O Treinamento Correto de Professores para Lidar com Crianças com TDAH
Promover um ensino inclusivo para crianças com TDAH é essencial para o seu desenvolvimento. Afinal, para auxiliá-las a atingir o seu potencial máximo é necessário fornecer um método de ensino adequado.
Apesar de se manifestar na infância, esse transtorno pode acompanhar o indivíduo até a fase adulta. Inclusive, a estimativa é que 3 a 5% das crianças na fase escolar tenham TDAH.
Sendo assim, os professores têm um papel crucial na vida e aprendizagem destes alunos. Mas qual é a maneira assertiva de lidar com as crianças? Como promover um ensino eficaz? Qual o treinamento adequado aos professores?
Falaremos mais sobre esse tema neste artigo. Veja a seguir.
As crianças com TDAH no processo de aprendizagem
Você sabe o que é o TDAH? O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é um transtorno neurobiológico que apresenta os seguintes sintomas: desatenção, desassossego e impulsividade. Devido a isso, para que as crianças com TDAH consigam obter um melhor desempenho no contexto escolar, é necessário estratégia.
Com os métodos certos, será possível melhorar a capacidade atencional e diminuir os prejuízos que os comportamentos hiperativos causam. Por consequência, será mais fácil para a criança aprender o conteúdo ensinado.
Além disso, é importante estar atento para distinguir o que são sintomas do transtorno e o que não são. Também é importante ter em mente o que essa criança será capaz ou não de fazer, para não criar expectativas além da realidade.
Lembre-se: os sintomas primários não podem ser punidos! Por isso, é necessário que o professor possa lidar com a própria frustração e estresse ao lidar com a criança.
Recursos que podem ser utilizados pelos professores em sala de aula
Há diversos recursos que podem ser utilizados pelos professores, a fim de auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos com o transtorno. Veja a lista de sugestões que preparamos para você:
- Estabeleça uma rotina na sala de aula;
- Coloque regras e limites;
- Utilize uma agenda escola-casa;
- Prefira colocar o aluno para sentar na frente, a fim de evitar que a atenção seja desviada;
- Opte por começar a aula com as matérias mais difíceis;
- Faça pausas regulares;
- Auxilie o aluno a se planejar com técnicas de organização e estudo;
- Coloque um tempo extra para responder às perguntas;
- Questione sobre possíveis dúvidas em sala de aula;
- Estimule o aluno e faça elogios;
- Recompense o bom comportamento do aluno;
- Seja simpático e empático;
- Prefira dividir o trabalho em partes, para facilitar a execução da tarefa;
- Utilize uma agenda e lista de atividades diárias;
- Estude e leia bastante sobre o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade;
- Seja assertivo;
- Esteja alerta sobre os possíveis problemas e busque soluções;
- Faça contato visual;
- Utilize metodologias ativas e a internet;
- Incentive o aluno na prática de esportes.
Como atrair a atenção do aluno com o transtorno?
Como já foi mencionado, um dos sintomas primários das crianças com TDAH é a desatenção. Por isso, o professor deve buscar metodologias e estratégias que possam atrair a atenção do aluno. Eis algumas sugestões:
- Bater palmas;
- Fazer contato visual com os alunos;
- Acender e apagar as luzes da sala de aula;
- Usar frases como: “atenção, todo mundo!”, “vamos lá, turma!”;
- Fazer uso de giz ou outros marcadores coloridos no quadro;
- Utilizar recursos multimídia, como músicas, vídeos, retroprojetores, computadores e internet.
Além disso, para tornar a aprendizagem mais adequada para os alunos, os professores também devem se atentar à quantidade de tarefas. É necessário estabelecer uma quantidade que esteja de acordo com a capacidade de atenção da criança.
Também, é importante que o professor entenda que não se deve forçar o aluno em um modelo educacional que ele não aprende. Pelo contrário. O ideal é modificar o currículo e estilo de ensino para proporcionar à criança uma aprendizagem eficaz e que ajude-a a se desenvolver.
Considerações finais
O TDAH é um transtorno que demanda dos professores estratégia e ferramentas de ensino. Existem alguns recursos que podem ser utilizados para atrair a atenção do aluno, como usar giz colorido, bater palma, utilizar vídeos, etc. Também é importante reduzir os estímulos que possam distraí-lo, sejam eles auditivos ou visuais.
Além disso, é importante se lembrar que mesmo que o processo seja mais trabalhoso, o resultado vale a pena. Este é o princípio da educação inclusiva.
Ademais, o professor pode e deve instruir o aluno a não interromper a sua explicação ou o andamento das atividades com comportamentos impulsivos. Porém, isso deve ser feito demonstrando os prejuízos para a turma, e de forma que não culpabilize a criança. Assim, a melhor maneira de fazer isso é proporcionar uma conversa esclarecedora.
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