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Criança com TDAH: Como Identificar, Diferenciar e Apoiar

A criança com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) apresenta comportamentos que impactam diretamente seu desenvolvimento acadêmico, emocional e social. Sendo assim, a desatenção, impulsividade e hiperatividade são apenas a ponta do iceberg. 

O grande desafio está em reconhecer quando esses comportamentos indicam um transtorno neurobiológico e não apenas uma fase do desenvolvimento. Por isso, mais do que rotular, o papel do educador é compreender, acolher e intervir com intencionalidade. 

Por isso, é importante educadores saberem que esse processo pode ser facilitado com conhecimento técnico e estratégias baseadas em evidências. Vamos entender como isso funciona na prática?

Como identificar uma criança com TDAH de forma segura e eficaz?

O diagnóstico de TDAH é clínico, mas o olhar do professor é essencial. Dessa forma, o primeiro vídeo da nossa playlist explica os critérios do DSM-5-TR para identificar sinais reais do transtorno em crianças. 

São nove sintomas de desatenção e nove de hiperatividade/impulsividade. A criança deve apresentar pelo menos seis deles por mais de seis meses e de forma mal adaptativa, ou seja, que cause prejuízos reais. Você vai entender:

  • Por que o TDAH não é apenas uma criança agitada ou desatenta;
  • Como diferenciar desatenção por fatores emocionais de um quadro neurobiológico;
  • O que observar na rotina escolar e como relatar corretamente.

TDAH ou TEA? Aprenda a diferenciar 

Muitos educadores confundem sinais de TDAH com características do TEA (Transtorno do Espectro Autista). Apesar de ambos serem transtornos do neurodesenvolvimento, suas causas, manifestações e intervenções são diferentes. Por isso, esse segundo vídeo é essencial para quem deseja entender onde as semelhanças terminam e as diferenças começam.

Logo, nesse conteúdo você vai descobrir:

  • Quando a desatenção é sinal de TDAH e quando indica autismo;
  • O que significa comorbidade e como identificá-la na prática;
  • Além disso, vai saber por que fazer encaminhamentos baseados em observações criteriosas pode mudar o futuro da criança.

Estratégias para apoiar a criança com TDAH em sala de aula

Chegou a hora de colocar o conhecimento em prática! Desse modo, o terceiro vídeo da nossa playlist traz estratégias reais, simples e eficazes para professores que convivem diariamente com crianças com TDAH. Sendo assim, desde o posicionamento do aluno até o uso de recursos visuais e rotinas previsíveis, tudo aqui é baseado em ciência e prática.

Você vai aprender:

  • Como adaptar a rotina e os estímulos da sala para reduzir distrações;
  • O papel dos combinados visuais e reforços positivos no desenvolvimento da autorregulação;
  • Como usar o interesse da criança (personagens, temas favoritos, hiperfoco) a favor da aprendizagem.

O que muda quando entendemos a criança com TDAH?

A criança com TDAH precisa de compreensão, estratégia e acolhimento, por isso, quando o professor domina o que observar e como intervir, a inclusão acontece de verdade. Além disso, a autoestima da criança se fortalece, sua autonomia cresce e sua aprendizagem se transforma.

Sendo assim, se você quer dar esse passo com segurança, conheça nossa Pós-graduação em TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade e Dislexia no Contexto Escolar. Com aulas ao vivo e metodologia baseada em evidências, você vai aprender intervir e aplicar estratégias práticas e efetivas em crianças, adolescentes e adultos com TDAH e Dislexia no contexto Escolar, Familiar e Clínico.

E se você busca práticas eficazes para estimular crianças na sala de aula, o canal da Rhema Neuroeducação oferece uma série de vídeos com estratégias aplicáveis e acessíveis. Logo, também não deixe de visitar o site da Rhema Neuroeducação, acompanhar o nosso canal no YouTube e seguir-nos no Instagram para continuar aprendendo e inovando na sua prática pedagógica.

Cada criança é um mundo. Te preparamos para cada uma delas.

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