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Qual o momento ideal para iniciar o processo de alfabetização do aluno?

Primeiramente, é importante que as etapas relacionadas ao desenvolvimento pedagógico da criança sejam vivenciadas em sua totalidade. Com isso, desde a sua entrada na educação infantil, muitos pais acreditam que seus filhos começam ser apresentados ao mundo da alfabetização de forma imediata. Porém, sabia que esse contato se dá muito antes da primeira aula? Estudos comprovam que sim. Vejam o porquê.

A partir de que momento a criança lida com a escrita?

De acordo com estudos, a criança tem contato com a tecnologia da escrita e seu uso muito antes de entrar para o ambiente escolar. Isso ocorre em função do contexto pelo qual ela é estimulada desde tenra idade.

Dessa forma, o simples fato do pequeno ver as pessoas lendo e escrevendo impulsiona a familiaridade com as práticas de leitura e escrita. Em outras palavras, esse processo se inicia quando a criança observa textos escritos à sua volta e vai descobrindo o sistema de escrita, reconhecendo algumas letras e palavras.

Qual é o momento ideal para dar início ao processo de alfabetização?

Segundo estudiosos, não existe um consenso sobre qual o momento exato, mas é sabido que na educação infantil acontece o estímulo necessário para propiciar o processo de alfabetização. Com isso, devemos ressaltar que esse exercício de indução deve ocorrer por meio de atividades lúdicas, fazendo o uso de brincadeiras, cantigas e outras ações com grande potencial de atrair os alunos.

Inclusive, há uma recomendação de que as tarefas sejam práticas, antes mesmo de entrar nas partes teóricas. Afinal, isso serve para incentivar as crianças por meio de brincadeiras que sirvam de treinamento das habilidades que devem ser praticadas para atingir o nível desejado.

O período compreendido dos 6 aos 7 anos é visto por muitos como o ideal para que os estímulos sejam mais direcionados a habilidades que contribuirão com a alfabetização. Assim, os exercícios passam a focar mais na leitura, na escrita e em todas as competências necessárias.  

Quais são as habilidades e os pré-requisitos indicados para a alfabetização?

Antes de tudo, vocês precisam saber ou relembrar que o processo de alfabetização é gradual e marcado por determinadas fases. Portanto, há a necessidade de mostrar quais são as habilidades mais importantes para a aquisição da alfabetização.

A princípio, o esquema corporal é extremamente importante, pois quando a criança passa a ter a noção do conhecimento de seu próprio corpo, ela começa a se conscientizar sobre as potencialidades de seus movimentos corporais. Dentro desse parâmetro, algumas ações são recomendadas como possíveis estímulos que facilitam o desenvolvimento da alfabetização: atividades lúdicas e teóricas de conhecimento das partes do corpo; brincar com bonecos/bonecas, montagem de marionetes, etc.

Logo depois, podemos destacar a lateralidade. Por meio da noção de direita, esquerda, em cima e embaixo, a criança é estimulada a evitar que a chamada escrita espelhada se prolongue, além de outras trocas.

Com isso, os professores podem incentivar atividades que sirvam para orientar as habilidades pautadas na lateralidade. Assim, a criança vai ser constantemente induzida a trabalhar essa noção de maneira lúdica e educativa.

A orientação espacial é outra habilidade indispensável para o processo de alfabetização. Com isso, ela se caracteriza por capacitar o aluno a relacionar a posição de um objeto e também de si próprio no espaço.

Além disso, esta noção é necessária para ordenar as letras dentro de uma palavra, de uma linha; um texto ou imagem dentro de uma folha. Inclusive, o movimento dos olhos durante a leitura é potencializado por meio dessa habilidade.

Os jogos de labirinto são excelentes para treinar as crianças dentro da orientação espacial. Mas há outras atividades tão interessantes quanto: associar a concepção de dentro e fora, desenhar apenas dentro ou fora de determinado limite, brincar de amarelinha ou corda, etc.

Já a orientação temporal é fundamental para estimular a relação/orientação do aluno no tempo. Com isso, o pequeno passa a ter conhecimento sobre o ontem, o presente e o que vai acontecer no futuro.

Portanto, nesse período é importante apresentar a ele o calendário, a agenda; induzir que os pequenos relatem o que fizeram no final de semana. No entanto, o decorrer da idade vai aperfeiçoando essa habilidade. Isso significa que é preciso esperar o nível de maturidade ideal da criança.

A discriminação auditiva, por sua vez, é a habilidade de distinguir os sons, o que exige uma memória auditiva. Para isso, jogos de imitação de determinado som, ouvir e cantar canções e tudo que esteja relacionado à sua emissão.

Posteriormente, destacamos a análise-síntese como uma noção muito importante, pois ela se caracteriza como pré-requisito para decodificar e decompor uma palavra em partes (análise) e recompor realizando a união das partes (síntese). A atividade de separação em sílabas é muito usada nesse contexto.

Para finalizar, a linguagem oral e a coordenação viso-motora completam esse conjunto tão importante. Assim sendo, a primeira é responsável por proporcionar ao aluno a capacidade de usar a comunicação verbal. A segunda é voltada para que a criança coordene o movimento entre os olhos e o corpo. Ambas devem ser trabalhadas com bastante estímulo, pois são fundamentais para a alfabetização.

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