuda o ser humano através do movimento de seu corpo, seja em relação ao seu mundo interno, seja em relação ao externo. Ela se baseia em três pilares principais: o movimento, o intelecto e o afeto.
O que é?
O nome psicomotricidade pode causar estranhamento, afinal, não é algo que nós ouvimos todos os dias. Mas o nosso contato com esta ciência é diário e, na escola, está bastante associada à educação física. Habilidades como correr, saltar, andar, noções de espaço e outras são desenvolvidas e, além de muito importantes, são divertidas para os pequenos.
O papel da psicomotricidade na educação infantil é estimular as percepções da criança, bem como o desenvolvimento de seu esquema corporal. Assim, a criança vai organizando seu mundo através de seu corpo. Ao oferecer espaços e oportunidades para realizar atividades e experimentar novas sensações e situações, a criança se torna mais saudável, independente e confiante.
ATIVIDADES
Esquema Corporal
  • Trabalho com espelho: as crianças ficam lado a lado de pé, observando e nomeando as diversas partes do corpo e dizendo suas funções.
  • Desenhar partes do corpo, recortar e montar bonecos com elas.
Lateralidade
  • Telefone sem fio.
  • Pegar um cone ou um papel e transformá-los em binóculos.
  • Conduzir uma bola com os pés e chutá-la.
Orientação espacial
  • Mímicas.
  • Correr em diversas direções, para o lado, para trás etc.
Orientação temporal
  • Fazer o uso de cartazes com dias do mês e também da semana.
  • Atividades rítmicas.
  • Dança das cadeiras.
A importância da psicomotricidade
A psicomotricidade age na parte física, mental e afetiva dos pequenos. Algumas crianças apresentam dificuldades em assimilar certos conteúdos e a causa desses problemas pode estar relacionada ao desenvolvimento inadequado de suas capacidades psicomotoras.
Essa ciência combina aspectos sociais, biológicos e psicológicos, realizando transformações qualitativas para os pequenos. Ou seja, o desenvolvimento psicomotor envolve diversos tipos de aprendizagem, aprofundando e expandindo a experiência individual de cada criança.
Fonte: Tricae 
Aprenda mais sobre esse assunto…
Se você gostou do artigo compartilhe com o seus colegas clicando aqui:
Saiba mais sobre esse assunto através do nosso curso em PSICOMOTRICIDADE.
Dúvidas entre em contato: (43) 99644-5284

Continue lendo

Plano de ação para alunos com dificuldades de aprendizagem

Toda criança tem possibilidades de aprender e, quando isso não ocorre, pode ser que este pequeno esteja manifestando alguns dos […]

Crianças com dificuldades de aprendizagem: como ajudar?
Alguma vez você já se perguntou por que aquele aluno que parece tão curioso e participativo trava na hora da leitura ou da prova? Essas situações são muito mais comuns do que parece, e podem ser sinais de crianças com dificuldades de aprendizagem. https://www.youtube.com/watch?v=mspv_VUHHlI Aqui na Rhema Neuroeducação, a gente...
Plano de ação para alunos com dificuldades de aprendizagem

Toda criança tem possibilidades de aprender e, quando isso não ocorre, pode ser que este pequeno esteja manifestando alguns dos […]