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DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E O AUTISMO: DICAS E BRINCADEIRAS!

Olá pais e professores,
 
Já sabemos da importância do desenvolvimento dos nossos pequeninos, durante a infância.
 
Imagine desenvolver essas habilidades com brincadeiras e atividades que eles adoram?
Olhe só essas dicas:

Pegar bola

A brincadeira em questão consiste em chamar a criança para jogar uma bolinha até você. Procure estimular o pequeno demonstrando que está interagido com a atividade. 

Banda escolar

 

Objetivos: trabalhar a discriminação e percepção auditiva, identificação das ações, localização de sons etc..A cada toque de determinado instrumento os alunos brincam com um objeto ou fazem algum movimento.

Cartão animado

A ideia é colar imagens de um herói ou integrante de um desenho animado em cartõezinhos para que a criança possa unir os pares semelhantes.
Confira na matéria abaixo, todas as dicas de atividades completas!
 
 
DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E O AUTISMO: DICAS E BRINCADEIRAS!
Todos sabemos que é nos movimentos das crianças se articula toda sua afetividade, desejos e suas possibilidades de comunicação. O que é psicomotricidade? Sua definição.
 
No princípio, a psicomotricidade era utilizada apenas na correção de alguma debilidade, dificuldade ou deficiência. ainda está em formação, já que à medida que avança e é aplicada, vai-se estendendo a distintos e variados campos

Hoje, vai mais longe: a psicomotricidade ocupa um lugar importante no desenvolvimento infantil, sobretudo na primeira infância, em razão de que se reconhece que existe uma grande interdependência entre os desenvolvimentos motores, afetivos e intelectuais.

 
A psicomotricidade, como estimulação aos movimentos da criança, tem como meta:

 Motivar a capacidade sensitiva através das sensações e relações entre o corpo e o exterior (o outro e as coisas).

– Cultivar a capacidade perceptiva através do conhecimento dos movimentos e da resposta corporal.

– Organizar a capacidade dos movimentos representados ou expressos através de sinais, símbolos, e da utilização de objetos reais e imaginários.

– Fazer com que as crianças possam descobrir e expressar suas capacidades, através da ação criativa e da expressão da emoção.

– Ampliar e valorizar a identidade própria e a auto-estima dentro da pluralidade grupal.

– Criar segurança e expressar-se através de diversas formas como um ser valioso, único e exclusivo.

– Criar uma consciência e um respeito à presença e ao espaço dos demais.


Considerando-se que na primeira infância existe uma forte correlação entre os desenvolvimentos motores e intelectuais, e de suma importância a estimulação do desenho infantil.
 
Se a criança tem vontade de desenhar, anime-a sempre que o faça. Quanto mais a criança desenhar, ela se aperfeiçoará, e mais benefícios se notará no seu desenvolvimento. O desenho facilita e faz evoluir a criança na:
·         Psicomotricidade fina;
·         Aprendizagem (leitura e escrita)
·         Confiança en si mesma;
·         Exteriorização de suas emoções, sentimentos e sensações;
·         Comunicação com os demais e consigo mesma
·         Criatividade
·         Formação da sua personalidade
A Psicomotricidade está associada à afetividade e à personalidade, porque o indivíduo utiliza seu corpo para demonstrar o que sente.
 
Na Educação Infantil, a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal.
 
A abordagem da Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço. 
 
O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos, de atividades lúdicas, se conscientize sobre seu corpo.
 
Através da recreação a criança desenvolve suas aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor.
 
Bons exemplos de atividades físicas são aquelas de caráter recreativo, que favorecem a consolidação de hábitos, o desenvolvimento corporal e mental, a melhoria da aptidão física, a socialização, a criatividade; tudo isso visando à formação da sua personalidade.
 
 
A PSICOMOTRICIDADE NO AUTISMO:
 
 
A Psicomotricidade no Autismo é uma tarefa bem complexa de se trabalhar, e isto não é novidade, pois os Autistas encontram muitas dificuldades com seus esquemas corporais, sobretudo, com suas habilidades psicomotoras.
 
No Autismo, o cuidado que se deve ter está na preocupação que educadores devem exercer através de práticas que valorizem todo o conjunto de ações do pequeno.
Quando a criança atinge determinada autonomia sobre o seu corpo, o profissional deve tomar outras direções.
 
A medida com que o Autista cresce, maiores são os cuidados que se deve ter em relação ao que causa dificuldade.
 
O papel do professor é sem dúvida importantíssimo na hora das atividades psicomotoras em sala de aula, pois elas devem incidir com alguma barreira para o aluno Autista.
 
O motivo é simples: é preciso analisar a habilidade psicomotora dos alunos autistas.
Nesse sentido, respeitando as características de cada estudante, seguem algumas sugestões de atividades para todas as crianças da educação infantil:
Pegadas:
Objetivos: reconhecimento do pé direito e esquerdo, identificação lateral, trabalhar o equilíbrio, precisão nos passos, coordenação motora global e interação com os demais alunos.
O professor desenha ou cola pegadas no chão com a ajuda dos alunos, que poderão colorir as pegadas. Posteriormente, o educando anda sobre elas, alternando o pé direito e o pé esquerdo. Durante a brincadeira, o professor poderá sugerir outros movimentos. Como alternativa, poder-se utilizar solas de sapatos velhos.
 

Banda escolar

 

Objetivos: trabalhar a discriminação e percepção auditiva, identificação das ações, localização de sons, orientação espacial, capacidade de atenção e memorização e interação social.
Utilizam-se vários instrumentos musicais (pandeiro, chocalho, triângulo, tambores, flauta etc.). A cada toque de determinado instrumento os alunos brincam com um objeto ou fazem algum movimento. Por exemplo: quando tocar o tambor os alunos brincam com a bola, quando tocar o triângulo fazem movimentos com as mãos.

Amizade do alfabeto

 

Objetivos: trabalhar a afetividade, socialização, estimular a imaginação, comunicação, expressão e linguagem e desenvolver a coordenação espacial.
Todos sentam, fazendo um círculo. Alguém inicia falando: “Gosto do meu amigo da esquerda com A porque ele é atencioso”. O próximo aluno deverá seguir a sequência, dizendo: “Gosto do meu amigo da esquerda com B porque ele é bondoso”. E assim por diante.

Brincadeira do espião

 

Objetivos: desenvolver a atenção, observação e detalhamento, estimular a afetividade, socialização e criatividade e expressão corporal e imagem corporal.
Dividir o grupo em duplas. Cada integrante da dupla observará bem a outra pessoa e vice-versa. Os dois viram de costas, e cada um fará uma mudança no visual. 
Os dois se voltam um de frente para o outro e tentam descobrir o que mudou. Pode-se alternar a brincadeira, fazendo mudanças no ambiente ou na própria disposição dos alunos.
 

Somando as diferenças

 

Objetivos: discriminação visual e percepção, desenvolver a linguagem, comunicação, classificação e generalização e trabalhar valores da diversidade para inclusão escolar.
Reunir diversos objetos que sejam opostos. Por exemplo: um bloco pequeno e um grande, um copo alto e outro baixo. Pedir aos participantes para formarem pares com os objetos opostos e depois descreverem os atributos que tornam os objetos opostos, enfatizando as qualidades em suas diferenças.

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