Acessibilidade:

Projeto: Brincando Com Meu Filho

O Prêmio Inclusão em Neuroeducação Brasil 2024, promovido pela Rhema Neuroeducação, reconhece e premia iniciativas que promovem inclusão social por meio de conhecimentos técnico-científicos aplicados na prática, neste post falaremos do Projeto Brincando Com Meu Filho.

O prêmio reconhece projetos que escolas, famílias, clínicas e comunidades desenvolvem, transformando seus idealizadores em agentes de neuro-inclusão. Recebemos mais de 500 projetos e selecionamos os 10 mais notáveis. Ao final, escolheremos os 3 mais brilhantes, que receberão mentorias, prêmios como bolsas de pós-graduação, reconhecimento público, prêmios em dinheiro e uma viagem com todas as despesas pagas para conhecer a Sede Rhema Neuroeducação.

Neste post:

Conheça o Projeto Brincando Com Meu Filho

Maria Genilza De Souza Santana idealizou o Projeto Brincando com Meu Filho com o intuito de promover o desenvolvimento social, afetivo e emocional das crianças por meio de atividades lúdicas. Além disso, o projeto incentiva a interação familiar através da criatividade e imaginação, reconhecendo, assim, a importância do brincar no desenvolvimento humano. Por essa razão, as atividades lúdicas envolvem as crianças em um processo contínuo de descoberta, enquanto promovem habilidades emocionais e sociais essenciais. Consequentemente, esse projeto fortalece tanto os vínculos familiares quanto o desenvolvimento integral da criança.

Interação Familiar e Criatividade

Iniciado em agosto de 2023, o projeto surgiu com o objetivo de mudar a realidade de famílias que não tinham o hábito de brincar com seus filhos. Por meio dessa iniciativa, foram realizadas reuniões e atividades, como por exemplo, a criação de brinquedos a partir de materiais recicláveis, como garrafas PET. Além disso, essas atividades incentivaram os pais a se envolverem ativamente no desenvolvimento de seus filhos. Dessa maneira, cada família não só criou brinquedos, mas também compartilhou momentos de interação em casa, promovendo assim uma maior conexão entre pais e filhos.

Benefícios do Brincar e Inclusão Social

O Projeto Brincando com Meu Filho trouxe resultados significativos, principalmente com o afastamento das crianças das telas e o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e cognitivas. Além disso, o ato de brincar ajudou as crianças a entender o mundo ao seu redor, estimulando assim sua criatividade. Além do mais, o projeto também destacou a importância de uma educação inclusiva, o que contribuiu para a criação de um ambiente de aprendizado mais significativo. Dessa maneira, as crianças puderam se desenvolver em diversos aspectos, enquanto se divertiam e criavam laços com suas famílias.

Impacto no Desenvolvimento das Crianças

O projeto foi realizado na Escola de Educação Especial Zaira Mansur Sadek (APAE de Mauá), envolvendo 6 famílias de crianças com TEA. Por meio das brincadeiras, as crianças aprenderam a expressar emoções e desenvolver atenção, concentração e autoestima. Além disso, o brincar fortaleceu os vínculos familiares e contribuiu para habilidades emocionais e sociais.

O Projeto Brincando com Meu Filho mostrou claramente como o brincar pode transformar a relação familiar e contribuir significativamente para o desenvolvimento integral das crianças. Ao envolver famílias em atividades lúdicas e criativas, o projeto destacou a importância de uma educação inclusiva e interativa, que são pilares da Rhema Neuroeducação.

Acompanhe o Prêmio Rhema de Inclusão

Não perca a final do prêmio que será transmitida no dia 05/10. Inscreva-se agora para participar do Neuroeduque, a nossa sala dos professores.

Continue lendo

O CÉREBRO NA APRENDIZAGEM INFANTIL!

Bom dia professor,   Como o cérebro funciona? Como aprendemos? Por que existem tantas crianças com problemas para aprender?   […]

Avaliação para Transtorno Opositivo Desafiador (TOD)

O Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) é uma condição que requer muita atenção. Seja você um educador ou familiar que convive […]