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Papel da Neuropsicopedagogia nas dificuldades de aprendizagem

Inicialmente, a dinâmica envolvida no processo educacional traz uma série de detalhes. Tudo isso precisa ser analisado com muita atenção, pois a forma de conduzir estratégias que valorizem a experiência dos alunos vai refletir não só em seu presente, mas na futura vida acadêmica do aluno.

Inclusive, no contexto da educação há alguns pontos que devem ser trabalhados como forma de antecipar, prevenir e solucionar situações prejudiciais – relacionadas ao ato de aprender. Assim sendo, o neuropsicopedagogo se apresenta como um profissional indispensável nesse cenário. Com isso, o papel da neuropsicopedagogia nas dificuldades de aprendizagem, por exemplo, é um elemento de grande relevância.

Como a neuropsicopedagogia pode ajudar?

Para começo de conversa, é preciso partir do entendimento sobre as dificuldades de aprendizagem. Quem acompanha nossos conteúdos já deve ter lido algo a respeito, mas não se preocupe, vamos recapitular: essas dificuldades são caracterizadas como desordens na aquisição de habilidades importantes no aprendizado.

Em outras palavras, a capacidade das crianças em leitura, escrita e matemática pode ficar comprometida. Além disso, aspectos como planejamento, organização, memória de longo prazo, atenção e raciocínio também enfrentam barreiras. No entanto, isso encontra intervenções no campo da neuropsicopedagogia.

Dessa forma, os profissionais que pertencem a esse campo de atuação estão aptos para desempenharem as seguintes ações:

– Promover técnicas que facilitem a experiência do aluno em questões pedagógicas;

– Analisar os aspectos comportamentais, cognitivos, motores e sociais que interferem no percurso educacional da criança;

– Atuar com foco nas melhorias e no desenvolvimento humano do pequeno no contexto pedagógico;

– Estimular a cognição e a reabilitação por meio de intervenções adequadas;

– Entender a relação existente entre o cérebro e a aprendizagem, ou seja, como ocorre essa aquisição pelos mecanismos cerebrais;

– Propiciar a inclusão e estimular a reintegração da criança no espaço escolar;

– Proporcionar acompanhamentos que possibilitem o progresso psicopedagógico.

A função do neuropsicopedagogo substitui a ação dos educadores?

Não, pelo contrário. A neuropsicopedagogia é uma área de estudo que contribui consideravelmente com o trabalho dos professores. Os profissionais da educação utilizam estratégias pedagógicas para alfabetizar os pequenos. Além disso, eles estimulam a aquisição de habilidades e competências necessárias para o desenvolvimento cognitivo das crianças.

Dessa forma, a neuropsicopedagogia se encarrega de focar outros pontos – interligados ao processo de aquisição do conhecimento. É possível destacar aqui que a observação e a análise da dinâmica de aprendizagem são questões importantes, sobretudo aquelas que se referem ao comportamento, ao aspecto cognitivo da memória e da atenção; e ao afetivo-social. Inclusive, neuropsicopedagogos e educadores podem desempenhar uma função bastante satisfatória ao reunirem suas abordagens no progresso psicopedagógico dos alunos.

Assim, as instituições de ensino têm necessitado cada vez mais dessa colaboração mútua entre os professores e os neuropsicopedagogos. Aliás, o retorno das crianças para as salas de aulas deve aumentar a demanda por um trabalho em conjunto, tendo em vista que essa retomada tende a expor muitos déficits educacionais como consequência do tempo de distanciamento social.

Como é o profissional de neuropsicopedagogia?

A princípio, quem deseja atuar na área deve saber que a demanda por neuropsicopedagogos está em crescimento.  Dessa forma, algumas informações precisam ser tratadas aqui, como formação ideal e perfil. Veja abaixo quais são elas.

Os neuropsicopedagogos são, em sua maioria, graduados em áreas como psicologia e pedagogia. Essas duas formações dão um embasamento teórico e prático importante para o domínio das abordagens. No entanto, como não há faculdade de neuropsicopedagogia, a solução é cursar uma boa especialização que forneça todo o conhecimento necessário para a atuação.

Em que espaços os neuropsicopedagogos podem atuar?

As escolas precisam desses especialistas, mas existem outros locais que também podem contar com os profissionais. Com isso, hospitais e clínicas são lugares que também devem ter a presença de neuropsicopedagogos, tendo em vista que a reabilitação cognitiva é parte da função da neuropsicopedagogia.

No entanto, assim como nas instituições educacionais, os casos são trabalhados de maneira isolada a fim de propiciar uma abordagem aprofundada. Desse modo, o campo de atuação da área é amplo e totalmente necessário. Durante a especialização, os alunos podem ver o direcionamento que desejam seguir.

Neuropsicopedagogia: por que estudar esse tema?

Os especialistas em neuropsicopedagogia são fundamentais para abordar as dificuldades de aprendizagem. Diante da necessidade de profissionais qualificados, quem se dispõe a mergulhar nesse importante universo deve estar preparado para saber cada vez mais.

A PósGraduação em Neuropsicopedagogia Clínica, do Grupo Rhema Educação, é o caminho para quem procura por um ensino de qualidade. Conteúdos com embasamento em evidências científicas e que priorizam a formação de forma excelente de novos profissionais.

As aulas são dinâmicas (online ao vivo), os professores trazem a experiência, a teoria e a prática; e os materiais são atualizados. Esse conjunto proporciona o diferencial tão necessário para um verdadeiro especialista.

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