Acessibilidade:

Jogos que Estimulam o Aprendizado

Caro educador…Saiba que utilizar os jogos em sala de aula, ajudam muito na estimulação do aprendizado dos alunos… Veja abaixo que interessante essa matéria. Boa leitura!

A infância é uma fase de descobertas, em que aprendemos com bastante rapidez bases essenciais para o desenvolvimento do raciocínio e até mesmo do caráter. Pais e educadores devem estimular a aprendizagem para que as crianças se desenvolvam da melhor maneira possível.

As brincadeiras lúdicas e os jogos educativos ajudam a desenvolver funções importantes como a coordenação motora, a memória, a fala, conscientização do corpo, aumento da percepção, noção espacial e temporal. Tudo depende da questão da idade apropriada, para trazer lazer, diversão e educação.
É dos zero aos seis anos que acontece o período de maior desenvolvimento da criança e, por isso, as experiências vivenciadas nessa fase são fundamentais para que ela desenvolva sua autonomia corporal e maturidade socioemocional.
PARA CADA IDADE UM TIPO DE JOGO OU BRINQUEDO
– 0 a 5 meses: Chocalhos, brinquedos musicais, mordedores, brinquedos de berço, móbiles, livrinhos de pano ou plástico.
– 6 meses a 1 ano: Brinquedos flutuantes (patinhos de borracha que boiam na água),  caixas ou brinquedos que se encaixam uns dentro dos outros, brinquedos para martelar, empilhar e desmontar, espelhos, brinquedos que emitem sons por meio de botões de apertar, girar ou empurrar.
– 1 a 2 anos: Brinquedos de variadas texturas (estimulam os sentidos da visão, da audição e do tato), bonecas de tecido e bichos de pelúcia feitos de materiais atóxicos, livros e álbuns de fotografia com ilustrações dos familiares e objetos conhecidos, brinquedos de empurrar ou puxar, brinquedos de montar e desmontar.
– 2 a 3 anos: Bolas, muitos blocos de brinquedos para empilhá-los e colocá-los dentro de caixas, brinquedos de encaixar e desmontar, brinquedos musicais, carrinhos, bonecas, cavalinho de balanço, brinquedos para praia ou piscina, brinquedos de equilibrar um em cima do outro. Nesta idade deve-se ensinar a criança a organizar e recolher os brinquedos.
– 3 a 4 anos: Carrinho grande de puxar, aviões, trenzinhos, brinquedos infláveis, bolhas de sabão, caixas de areia com pás e cubos, cabaninhas, casas de bonecas, ferramentas de brinquedos, massinha de modelar, objetos domésticos, fantasias, máscaras, fantoches, instrumentos musicais de brinquedo, brinquedos de montar e desmontar mais complicados, blocos de formas e tamanhos variados, jogos e quebra-cabeças simples, lápis de cor e papel para desenhar, livros com diferentes ilustrações e histórias alegres.
– 4 a 6 anos: Esta é a fase do mundo imaginário, sua criatividade está se desenvolvendo. Os brinquedos nesta fase devem auxiliar a criança a entrar no mundo da fantasia, por exemplo: dinheirinho de brinquedo, caixa registradora, casas de boneca com móveis, telefone, cidadezinhas, circos, fazendas com animais, materiais de papelaria, postos de gasolina, meios de transporte (caminhões, automóveis e pistas, motos, aviões, trens elétricos, barcos e tratores) e instrumentos musicais.
– Acima de 6 anos: Jogos de tabuleiro, pipas, carros de corrida, trens elétricos, argila para modelar, pincel, brinquedos de mágica, artigos esportivos, bicicletas, patins, skate, jogos eletrônicos, de memória, videogames, patinetes, futebol de botão, brinquedos colecionáveis, chaveiros, brinquedos eletrônicos, jogos de cartas, kits, pistas de carrinhos, quebra- cabeças.
Fonte: http://congressodepsicopedagogia.com/jogos-que-estimulam-o-aprendizado/
Aprenda mais sobre esse assunto…


Se inscreva em nosso curso de JOGOS MATEMÁTICOS, e saiba mais sobre como você pode ajudar seus alunos.

Continue lendo

Como trabalhar as competências socioemocionais na escola

Olá, professores! Primeiramente, como vocês acreditam que as competências socioemocionais influenciam na vida de uma criança? A resposta pode ser […]

Dicas para trabalhar a coordenação motora fina na educação infantil

Em primeiro lugar, vocês já perceberam como a coordenação motora fina está diretamente ligada ao desenvolvimento de uma criança? Há […]

COMO INTERVIR COM O ADOECIMENTO EMOCIONAL DO PROFESSOR- SÍNDROME DE BOURNOUT

A profissão do Professor é considerada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), como uma das mais estressantes, com forte incidência […]

Como trabalhar as competências socioemocionais na escola
Olá, professores! Primeiramente, como vocês acreditam que as competências socioemocionais influenciam na vida de uma criança? A resposta pode ser uma reflexão acerca do impacto de tal conjunto na formação do pequeno. Afinal, com a experiência de cada um, os pontos de vista podem variar, mas todos eles tendem a...
Dicas para trabalhar a coordenação motora fina na educação infantil

Em primeiro lugar, vocês já perceberam como a coordenação motora fina está diretamente ligada ao desenvolvimento de uma criança? Há […]

COMO INTERVIR COM O ADOECIMENTO EMOCIONAL DO PROFESSOR- SÍNDROME DE BOURNOUT

A profissão do Professor é considerada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), como uma das mais estressantes, com forte incidência […]