DICAS PARA TRABALHAR O ALUNO COM TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
Em sua sala de aula, você consegue identificar quais alunos possuem Transtornos de Aprendizagem?
E quais métodos e técnicas você tem usado para auxiliar o seu pequeno?
Os Transtornos de Aprendizagem são déficit que alguns alunos possuem na escrita, na leitura, nas equações matemáticas, entre outros aspectos…
Para desenvolver e potencializar a aprendizagem, nós educadores precisamos aprimorar nossos conhecimentos e obter técnicas que desenvolva de forma prática e lúdica nossos alunos.
Boa leitura!
SUGESTÕES DE MEDIDAS EDUCACIONAIS PARA EDUCANDOS COM TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
Os Transtornos de Aprendizagem requerem medidas educacionais diferenciadas e as condições de atendimento especializado variam de Estado para Estado do Brasil. No Paraná, além, do atendimento clínico, os educandos podem frequentar salas multifuncionais providas pela SEED.
Sugere-se algumas medidas educacionais genéricas que podem auxiliar o educando com transtornos de aprendizagem a melhorar sua qualidade de aprendizagem, contudo, vale lembrar que as flexibilizações curriculares, bem como as medidas diferenciadas devem seguir de acordo com cada caso em particular (principalmente, levando-se em conta os graus de gravidade envolvidos no comprometimento das funções de ler, escrever e calcular).
No caso de Transtornos de Leitura, onde o sujeito tem déficit acentuado na leitura (acurácia e falta de fluência na leitura e déficit de compreensão _ DSM-V) pode-se auxiliar o educando em seu processo de aprendizagem com algumas medidas iniciais:
. Sentar o aluno à frente perto do professor;
. Adaptação de provas;
. Apoio de ledor, principalmente, para aqueles alunos com severo grau de dificuldades de leitura;
. Utilizar papéis em cor palha, bege ou reciclado (refletem menos a luz e diminuem as distorções);
. Uso de quadro negro ou verde;
. Ao se usar slides cuidar para que o fundo não seja branco;
. Uso de fonte Arial Sans Serif;
. Emprego de material multissensorial;
. Treino de habilidades, velocidade visual e memória visual (revisualização);
. Treino de habilidades e memória auditivas (reaudibilização) e exercícios sistemáticos de consciência fonológica;
. Treino de decodificação, aquisição e identificação das palavras;
. Treino diário de leitura para a aquisição de fluência e compreensão;
. Considerar se as respostas orais do aluno são coerentes, e verifique, antes, a aquisição do conhecimento;
. Uso de régua de leitura;
Em relação aos Transtornos de Escrita onde as características segundo o DSM-V são: déficits acentuados na expressão ortográfica, gramatical e pontuação, clareza e organização, pode-se tomar como medidas educacionais gerais as seguintes situações:
. Uso de papel A3 pautado, caderno de caligrafia pautas verdes, ou pautas e quadriculado de tamanhos ampliados conforme necessidade práxica do educando;
. Uso de métodos multissensoriais;
. Uso de letra caixa alta para aqueles alunos com extrema dificuldade em grafar com letra cursiva;
. Adoção de um sistema de descontos diferenciados para descontar erros ortográficos;
. Evitar descontar pontos de trocas viso espaciais (ex:d/b) e surdas / sonoras (ex:t/d);
. Usar figuras para descrição visando melhorar e ampliar o vocabulário;
. Incentivar períodos simples;
. Propor atividades que envolvam sequencialização de imagens, frases e ideias;
. Organizar um álbum de vocabulários e significados (multissensorial);
. Uso de notebooks;
. Provas adaptadas;
. Uso de materiais multissensoriais.
E, para os Transtornos da Matemática (déficits acentuados no senso numérico, fatos aritméticos, cálculo e raciocínio aritmético- DSM-V) sugere-se:
. Ensinar, primeiro, os conceitos não verbais, em um segundo momento, ensinar a associação de símbolos aos conceitos não verbais e, só então, ensinar o educando a se expressar por símbolos aritméticos;
. Usar metodologia multissensorial;
. Utilizar recursos concretos como material cuisenaire, blocos lógicos, material dourado, réguas numéricas, entre outros.
. Flexibilização curricular;
. Trabalho com problemas lógico concretos;
. Uso de provas adaptadas.
De forma geral, as medidas supracitadas podem auxiliar na prática pedagógica de professores com educandos que possuem transtornos de aprendizagem.
O desafio é grande, e você precisa cada vez mais de estratégias que possam colaborar para a boa prática de ensino.
Você, educador, familiar, terapeuta e médico conheça nossa Capacitação 100% on-line, e obtenha o conhecimento de identificação, intervenção, métodos e estratégias para estimular e desenvolver o seu pequeno com Transtornos da Linguagem!
Deixe nos comentários abaixo o número do seu WhatsApp com DDD e faça parte do quadro de profissionais capacitados e de sucesso! Ou solicite por um atendimento personalizado através (43) 99660-0203. (WhatsApp).
CLIQUE AQUI e saiba mais.
Até breve.
Grupo Rhema Educação