DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
Transtorno de Aprendizagem e Dificuldades de Aprendizagem, qual é a diferença?
Você já ouviu a frase: “Vamos aguardar… pode ser que ele melhore!”
Esta frase embora simples, possui um grande significado.
Muito usual em nosso meio acadêmico, principalmente por parte dos pais, quando o rendimento escolar de seu filho não é obtido com sucesso. Não é mesmo?
A demora para identificar e intervir no Transtorno de Aprendizagem pode ocasionar grandes prejuízos na vida dos nossos pequenos.
Boa leitura!
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E TRANSTORNOS (DISTÚRBIO) DE APRENDIZAGEM
Há uma tendência à confusão conceitual entre Dificuldade e Transtorno de Aprendizagem e, em geral, esse fato pode comprometer o diagnóstico precoce dos Transtornos de Aprendizagem e impactar, negativamente, a vida acadêmica do educando.
As Dificuldades de Aprendizagem estão ligadas a problemas de ordem pedagógica, sem envolvimentos neurobiológicos. Por exemplo, uma criança que não consegue realizar operações de divisão porque não compreendeu bem os mecanismos da multiplicação, ou não sabe a tabuada. Resolvidos essas situações, a criança consegue operar normalmente.
Outros fatores que podem ser considerados como Dificuldades de Aprendizagem:
- Inadequação curricular;
- Método de alfabetização;
- Dispedagogias;
- Dificuldades processuais (adolescência);
- entre outras circunstâncias.
O termo Transtorno (também, nominado de distúrbio) de Aprendizagem, segundo o DSM-V, refere-se a um grupo de condições nas quais existe discrepância entre o desempenho escolar em um ou mais domínios acadêmicos e a habilidade cognitiva geral do indivíduo. Estão presentes um dos sinais, ou, a combinação dos mesmos:
- Reconhecimento visual de palavras impreciso, lento ou trabalhoso;
- Dificuldade de compreensão textual;
- Dificuldade de ortografia;
- Dificuldade com redação;
- Dificuldades com senso numérico, fatos aritméticos e cálculos;
- Dificuldades com o raciocínio aritmético;
- Exclui-se deficiência sensorial, pobreza, falta de estimulação e escolarização inadequada e deficiência intelectual.
As causas dos Transtornos de Aprendizagem estão ligadas à Disfunções Neurogênicas.
Grande parte da literatura indica como uma dificuldade na análise e no processamento das áreas temporo-parieto-occipital. Além dessas áreas, pode haver comprometimento do lobo frontal nas praxias construtivas, rastreio e planificação da linguagem.
Para Ohlweiler, 2006, o grau de comprometimento substancialmente abaixo do esperado para uma criança com a mesma idade e escolaridade; o Transtorno está presente desde os primeiros anos de vida; persiste apesar do atendimento adequado; e há a existência de história e antecedentes familiares.
O diagnóstico dos Transtornos de Aprendizagem é clínico e interdisciplinar, contudo, a escola exerce um papel fundamental em observar os comportamentos dos acadêmicos dos educandos e, dessa forma, identificar sinais de risco para o desenvolvimento e aprendizagem e realizar o encaminhamento o mais cedo possível.
Você identificou no texto acima alguns fatores que podem influenciar no desempenho de seus pequenos?
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