Acessibilidade:

Como fazer um Plano Educacional Individualizado -PEI passo a passo?

A Educação Inclusiva representa uma oportunidade de proporcionar conhecimento às crianças que precisam de uma atenção maior por parte do corpo pedagógico e um Plano Educacional Individualizado (PEI) visa estabelecer essa oportunidade.

Mas, como fazer um PEI passo a passo? É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje. Continue lendo!

O que é um Plano Educacional Individualizado – PEI?

O Plano Educacional Individualizado é uma estratégia que oferece um planejamento individualizado para crianças com transtornos neurobiológicos, como Deficiência Intelectual ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), por exemplo.

Assim, ao disponibilizar um plano individual que aponte técnicas assertivas, é possível oferecer melhores condições de ensino e desenvolvimento de competências pedagógicas e de convívio social para estas crianças.

Quais etapas devem ser seguidas?

Para que um PEI seja desenvolvido da forma correta, algumas etapas podem ser seguidas, como:

1 – Trace o perfil do aluno

Esta etapa tem como finalidade conhecer o aluno, compreendendo quais são as competências desta criança e suas reais necessidades.

2 – Defina metas de curto, médio e longo prazo

No momento de definir metas, entenda o que você, educador, pretende alcançar com este PEI. Além disso, reflita também sobre o que a criança deve aprender em cada etapa, considerando o perfil dela.

3 – Defina planos de ação

Com as metas definidas, é necessário estabelecer planos de ação que deixem claro como e quando as atividades serão desempenhadas para alcançar o objetivo final.

4 – Avalie

Por fim, nesta etapa, é necessário que o educador realize um Registro Avaliativo do estudante a partir das metas alcançadas.

Como fazer um PEI passo a passo?

Conforme vimos, o PEI é uma estratégia extremamente necessária para garantir os resultados do processo educacional em crianças com algum tipo de transtorno. Assim, para fazer um PEI passo a passo:

  • Entenda quais são as habilidades do aluno;
  • Defina estratégias de ensino para esta criança e estabeleça um processo avaliativo que acompanhe a evolução da mesma;
  • Realize relatórios periódicos que descrevam a situação da criança avaliada;
  • Utilize estas informações para efetuar as modificações necessárias para atender melhor às necessidades daquele aluno.

Quais os desafios da aplicação do PEI em salas de aula?

Para Capellini e Rodrigues (2012 apud MASCARO 2018), um dos desafios do PEI é a utilização dele em salas de aula com muitos alunos. Isso porque o professor estará com a missão de criar e adaptar o roteiro de ensino tanto para alunos regulares quanto para estudantes que precisam de maior atenção.

Dessa forma, a fim da aplicação do PEI se tornar um processo menos complexo, seria necessário aplicá-lo em salas de recursos ou classes especiais, pois assim o educador poderia dedicar mais tempo a um número menor de estudantes.

No entanto, apesar dos desafios, o PEI é um instrumento de inclusão, ressaltando o que enfatiza o artigo 27 do Estatuto da Pessoa com Deficiência, que afirma que a educação deve ser concedida a todos os alunos, considerando suas características únicas.
Que tal aprender estratégias para realizar a inclusão de alunos em sala de aula? Conheça nossa Pós-Graduação em Educação Especial na Perspectiva de uma Educação Inclusiva no AEE conversando com um de nossos consultores.

Continue lendo