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Escala de avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor infantil

O processo de desenvolvimento neuropsicomotor infantil é composto por diversas etapas, e cada uma delas representa avanços consideráveis na vida dos pequenos.

Logo, é importante que os educadores conheçam bem estas fases, a fim de que seu trabalho seja bem aproveitado ao reunir teoria e prática.

Neste artigo, vamos conhecer as escalas de avaliação, ferramentas úteis para auxiliar na compreensão e monitoramento do desenvolvimento infantil. Continue lendo!

O que são as escalas de avaliação no desenvolvimento neuropsicomotor?

As escalas de avaliação no desenvolvimento infantil são instrumentos padronizados que possuem como finalidade avaliar o desempenho de uma criança em diversas áreas, como:

  • Habilidades motoras grossas (equilíbrio, coordenação e locomoção);
  • Habilidades motoras finas (manipulação de objetos e destreza manual);
  • Habilidades cognitivas (linguagem, memória e raciocínio);
  • Aspectos socioemocionais (interação social, expressão emocional e habilidades adaptativas).

Assim, com este método estruturado é possível observar e registrar o comportamento de uma criança, assim como compará-lo com os marcos típicos do desenvolvimento.

Como elas são desenvolvidas?

As escalas de avaliação são desenvolvidas por profissionais da área da saúde, como terapeutas ocupacionais, psicólogos e fisioterapeutas.

Estes profissionais se baseiam em pesquisas científicas e teorias sobre o desenvolvimento infantil para criar escalas validadas e confiáveis.

No entanto, as escalas não substituem uma avaliação profissional completa, mas podem fornecer indicativos iniciais de atrasos.

Por que você deve conhecer as escalas de desenvolvimento?

Além de te ajudar a ter um modelo de acompanhamento do desenvolvimento de seus alunos, outras vantagens das escalas de desenvolvimento são:

  1. Identificação precoce de dificuldades

As escalas podem ajudar os professores a identificar, precocemente, possíveis atrasos ou dificuldades, uma vez que, com elas, é possível observar o desempenho dos alunos de

forma mais abrangente.

  1. Adaptação do ensino

Com o conhecimento destas escalas, os professores podem adaptar as práticas de ensino de acordo com as necessidades de cada aluno, oferecendo estratégias diferenciadas e recursos adequados.

  1. Parceria com os pais

Ao conhecer e utilizar escalas de avaliação, os professores podem compartilhar informações mais objetivas e embasadas com os pais, fortalecendo a parceria entre escola e família.

  1. Promover a inclusão

Quando o professor compreende as diferentes dimensões do desenvolvimento infantil, ele consegue adotar práticas inclusivas, adaptar o currículo e oferecer suporte adequado às crianças com necessidades especiais.

Modelos de escala de avaliação mais utilizados

Os principais modelos de escala de avaliação de desenvolvimento neuropsicomotor são:

1) Escala de Desenvolvimento Motor de Peabody (PDMS)

Avalia o desenvolvimento motor de crianças desde o nascimento até os 5 anos de idade, sendo composta por duas subescalas: 

  • a subescala de habilidades motoras grossas;
  • a subescala de habilidades motoras finas.

2) Test of Gross Motor Development (TGMD)

Teste utilizado para avaliar o desenvolvimento motor em crianças de 3 a 10 anos de idade. Ele foca nas habilidades motoras fundamentais, como:

  • corrida;
  • salto;
  • arremesso, entre outros.

3) Escala Motora Infantil (Infant Motor Scale – IMS)

Ao englobar diversas áreas motoras, como rolar, sentar, controle de cabeça e engatinhar, esta escala avalia o desenvolvimento motor em crianças de 1 a 18 meses de idade.

4) Alberta Infant Motor Scale (AIMS)

Avalia o desenvolvimento motor em crianças de 0 a 18 meses de idade através da verificação de habilidades motoras como controle de cabeça, rolar, sentar, engatinhar, ficar em pé e andar.

5) Movement Assessment Battery for Children (MABC)

Realiza a avaliação das habilidades motoras em crianças e adolescentes de 3 a 16 anos de idade. Ele abrange três áreas principais: habilidades manuais, controle de bola e equilíbrio.

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