Hoje vamos compartilhar um conteúdo muito importante para a Educação Infantil: O Aprendizado Sensorial!
Desde o ventre da mãe a criança já desenvolve os sentidos de forma natural.
E o mundo que nos cerca está cheio de informações, que chegam até nós através do tato, olfato, visão, audição, gustação, movimentos e posições do corpo.
Ensinar os pequeninos a explorar esses 5 sentidos não é uma tarefa muito difícil, aliás eles adoram experimentar novas sensações.
Veja abaixo algumas dicas de atividade de Percepção Gustativa!
ATIVIDADES SENSORIAIS PARA ESTIMULAR OS 5 SENTIDOS DAS CRIANÇAS!
O desenvolvimento sensorial é a base de toda a aprendizagem. Através dos estímulos sensoriais (sons, cheiros, cores, texturas, sensações etc.) as crianças vão conhecer e aprender do mundo que o rodeia, e mais bem-sucedido e eficiente será este aprendizado
Os sentidos são responsáveis pela nossa capacidade de interpretar o ambiente, ou seja, captar diferentes estímulos ao nosso redor. Sem os sentidos não seríamos capazes de perceber as variações do meio e, consequentemente, de produzir uma ação adequada diante de um perigo.
Tradicionalmente, aceitamos que os seres humanos possuem cinco sentidos principais: visão, olfato, paladar, audição e tato.
Quais os sistemas sensoriais que devem ser observados?
· Sistema táctil: é o responsável por tudo aquilo que está em contato com a pele. Exemplo: toque (reconhecer um objeto no escuro), preensão, temperatura (sensação de quente e frio), textura (áspero e macio);
· Sistema auditivo: habilidade de reconhecer sons, discriminar, transformar e reagir a sons;
· Sistema oral/gustativo: é o paladar e tudo que é relativo aos estímulos dentro da boca. Exemplo: experimentar sabores doces, salgados, ácidos, azedos ou experimentar alimentos de diferentes consistências;
· Sistema olfativo: é o cheiro, processamento e discriminação de odores;
· Sistema visual: todas as habilidades relativas à visão;
· Sistema vestibular: localizado no ouvido, está relacionado ao movimento e equilíbrio, além de coordenar movimentos, como a conexão entre olho e mão e os dois lados do corpo (coordenação bilateral);
· Sistema proprioceptivo: relacionado à posição do nosso corpo no espaço, a noções de peso, pressão, alongamento e mudança de posição. É o corpo como um todo, tanto em situações estáticas quanto em situações dinâmicas. É devido a este sistema que conseguimos, por exemplo, escrever sem termos que olhar para cada movimento da nossa mão.
Assim, quando tudo está a funcionar bem, o nosso cérebro organiza as informações recebidas do ambiente através do corpo para reproduzir uma resposta adequada a cada estímulo. A este processo, dá-se o nome de integração sensorial.
Quais atividades estimulam os sentidos?
Movimentos, texturas, aromas, sabores, são informações que podem ser muito bem integradas ao que ouvimos e vemos, para enriquecermos ainda mais a capacidade de discriminação e aprendizagem do cérebro. Veja algumas sugestões:
· Modifique o ambiente! Coloque música, altere a luminosidade, use lanternas para contar uma história.
· Manipule diferentes texturas. Utilize bacias para colocar materiais como areia, pedras, gel de cabelo, creme corporal, farinha, grãos, etc. Incentive a criança a brincar. Uma possibilidade é usar essas texturas para criar cenários e objetos que se relacionem com os conteúdos trabalhados em classe, como animais, meios de transporte, entre outros. Ainda pode ser sugerida uma escavação para encontrar letras dentro das bacias e, com elas, formar palavras-livros com figuras grandes são boas opções. Há livros interativos, com fantoches, texturas ou figuras adesivas para complementar a leitura.
· Traga papéis de cores e espessuras diferentes, assim como materiais variados para a pintura. Use misturas de cores, tintas caseiras ou comestíveis.
· Massinha de modelar tem diversas possibilidades. Você pode convidar as crianças a criar animais e objetos, ou usá-la para contornar letras e números.
· Grave sons da natureza, de animais e da própria criança falando e reserve um momento para a escuta.
O que fazer caso a criança apresente um déficit de aprendizado?
Contudo, há pessoas que possuem déficits nos sistemas sensoriais. Estes problemas podem causar inúmeras complicações no processo de aprendizagem, que vão da falta de atenção e concentração até a baixa confiança em si mesmo. Fique atento se o seu aluno apresentar:
· Hipersensibilidade a movimentos, sons, odores e ambientes diferentes.
· Hipersensibilidade ao manipular materiais como cola, areia, tinta ou até mesmo comida, utilizando sempre a ponta dos dedos.
· Medo ao realizar experiências que envolvam os sistemas sensoriais já citados;
· Medo de altura e falta de equilíbrio.
· Coordenação motora empobrecida: dificuldade em correr ou pular, problemas com a escrita e com a preensão do lápis.
· Problemas com situações de desafio.
Para amenizar estas dificuldades, o professor pode verificar se a quantidade de estímulos trabalhados não está em demasia, já que muita informação sensorial ao mesmo tempo pode estressar e até desorganizar a aprendizagem da criança. Outro ponto importante é não “forçar” a realização de uma atividade na qual o aluno demonstra medo ou outra reação incomum.