Escala de avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor infantil
O processo de desenvolvimento neuropsicomotor infantil é composto por diversas etapas, e cada uma delas representa avanços consideráveis na vida dos pequenos.
Logo, é importante que os educadores conheçam bem estas fases, a fim de que seu trabalho seja bem aproveitado ao reunir teoria e prática.
Neste artigo, vamos conhecer as escalas de avaliação, ferramentas úteis para auxiliar na compreensão e monitoramento do desenvolvimento infantil. Continue lendo!
O que são as escalas de avaliação no desenvolvimento neuropsicomotor?
As escalas de avaliação no desenvolvimento infantil são instrumentos padronizados que possuem como finalidade avaliar o desempenho de uma criança em diversas áreas, como:
- Habilidades motoras grossas (equilíbrio, coordenação e locomoção);
- Habilidades motoras finas (manipulação de objetos e destreza manual);
- Habilidades cognitivas (linguagem, memória e raciocínio);
- Aspectos socioemocionais (interação social, expressão emocional e habilidades adaptativas).
Assim, com este método estruturado é possível observar e registrar o comportamento de uma criança, assim como compará-lo com os marcos típicos do desenvolvimento.
Como elas são desenvolvidas?
As escalas de avaliação são desenvolvidas por profissionais da área da saúde, como terapeutas ocupacionais, psicólogos e fisioterapeutas.
Estes profissionais se baseiam em pesquisas científicas e teorias sobre o desenvolvimento infantil para criar escalas validadas e confiáveis.
No entanto, as escalas não substituem uma avaliação profissional completa, mas podem fornecer indicativos iniciais de atrasos.
Por que você deve conhecer as escalas de desenvolvimento?
Além de te ajudar a ter um modelo de acompanhamento do desenvolvimento de seus alunos, outras vantagens das escalas de desenvolvimento são:
- Identificação precoce de dificuldades
As escalas podem ajudar os professores a identificar, precocemente, possíveis atrasos ou dificuldades, uma vez que, com elas, é possível observar o desempenho dos alunos de
forma mais abrangente.
- Adaptação do ensino
Com o conhecimento destas escalas, os professores podem adaptar as práticas de ensino de acordo com as necessidades de cada aluno, oferecendo estratégias diferenciadas e recursos adequados.
- Parceria com os pais
Ao conhecer e utilizar escalas de avaliação, os professores podem compartilhar informações mais objetivas e embasadas com os pais, fortalecendo a parceria entre escola e família.
- Promover a inclusão
Quando o professor compreende as diferentes dimensões do desenvolvimento infantil, ele consegue adotar práticas inclusivas, adaptar o currículo e oferecer suporte adequado às crianças com necessidades especiais.
Modelos de escala de avaliação mais utilizados
Os principais modelos de escala de avaliação de desenvolvimento neuropsicomotor são:
1) Escala de Desenvolvimento Motor de Peabody (PDMS)
Avalia o desenvolvimento motor de crianças desde o nascimento até os 5 anos de idade, sendo composta por duas subescalas:
- a subescala de habilidades motoras grossas;
- a subescala de habilidades motoras finas.
2) Test of Gross Motor Development (TGMD)
Teste utilizado para avaliar o desenvolvimento motor em crianças de 3 a 10 anos de idade. Ele foca nas habilidades motoras fundamentais, como:
- corrida;
- salto;
- arremesso, entre outros.
3) Escala Motora Infantil (Infant Motor Scale – IMS)
Ao englobar diversas áreas motoras, como rolar, sentar, controle de cabeça e engatinhar, esta escala avalia o desenvolvimento motor em crianças de 1 a 18 meses de idade.
4) Alberta Infant Motor Scale (AIMS)
Avalia o desenvolvimento motor em crianças de 0 a 18 meses de idade através da verificação de habilidades motoras como controle de cabeça, rolar, sentar, engatinhar, ficar em pé e andar.
5) Movement Assessment Battery for Children (MABC)
Realiza a avaliação das habilidades motoras em crianças e adolescentes de 3 a 16 anos de idade. Ele abrange três áreas principais: habilidades manuais, controle de bola e equilíbrio.
Conheça a Pós-Graduação em Neuropsicomotricidade da Rhema Educação e entenda como as crianças se comportam, interagem, pensam, aprendem e desenvolvem suas áreas motoras. Converse com um de nossos consultores.