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Diferença de TDAH e Transtorno Bipolar na infância

Professor, você já teve um aluno em sua sala de aula com suspeita de transtorno neuropsiquiátrico ainda sem diagnóstico?

Antes que seja feita uma avaliação completa por equipe multidisciplinar, o professor deve ficar atento aos sintomas, ajudando os pais – que em geral estão desesperados por uma resposta ou um direcionamento – a estabelecer o que, como e quando os sintomas aparecem.

Especialmente em relação ao Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade e a Bipolaridade, os sintomas podem ser confusos e difíceis de distinguir entre si.

Em muitos casos aparece ainda a comorbidade, ou seja, os dois transtornos aparecem juntos, dificultando o diagnóstico médico e prejudicando a vida escolar dos alunos.

Em relação ao TDAH, ocorre entre 5 – 10% da população infantil, sendo mais comum em meninos e por ser um transtorno de desenvolvimento (pode ser facilmente confundido com transtornos de aprendizagem como dislexia ou disgrafia) costuma aparecer muito cedo, em geral 50% dos afetados são diagnosticados antes dos sete anos. Os principais sintomas do TDAH são:

  • Levantar da cadeira a todo instante, não conseguir parar de bater pés e mãos;
  • Desatenção em tarefas obrigatórias do cotidiano;
  • Não conseguir seguir instruções;
  • Não conseguir finalizar tarefas;
  • Não se familiarizar com atividades que necessitem de raciocínio, atenção ou esforço mental;
  •  Se distrair facilmente com estímulos externos;
  • Não prestar atenção ao contexto em que está inserido;
  • Perder objetos com facilidade;
  • Não ter paciência para esperar e querer fazer tudo primeiro.

Em geral os sintomas de impulsividade são mais perceptíveis para as pessoas ao redor, enquanto aqueles sintomas ligados a desatenção são mais facilmente percebidos por pais e professores.

Já em relação ao Transtorno Bipolar, que é mais raro, afetando de 1 – 2% da população infantil, ele ocorre em meninos e meninas em igual proporção e é mais fácil de perceber em crianças acima de sete anos, pois apresenta maior ocorrência na fase inicial da adolescência.

A Bipolaridade é considerada como um distúrbio psiquiátrico complexo, sendo a maior característica a oscilação de humor, que vai de depressão e irritabilidade a grande alegria e euforia de forma muito rápida.  Porém, entre estes dois pólos existem outros sinais em que devemos prestar atenção. Os principais sintomas da Bipolaridade são:

  • Fases de bom humor, excitação e felicidade elevadas;
  • Fases de mau humor, irritação e infelicidade elevadas;
  •   Comportamentos impulsivos e perigosos, como pular de locais altos, não se atentar para velocidades, etc;
  • Tenta demonstrar superioridade em ações e conversas, sendo sempre o melhor em tudo;
  • Não sentem sono;
  • Fala muito e fala rápido, mudando de um assunto para outro sem encerrar o que havia começado;
  •  Envolve-se em vários projetos e em várias atividades ao mesmo tempo, tem grande disposição;
  • Perde o interesse ou o prazer em todas as atividades ao mesmo tempo;
  • Perde e ganha peso de maneira rápida e significativa;
  • Apresenta fadiga e falta de energia repentinamente;
  • Agressão a outros ou a si mesmo;
  • Tentativas de suicídio;
  • Recusa em ir à escola;
  • Dificuldade em organizar as informações, pode ter prejuízos na memória episódica;
  • Baixo controle dos impulsos;
  • O aluno apresenta altos e baixos na escola, suas notas decaem rapidamente e demora a recuperar as notas devido as oscilações de humor.

Ou seja, ambas as condições apresentam muita distração, impulsividade, elevada atividade motora, perda da inibição social e inquietude, mas estes sintomas se apresentam de forma diferente em cada condição.

É importante que você, professor, fique ligado nos sintomas e na freqüência com que se apresentam para ajudar a família no diagnostico correto destes transtornos. Clique e conheça agora mesmo a capacitação on-line que preparamos para você.

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