Acessibilidade:

CANTAR E CONTAR – MUSICALIZAÇÃO E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS AS DUAS PODEROSAS FERRAMENTAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

A música está presente em nossas vidas desde muito cedo, e por isto quando iniciamos as aulas, não podemos deixar de considerar o que os alunos sabem sobre música, e incentivar a criança a mostrar o que já conhece sobre o assunto, faz com que ela sinta o ambiente favorável.

É importante frisar que a arte traz uma nova visão de mundo, além de benefícios para o resto da vida.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA MUSICALIZAÇÃO

Essa presença desenvolve conhecimentos novos, como vocabulário, socialização e autonomia. Quando em contato com a música desde cedo, os pequenos aprendem a ler e a escrever com mais facilidade.

No contexto da educação infantil, podemos observar a música em diferentes situações: para facilitar o aprendizado, nas contações de história, na hora do lanche, nas comemorações escolares, nos momentos de recreação e nas festividades que celebram datas específicas, como Páscoa, Natal, Dia dos Pais ou das Mães.

Ouvir e praticar música melhora e aumenta a capacidade de memorização, aguça a sensibilidade e a afetividade, trabalha a autoestima e a confiança.

Assim como a música pode desenvolver a aprendizagem das crianças, a contação de histórias também é uma ferramenta que precisa ser utilizada neste contexto. Podemos inclusive dizer que, as duas aliadas podem gerar resultados no desenvolvimento educacional infantil muito além do esperado.

Mas o que parece ser simples “contar histórias” para os alunos, é muito mais complexa do que aparenta (positivamente falando), por trazer inúmeros benefícios para as crianças, que ao poderem contar com essa atividade tornar-se-ão jovens e adultos muito mais críticos.

O fato é que durante as histórias contadas, as crianças interagem tanto entre si quanto com os professores e colegas. A história bem aprendida tende a ser imaginada e recontada pela criança, que desejará compartilhá-la com os pais, o que possui um importante papel de aproximação afetivo familiar.

São inúmeros os benefícios desta prática na educação Infantil, e aqui listamos alguns deles:

  • Interesse pela leitura
Além de também despertar o interesse pela leitura ainda conta com o fato de que durante tal fase da vida nós estamos desenvolvendo os nossos hábitos.
  • Estimula a imaginação e a criatividade
Durante a contação de histórias, o aluno imaginará os locais citados, os personagens e suas características como se ele estivesse presente nesse local mágico e lúdico. A criança também poderá alterar a trama conforme a sua imaginação.

·   Interpretação e capacidade crítica

As histórias comumente além de proporcionarem bons momentos de interação social também possuem mensagens que vão desde valores morais e éticos até o ensinamento de costumes locais e o estímulo direto a valorização dos mesmos.

·  Emoção, sentimentos e afetividade

Suas emoções e sentimentos também são afetados durante os momentos que as histórias estão sendo contadas, fazendo-as ficarem agitadas, felizes ou mesmo tristes durante alguns instantes – havendo um objetivo positivo para o mesmo, logicamente.

Como vimos acima, a absorção da cultura está intensamente ligada à Contação de Histórias e a Musicalização, já que muitas vezes os valores culturais de um povo estão impressos nessa prática.

Estas atividades são fundamentais para transmitirem conhecimentos e valores, sua atuação é decisiva na formação e no processo ensino-aprendizagem.

Utilizá-las em sala de aula permite que todos saiam ganhando. Tanto os alunos, que serão instigados a imaginar, aprender e criar muito mais, quanto os professores, que podem ministrar uma aula muito mais agradável e produtiva. Além de alcançar o objetivo pretendido: uma aprendizagem verdadeiramente significativa.

Pensando em unir as duas ferramentas tão importantes para a aprendizagem infantil, o Grupo Rhema Educação desenvolveu o melhor curso de MUSICALIZAÇAO E CONTAÇAO DE HISTORIAS, e o melhor 100% on-line, com conteúdo prático e muito rico. Ainda não conhece? Clique aqui agora mesmo e conheça!

Continue lendo

O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Olá professor, Entenda um pouco mais sobre utilizar as atividades lúdicas no ensino da Matemática na Educação Infantil… Boa leitura! […]

Como trabalhar a rotina para aluno com autismo?

O dia a dia em sala de aula pede a criação de estratégias que estimulem o aluno com autismo por […]

Terapia cognitivo-comportamental no TDAH

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição caracterizada por grupos sintomáticos cujas intervenções vão depender […]

O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Olá professor, Entenda um pouco mais sobre utilizar as atividades lúdicas no ensino da Matemática na Educação Infantil... Boa leitura!   1. INTRODUÇÃO É considerável o número de alunos que enfrentam problemas nas disciplinas da Matemática. Isso ocasiona um elevado índice de repetência futuramente. A Matemática faz-se presente em diversas...
Como trabalhar a rotina para aluno com autismo?

O dia a dia em sala de aula pede a criação de estratégias que estimulem o aluno com autismo por […]

Terapia cognitivo-comportamental no TDAH

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição caracterizada por grupos sintomáticos cujas intervenções vão depender […]