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Como chamar a atenção das crianças em sala de aula?

Chamar a atenção das crianças é uma excelente estratégia para promover uma aprendizagem eficaz. Mas, como fazer isso diante de um contexto, onde aquilo que antes funcionava, hoje está ultrapassado?

Devemos considerar que as crianças, assim como o mundo, estão em constante transformação, não é mesmo? 

Sendo assim, hoje contamos com dispositivos que tornam as aulas muito mais interessantes para os alunos e ajudam o educador a inspirar e tornar o ensino mais acessível.

No artigo de hoje, veremos como é possível tornar as aulas mais atrativas e motivadoras para essas crianças. Confira!

Erros ao apresentar o conteúdo

Antes de abordarmos as principais estratégias para chamar a atenção dos alunos, é importante apresentar o que não se deve fazer. Portanto, vejamos alguns erros que o professor não deve cometer ao ensinar em sala de aula:

  • Falar devagar ou depressa: falar muito devagar pode deixar os alunos entediados e com sono, e falar muito depressa pode deixá-los ansiosos.
  • Reivindicar sua autoridade: um professor não deve ser autoritário, exigindo ser respeitado. Afinal, o respeito deve ser conquistado, sendo uma consequência da postura do professor.
  • Gritar: quando você grita com alguém, a outra pessoa automaticamente para de ouvir. Este é um método que não funciona. Por isso, prefira falar com segurança e firmeza, pois só assim é possível obter bons resultados.
  • Permanecer sentado na cadeira: esta é uma postura que demonstra falta de ética, além de não atrair a atenção dos alunos para o conteúdo apresentado.
  • Reclamar das más condições da sala: reclamar é uma atitude que traz sentimentos e pensamentos negativos, como também não é interessante para os alunos. Ao invés de reclamar, escolha fazer o possível com o que possui no momento. 

Dicas para chamar a atenção das crianças em sala de aula

Existem diferentes estratégias que podem ser tomadas a fim de chamar a atenção das crianças em sala de aula. Veja as principais:

Utilize as brincadeiras dos alunos como ferramenta de ensino

Parece contraditório dizer que é possível usar as brincadeiras dos alunos para ensinar o conteúdo apresentado. Porém, esta é uma estratégia eficaz e que deixa as aulas mais dinâmicas e descontraídas. 

Vale ressaltar que brincadeiras de mau gosto não devem ser utilizadas pelo professor. Neste caso, trata-se somente de brincadeiras entre amigos e que não causam dano ou constrangimento a nenhum aluno. 

Movimente-se pela sala

O ideal é que o professor fique parado próximo ao quadro somente quando ele estiver sendo utilizado. Isso porque se movimentar pela sala ajuda os alunos a prestar atenção no professor e em sua fala. 

Assim, é possível andar entre as mesas e cadeiras, ir até o fundo da sala e apresentar o conteúdo de lá, por exemplo.

Faça pausas

Fazer pausas, além de auxiliar o aluno a assimilar o conteúdo apresentado, também atrai a atenção. 

Seja gentil 

Ser gentil e buscar uma amizade sincera com os alunos é uma excelente estratégia. Afinal, os alunos gostam de chamar o professor de amigo e, devido a essa amizade, colaboram com as aulas assistindo-as em silêncio e prestando atenção.

Faça contato visual

Fazer contato visual com os alunos estimula-os a continuar atentos ao conteúdo, assimilando as palavras do professor.

Por que meu aluno possui dificuldade na aprendizagem?

Pode ser que, além de não conseguir prestar atenção na aula, este aluno também tenha, por exemplo:

  • Dificuldade na escrita e na fala;
  • Dificuldade em fazer cálculos;
  • Hiperatividade;
  • Comportamento impulsivo, etc.

Neste caso, é provável que o aluno possua Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Assim, serão necessárias diferentes abordagens e estratégias para auxiliá-lo a aprender o conteúdo, como diminuir os estímulos e fazer mudanças  e adaptações no material didático.

Considerações finais

Atrair a atenção das crianças em sala de aula é possível através de comportamentos e estratégias adequadas. Exemplos disso são utilizar as próprias brincadeiras dos alunos como ferramenta de ensino, movimentar-se pela sala, fazer pausas, ser gentil e fazer contato visual.

Também é importante lembrar o que não se deve fazer, pois essas atitudes só afastam os alunos e dificultam a aprendizagem. Algumas delas são: falar devagar ou depressa, reivindicar sua autoridade, gritar, permanecer sentado na cadeira e reclamar das más condições da sala.

Ainda, pode ser que o aluno esteja com dificuldade na aprendizagem devido ao Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Neste caso, é necessário utilizar diferentes abordagens e estratégias para promover a inclusão e um ensino eficaz.

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Referência:

Como manter a atenção dos alunos em sala de aula. Rhema Educação, 2016. Disponível em: <https://rhemaneuroeducacao.com.br//como-manter-a-atencao-dos-alunos-em-sala-de-aula/>. Acesso em: 24 jan. 2024.

Problemas de atenção e percepção. Rhema Educação, 2018. Disponível em: <https://rhemaneuroeducacao.com.br//problemas-de-atencao-e-percepcao/>. Acesso em: 24 jan. 2024.

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