Acessibilidade:

Psicomotricidade: atividades de lateralidade para educação infantil

Olá, professores!

O que você vai encontrar neste artigo:

  1. Existe uma maneira de aprofundar o conhecimento no tema?

Inicialmente, ressalta-se a importância do espaço da sala de aula, como sendo o ideal para que se estabeleça um ambiente no qual as competências e habilidades sejam trabalhadas de maneira eficiente. Em função disso, o acompanhamento e a vivência que vocês presenciam nesse processo torna-se fundamental.

Em outras palavras, para que a psicomotricidade seja otimizada, por meio de atividades que apostem no aspecto estratégico da pedagogia, os exercícios são fundamentais, principalmente aqueles que estimulam a lateralidade.  Portanto, saber como utilizar tais tarefas significa criar estratégias pedagógicas eficientes.

O que é lateralidade?

De acordo com pesquisas, a lateralidade pode ser definida como a aptidão que o indivíduo possui em relação à utilização frequente de um lado do corpo em detrimento do outro. Com isso, consideram-se três níveis: a mão, o olho e o pé. Além disso, vale salientar que existe a predominância de um dos lados. Como resultado, a pessoa tende a apresentar maior força muscular, mais precisão e mais rapidez no lado mais utilizado.

Em se tratando de atividades que favoreçam a lateralidade, vários estudos já comprovaram que tais tarefas são responsáveis por trabalharem o esquema interno que possibilita esse domínio. Inclusive, os exercícios são recomendáveis por exigirem habilidades das partes já mencionadas (mão, olho e pé). No entanto, há linhas teóricas que chamam a atenção para o fato de a abrangência da lateralidade se estender também à audição.

Quais são as atividades de lateralidade?

A princípio, esses exercícios visam ao desenvolvimento corporal e cognitivo da criança. Dessa forma, todos eles abrem possibilidades para o aluno se movimentar de forma coordenada. Aliás, uma das premissas da lateralidade é não forçar o aluno a adotar uma determinada postura, sobretudo em relação aos aspectos psicomotores. Assim sendo, vejam a seguir algumas das tarefas que podem ser usadas em sala de aula, de acordo com o Portal Educação:

– Brincando de robô

Aqui, é preciso que vocês separem as crianças em duplas. Cada uma delas deve decidir se quer atuar como robô ou guia. Com isso, vocês devem orientá-las da seguinte forma: sempre que o guia tocar o braço direito, o robô vira o corpo para o lado indicado e assim sucessivamente, de forma que os alunos experimentem a dimensão que seus corpos podem alcançar quanto à lateralidade. No entanto, é importante que elas invertam os papeis a fim de que todas possam vivenciar essa experiência.

– Trilhando caminho

O objetivo é fazer com que os pequenos andem pelos caminhos indicados por meio de desenhos indicados nas cartolinas. Porém, aqui é indicado que a vez de cada um seja respeitada para que a criança aproveite a execução da atividade.

– Chutando a bolinha de papel

Neste caso, vocês devem proporcionar aos pequenos algumas bolinhas de papel. O desenvolvimento da brincadeira é o seguinte: a criança deve andar poucos metros (dentro do espaço estabelecido) chutando a bola com o pé direito. Na volta, ele vai trocar o pé utilizado, fazendo os mesmos movimentos. Ao final do percurso, o aluno deve repassar a bolinha para o colega (que também deve desempenhar a dinâmica mencionada).

Estas foram apenas algumas das várias atividades que vocês podem desempenhar em sala de aula. Além disso, reparem como elas podem ser bastante divertidas. Dessa forma, é possível criar condições para desenvolver a lateralidade brincando.

Como a lateralidade é dividida?

Segundo Coste (1992 citado por LUCENA et al., 2010), a lateralidade é dividida em quatro tipos, a saber:

1º – destralidade verdadeira (dominância lateral à direita);

2º – sinistralidade verdadeira (predomínio claro estabelecido do lado esquerdo no uso dos membros);

3º – falsa sinistralidade (quando a pessoa adota a sinistralidade em função de uma paralisia ou amputação);

4º – falsa destralidade (quando acontece a organização inversa da que fora observada na falsa sinistralidade).

Referências:

LUCENA, Neide Maria Gomes de; et al. Lateralidade manual, ocular e dos membros inferiores e sua relação com déficit de organização espacial em escolares. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 27, n. 1, jan./mar. 2010.

ATIVIDADES que desenvolvem lateralidade. Portal Educação. São Paulo.

Existe uma maneira de aprofundar o conhecimento no tema?

Conhecer com profundidade as áreas desenvolvidas na neuropsicomotricidade é fundamental para quem deseja trabalhar com base evidências científicas, como a neurociência, a psicomotricidade e outras abordagens. Assim sendo, escolher um caminho que te faça entender mais do assunto é um passo muito importante.

Para isso, o curso de Pós-graduação em Neuropsicomotricidade, do Grupo Rhema Educação, é uma especialização diferenciada. Os alunos têm muito a aproveitar por meio de aulas online e ao vivo, materiais atualizados e professores experientes.

Ficou interessado? Fale com um consultor.

neuropsicomotricidade

Continue lendo

Quais são as etapas do PEI?

O Plano de Educação Individualizado (PEI) é uma ferramenta fundamental no suporte a alunos com necessidades educacionais especiais, incluindo aqueles […]

Inteligência Socioemocional: Estratégias Práticas na Sala de Aula

Inteligência socioemocional tem se mostrado cada vez mais importante no contexto educacional, pois está diretamente relacionada ao bem-estar e ao […]

Aprenda através do coaching educacional como entender o seu propósito como professor e ser mais feliz e realizado em sua carreira
Você é a autoridade em sala de aula, correto? Essa posição concede determinadas vantagens como o poder de tomar decisões e mediar conflitos, por exemplo. Porém, estar diante de tamanha força não significa que os obstáculos deixem de aparecer. Muito pelo contrário, quanto maior as responsabilidades, mais pesadas serão as...
Quais são as etapas do PEI?

O Plano de Educação Individualizado (PEI) é uma ferramenta fundamental no suporte a alunos com necessidades educacionais especiais, incluindo aqueles […]

Inteligência Socioemocional: Estratégias Práticas na Sala de Aula

Inteligência socioemocional tem se mostrado cada vez mais importante no contexto educacional, pois está diretamente relacionada ao bem-estar e ao […]