Acessibilidade:

IDENTIFICAÇÃO DOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM

Você é capaz de identificar previamente comportamentos que demonstram alguns dos Transtornos de Aprendizagem?

Desde a educação infantil e anos iniciais é possível intervir com práticas pedagógicas eficazes, que podem auxiliar o pequeno.

Vários fatores podem demonstrar um distúrbio de aprendizagem, e seu papel como pai e educador é se capacitar para auxiliar no diagnóstico precoce.

Boa leitura.

IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DE FATORES DE RISCO PARA OS TRANSTORNOS (DISTÚRBIOS) DE APRENDIZAGEM

Embora, o diagnóstico de transtornos de leitura, escrita e aritmética só podem ser diagnosticados a partir do processo de alfabetização, há alguns sinais indicativos ou de risco para um desenvolvimento adequado da aprendizagem, excluindo-se, obviamente, privação cultural, a deficiência intelectual, falta de oportunidades que não configuram, segundo o DSM-V, critérios para se considerar um transtorno de aprendizagem.

O professor deve observar alguns comportamentos que podem sinalizar a eminência de risco para a aprendizagem, já na Educação Infantil e nos anos iniciais do Fundamental como:

Pré Escolares 3 a 5 anos:

  • Desenvolvimento lento na aquisição do vocabulário; atraso na fala; dificuldades articulatórias;
  • Dificuldade em correr e saltar;
  • Dificuldades para entender instruções e seguir rotinas;
  • Falta de atenção e aumento da atividade e impulsividade;
  • Dificuldade para abotoar e desabotoar;
  • Atraso para memorizar os números, o alfabeto, os dias da semana, as cores e formas;
  • Falta de controle e manejo do lápis e de canetas;
  • Aparecimento de condutas problemáticas em suas interações sociais

Crianças de 6 a 11 anos:

  • Confunde direita e esquerda e escreve em espelho;
  • Coordenação motora aquém do esperado, confunde-se e propenso a acidentes;
  • Não segura bem o lápis
  • Sua dificuldade de coordenação motora fina compromete a caligrafia
  • Não completa uma série de instruções verbais
  • Compreensão leitora aquém do esperado, lento ou ineficiente para recordar /recuperar informações.

Características, habitualmente, presentes nos transtornos de leitura:

  • Dificuldade persistente no processo de alfabetização;
  • Dificuldade em estabelecer a correta relação entre letras e os sons que as representam;
  • Leitura hiperanalítica ou hiperdecifratória (silabada);
  • Velocidade lenta da leitura;
  • Falta de expressividade durante a leitura;
  • Uso excessivo ou inadequado de pausas;
  • Falta de marcação rítmica ou de marcação das tônicas durante a leitura;
  • Dificuldade de se marcar a modalidade (não é possível perceber se o escolar lê uma pergunta afirmação ou exclamação pela sua entonação).

Características, habitualmente, presentes nos transtornos de aritmética:

  • Incapacidade para estabelecer correspondência biunívoca;
  • Incapacidade para contar com sentido – relação número/numeral;
  • Incapacidade para associar símbolos auditivos e visuais;
  • Incapacidade para aprender sistema cardinal e ordinal de contagem;
  • Incapacidade para visualizar conjuntos;
  • Incapacidade para compreender princípios de conservação;
  • Incapacidade para executar operações aritméticas;
  • Incapacidade para compreender a organização de numerais nas páginas;
  • Incapacidade para obedecer e recordar a sequência dos passos que devem ser dados em operações matemáticas diversas;
  • Incapacidade para compreender princípios de medida;
  • Incapacidade para ler mapas e gráficos;
  • Incapacidade para escolher os princípios para solucionar problemas de raciocínio aritmético.

A observância dos comportamentos supracitados pode auxiliar no encaminhamento e diagnóstico precoce de transtornos de aprendizagem e, dessa forma, oportunizar ao educando medidas educacionais diferenciadas para auxiliá-lo a suprir ou minimizar os impactos dos transtornos de aprendizagem em sua vida pessoal e acadêmica.

CLIQUE AQUI e conheça como a capacitação de Transtornos da Linguagem pode auxiliar VOCÊ neste processo.

Com muitas dicas e ações para identificar, intervir e desenvolver atividades práticas, de forma dinâmica.

Qualquer dúvida, CLIQUE AQUI ou entre em contato via WhatsApp 43 – 9966-0203.

Será um prazer atende-lo.

Até breve.

Grupo Rhema Educação

Continue lendo

SINAIS PARA SUSPEITAR DE TRASTORNO DE APRENDIZAGEM!

SINAIS PARA SUSPEITAR DE TRASTORNO DE APRENDIZAGEM! Crianças com dificuldade de aprendizagem na escola podem ser vistas por pais e […]

Quais abordagens intervencionais são as mais eficazes no TOD?

Você já ouviu falar em TOD? O Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) é uma desordem que tem como característica principal o […]

ENTENDENDO A SURDOCEGUEIRA!

Ola pais e professores,   Por esses dias vamos falar um pouco sobre uma deficiência que merece nossa atenção: a […]