Acessibilidade:

Projeto: O Mágico Mundo das Letras

O Prêmio Inclusão em Neuroeducação Brasil 2024, promovido pela Rhema Neuroeducação, não apenas reconhece, mas também premia iniciativas que promovem inclusão social por meio de conhecimentos técnico-científicos aplicados na prática. Dessa forma, neste post, falaremos especificamente do Prêmio Inclusão em Neuroeducação Brasil 2024, destacando o Projeto O Mágico Mundo das Letras.

O prêmio reconhece projetos que escolas, famílias, clínicas e comunidades desenvolvem, transformando seus idealizadores em agentes de neuro-inclusão. Recebemos mais de 500 projetos e selecionamos os 10 mais notáveis. Ao final, escolheremos os 3 mais brilhantes, que receberão mentorias, prêmios como bolsas de pós-graduação, reconhecimento público, prêmios em dinheiro e uma viagem com todas as despesas pagas para conhecer a Sede Rhema Neuroeducação.

Neste post:

Conheça o Projeto O Mágico Mundo das Letras

Idealizado por Deisi Dillenburg, o projeto O Mágico Mundo das Letras é finalista do Prêmio Rhema. Criado para uma aluna, agora atende mais de 100 alunos.

Inclusão Através da Leitura e Escrita

A leitura e a escrita não apenas incentivaram as crianças com TDAH, Altas Habilidades, Autismo e outros desafios de aprendizagem a criar suas próprias histórias, mas também fortaleceram sua autoconfiança. Além disso, ao notar isso, Deisi percebeu que muitos desses alunos se sentiam incapazes de realizar atividades em sala. Por essa razão, ela desenhou o projeto justamente para mudar essa percepção, mostrando-lhes claramente como podem superar suas dificuldades.

Conexão entre Escola e Família

Cada aluno foi incentivado a desenvolver seu próprio livro, contando também com o apoio das famílias, o que, por sua vez, promoveu maior conexão entre a escola e o ambiente familiar. Além disso, uma parceria com o projeto SUPER AUTOR permitiu a publicação das obras, culminando assim em uma noite de autógrafos em dezembro.

Histórias de Superação

Entre os exemplos mais tocantes, destaca-se o de um aluno com quadriplegia, cuja paixão por fuscas inspirou a criação do livro “As Aventuras de Symon e Seu Fusca Vermelho”. Esse caso demonstrou que, independentemente das limitações, os alunos podem expressar suas paixões e habilidades criativas, reforçando a importância de dar espaço para que essas capacidades se manifestem.

Palavras da Idealizadora, Deisi Dillenburg

‘’Eu sei que é um grão de areia para poder ajudar esses alunos a terem interesse pela leitura, pela escrita, muitos não conseguem ler ainda, então eu faço o auxílio na criação e desenvolvimento do livro. E o que surgiu como uma inspiração para ajudar uma aluna com altas habilidades a permanecer em sala de aula, hoje se expande para 109 alunos de uma escola da rede pública, desenvolvendo a leitura e envolvendo a família, a escola e o bem-estar dos alunos.’’

Impacto Transformador e Humanizado

O Mágico Mundo das Letras, acima de tudo, não só promove a inclusão de forma criativa e transformadora, mas também resgata a autoconfiança dos alunos. Além disso, o projeto impacta não apenas dentro da sala de aula, mas também envolve famílias e comunidades em um processo inclusivo e humanizado, que são os pilares da Rhema Neuroeducação.

Acompanhe o Prêmio Rhema de Inclusão

Não perca a final do prêmio que será transmitida no dia 05/10. Inscreva-se agora para participar do Neuroeduque, a nossa sala dos professores.

Continue lendo

Qual a relação entre TDAH e TOD?

Em primeiro lugar, o processo de desenvolvimento de uma criança precisa estar sob o olhar atento dos pais, uma vez […]

PSICO… O QUE? EXPLICANDO A PSICOMOTRICIDADE!

Olá pais e professores, tudo  bem?   Com certeza se você acompanha as nossas redes sociais, você já deve ter […]

Como desenvolver atividades para alunos com Dislexia: estratégias eficazes

A dislexia é um transtorno de aprendizagem que afeta a habilidade de uma pessoa em ler, escrever e soletrar. É […]