IDENTIFICAÇÃO DOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
Você é capaz de identificar previamente comportamentos que demonstram alguns dos Transtornos de Aprendizagem?
Desde a educação infantil e anos iniciais é possível intervir com práticas pedagógicas eficazes, que podem auxiliar o pequeno.
Vários fatores podem demonstrar um distúrbio de aprendizagem, e seu papel como pai e educador é se capacitar para auxiliar no diagnóstico precoce.
Boa leitura.
IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DE FATORES DE RISCO PARA OS TRANSTORNOS (DISTÚRBIOS) DE APRENDIZAGEM
Embora, o diagnóstico de transtornos de leitura, escrita e aritmética só podem ser diagnosticados a partir do processo de alfabetização, há alguns sinais indicativos ou de risco para um desenvolvimento adequado da aprendizagem, excluindo-se, obviamente, privação cultural, a deficiência intelectual, falta de oportunidades que não configuram, segundo o DSM-V, critérios para se considerar um transtorno de aprendizagem.
O professor deve observar alguns comportamentos que podem sinalizar a eminência de risco para a aprendizagem, já na Educação Infantil e nos anos iniciais do Fundamental como:
Pré Escolares 3 a 5 anos:
- Desenvolvimento lento na aquisição do vocabulário; atraso na fala; dificuldades articulatórias;
- Dificuldade em correr e saltar;
- Dificuldades para entender instruções e seguir rotinas;
- Falta de atenção e aumento da atividade e impulsividade;
- Dificuldade para abotoar e desabotoar;
- Atraso para memorizar os números, o alfabeto, os dias da semana, as cores e formas;
- Falta de controle e manejo do lápis e de canetas;
- Aparecimento de condutas problemáticas em suas interações sociais
Crianças de 6 a 11 anos:
- Confunde direita e esquerda e escreve em espelho;
- Coordenação motora aquém do esperado, confunde-se e propenso a acidentes;
- Não segura bem o lápis
- Sua dificuldade de coordenação motora fina compromete a caligrafia
- Não completa uma série de instruções verbais
- Compreensão leitora aquém do esperado, lento ou ineficiente para recordar /recuperar informações.
Características, habitualmente, presentes nos transtornos de leitura:
- Dificuldade persistente no processo de alfabetização;
- Dificuldade em estabelecer a correta relação entre letras e os sons que as representam;
- Leitura hiperanalítica ou hiperdecifratória (silabada);
- Velocidade lenta da leitura;
- Falta de expressividade durante a leitura;
- Uso excessivo ou inadequado de pausas;
- Falta de marcação rítmica ou de marcação das tônicas durante a leitura;
- Dificuldade de se marcar a modalidade (não é possível perceber se o escolar lê uma pergunta afirmação ou exclamação pela sua entonação).
Características, habitualmente, presentes nos transtornos de aritmética:
- Incapacidade para estabelecer correspondência biunívoca;
- Incapacidade para contar com sentido – relação número/numeral;
- Incapacidade para associar símbolos auditivos e visuais;
- Incapacidade para aprender sistema cardinal e ordinal de contagem;
- Incapacidade para visualizar conjuntos;
- Incapacidade para compreender princípios de conservação;
- Incapacidade para executar operações aritméticas;
- Incapacidade para compreender a organização de numerais nas páginas;
- Incapacidade para obedecer e recordar a sequência dos passos que devem ser dados em operações matemáticas diversas;
- Incapacidade para compreender princípios de medida;
- Incapacidade para ler mapas e gráficos;
- Incapacidade para escolher os princípios para solucionar problemas de raciocínio aritmético.
A observância dos comportamentos supracitados pode auxiliar no encaminhamento e diagnóstico precoce de transtornos de aprendizagem e, dessa forma, oportunizar ao educando medidas educacionais diferenciadas para auxiliá-lo a suprir ou minimizar os impactos dos transtornos de aprendizagem em sua vida pessoal e acadêmica.
CLIQUE AQUI e conheça como a capacitação de Transtornos da Linguagem pode auxiliar VOCÊ neste processo.
Com muitas dicas e ações para identificar, intervir e desenvolver atividades práticas, de forma dinâmica.
Qualquer dúvida, CLIQUE AQUI ou entre em contato via WhatsApp 43 – 9966-0203.
Será um prazer atende-lo.
Até breve.
Grupo Rhema Educação