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FUNÇÕES EXECUTIVAS…VOCÊ SABE COMO ESTIMULAR NAS CRIANÇAS?

VOCÊ SABE O QUE É E COMO DESENVOLVER AS HABILIDADES COGNITIVAS DOS SEUS PEQUENOS?
 
Olá Pais e Professores, tudo bem?
 
Você sabia que, as funções executivas são as habilidades cognitivas necessárias para controlar nossos pensamentos, nossas emoções e nossas ações??
 
Esse tema propõe entender melhor como elas se desenvolvem, seu papel e seu impacto na vida social, afetiva e intelectual desde a infância até a idade adulta.
Mas afinal, como desenvolver essas funções em nossos pequeninos?
Veja a matéria que separamos em nosso Blog 
Boa leitura.

O centro de Comando e Controle do Cérebro

Funções executivas são processos mentais superiores, envolvidos no processamento das informações e no gerenciamento das demandas ao nosso redor. São elas que tornam possível tomar decisões em situações complexas.
 
Cada vez mais pesquidadores na área do TDAH e neurocientistas acreditam que um déficit em funcionamento executivo está relacionado ao substrato orgânico deste transtorno.

Toda a função executiva tem algum tipo de relação com situações onde “comando” e “controle” são necessários – em termos mais amplos, podem ser vistas como as grandes condutoras de todas as habilidades cognitivas.

 
 Estão diretamente relacionadas a comportamentos auto-organizados e voluntários. São necessárias para lidar com todas as exigências práticas da vida, bem como enfrentar o stress e manter relacionamentos.

As funções executivas não são habilidades isoladas; muito pelo contrário, são altamente inter-relacionadas e inter-dependentes.
 
 Problemas com funções executivas – conhecidos também como Disfunções Executivas, podem ser encontrados em crianças e adultos sem nenhum outro transtorno ou psicopatologia.
Apesar disto, são muito comuns em casos de transtornos psiquiátricos, de desenvolvimento. 
 
 

Funções Executivas e TDAH

Disfunções executivas são uma marca central do TDAH, tanto que muitos especialistas da área consideram ser esta a origem principal do transtorno. 
Segundo esta concepção, a essência do TDAH estaria em falhas no controle inibitório. 
O déficit de atenção é visto como um déficit na modulação da atenção – como se sabe, pessoas com TDAH – distração e desatenção conseguem prestar atenção, muitas vezes de extrema intensidade, chegando a um hiperfoco.
 
 Entretanto, enfrentam problemas com controle voluntário e auto-direcionado do foco. Já a hiperatividade representa um déficit em inibição motora, assim como a impulsividade está relacionada a uma inibição pobre dos impulsos.
De um modo geral, há consenso que as Funções Executivas incluem a capacidade de Inibição, Flexibilidade Mental, Controle Emocional, Volição (capacidade de iniciar atividades), Memória de Trabalho, Planejamento, Auto-monitoramento e Organização.

Como ajudar seu filho a desenvolver as funções executivas?

Tente fazer o seguinte teste com o seu filho: coloque um doce (ou algo que desperte grande interesse da criança e seja de satisfação imediata) em frente à criança e explique que vai se ausentar por algum tempo e que, se na sua ausência ele não comer, receberá o prêmio em dobro quando voltar.
 
Quanto tempo você acha que seu filho aguentaria esperar? Esse teste, conhecido como O Experimento do Marshmallow é famoso e é aplicado desde 1972 por inúmeros pesquisadores e psicólogos para analisar a capacidade de autocontrole.
 
Ele foi realizado pela primeira vez na universidade de Stanford, pelo doutor Walter Mischel, com crianças em fase de desenvolvimento (entre 4 e 6 anos de idade). 
Apesar de parecer simples, o teste é eficiente do ponto de vista científico para mapear diversos comportamentos ligados a capacidades cognitivas que geram reflexos na vida adulta.
O interessante é que essa habilidade de controlar um impulso de satisfação em troca de uma recompensa maior e outras que geram traços de personalidade que serão importantes no futuro podem ser estimuladas na infância. 
Além do autocontrole, as chamadas funções executivas englobam ainda a memória de trabalho (capacidade de guardar na memória uma informação que pode ser usada mais tarde) e a flexibilidade criativa (capacidade de pensar de maneira criativa e se adaptar a novas situações). 
Conjuntamente, essas funções permitem que a criança possa planejar, raciocinar, prestar atenção e realizar múltiplas tarefas importantes para ter êxito na escola e na vida. 
A aquisição dessas ferramentas mentais são um desafio para crianças com diagnóstico de autismo, déficit de atenção ou hiperatividade e são necessárias para desenvolver outras habilidades, como a de adquirir novos conhecimentos e a alteridade (de colocar-se no lugar do outro).
Dotada dessas competências, a criança tende a ser um adulto mentalmente, emocionalmente e socialmente saudável e mais capacitado para lidar com as adversidades.
COMO ESTIMULAR AS FUNÇÕES EXECUTIVAS?
-Mantenha uma relação positiva com seu filho para ajudá-lo a se preparar melhor para lidar com situações estressantes, o que, por sua vez, o ajudará a desenvolver suas funções executivas.

– Seja afetuoso e sensível às necessidades do seu filho.

– Use métodos brandos de disciplina, como dialogar com ele e pedir ou sugerir educadamente quando você quer que ele faça ou deixe de fazer alguma coisa.

– Incentive seu filho a ser independente, ajudando-o em suas atividades somente quando ele precisa.

– Tente manter atividades domésticas e rotinas consistentes e organizadas.
 
– Seja realista a respeito do que ele pode fazer em diferentes idades.
 
– Escolha para ele jogos de computador e cognitivos que ajudem a desenvolver as funções executivas.
 
– Incentive seu filho a fazer ioga, meditação, música, artes marciais, dança ou atividades aeróbicas. 
 
– Sempre levando em conta a idade de seu filho, fique atento aos sinais de funções executivas deficientes (por exemplo, dificuldade de prestar atenção, comportamentos impulsivos), pois eles podem indicar que seu filho está tendo dificuldades de desenvolvimento ou de aprendizagem.
 
O papel da escola nesse processo de apreensão das funções é superimportante. No espaço educativo, há várias maneiras de estimular as habilidades que, se não forem desenvolvidas, podem levar a criança, na fase adulta, a enfrentar uma série de dificuldades em diversas esferas de sua existência.
 
 Por isso, é tão importante garantir que elas sejam bem trabalhadas, nos ambientes familiar e escolar.
Gostou desse tema? 
 
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Fonte: enciclopedia-crianca.com – ebc.com.br- dda-deficitdeatencao.com.br

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