Acessibilidade:

Aguçando a Curiosidade da Criançada

Olá pessoal, tudo bem?
 
Para estimular a aprendizagem das crianças precisamos aguçar a ‘’curiosidade’’ delas.
Há o mito que matemática é algo assustador, sabemos que não é verdade, é difícil sim, mas acompanhar o raciocínio de maneira concreta é uma ferramenta que precisa ser estimulada.
A prática de Jogos, para ensinar a matemática de forma lúdica e divertida, é uma excelente ferramenta, que deve ser sempre que possível, utilizada.
E o mais importante, além de criar uma outra forma de aprendizagem e estimulação, a criança aprenderá brincando.
Já planejou a sua aula para a próxima semana? Veja o conteúdo abaixo e aproveite.
 

Boa leitura!

DICAS DE JOGOS MATEMÁTICOS POR IDADE.
Não importa a idade, ao jogar, as crianças descobrem coisas novas do mundo e de si mesma, investigam e desenvolvem-se.
Jogar é prazeroso, é divertido, é ser criança!
Jogar implica muitas vezes em criar estratégias, observar, analisar… Desenvolve o raciocínio lógico, o respeito às regras, a interação com amigos e/ou familiares, sendo uma ótima opção de diversão para a família toda.
Os termos jogos e brincadeiras possuem significados que variam de acordo com a sua origem. Muitas línguas têm apenas uma palavra para brincadeira e jogo. Este é o caso das línguas europeias, para as quais os termos spielen (alemão), to play (inglês), jouer (francês), juguete (espanhol), igra (russo) e gioco (italiano) possuem significados semelhantes para ambos.
No Brasil estes termos são empregados indistintamente. No senso comum, jogo e brincadeira muitas vezes são vistos como atitudes diferentes: o jogo é associado à atividade física ou mental fundada em sistema de regras que definem a perda ou ganho. Já o ato de brincar é visto como diversão ou entretenimento.
O que vale mesmo é que o jogo e a brincadeira permitem a criança criar, imaginar, fazer de conta, funcionando também como laboratório de aprendizagem e muita diversão!
Abaixo, indicamos algumas opções de jogos tradicionais, não eletrônicos, que podem ser iniciados nas idades sugeridas:
 
2 anos
  • Lince
  • Jogos de encaixe
  • Puxa batatinha
  • Pula pirata
 
3 / 4 anos
  • Memória
  • Quebra cabeça
  • Boliche
  • Quebra Gelo
  • Mico
 
5 / 6 anos
  • Jogos com dados (trilha)
  • Dominó
  • Cai não cai
  • Bingo
  • Cara a Cara

 

Boa diversão!
 
Aprenda mais sobre esse assunto…
 
Se você gostou do artigo compartilhe com os seus colegas
 
 
Quer saber mais? Clique aqui JOGOS MATEMÁTICOS  e saiba mais sobre o nosso curso de extensão on-line.
 
Dúvidas? Entre em contato pelo nosso Whatsapp
 

Continue lendo

EDUCAÇÃO INFANTIL : A NATUREZA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

Olá professores, tudo bem? Semana mundial do Meio Ambiente, e nós resolvemos falar um pouco sobre esta relação do MEIO […]

Sintomas do transtorno opositivo desafiador

Olá, professores! Antes de tudo, como vocês lidam com situações de mau comportamento em sala de aula? Enquanto para uma […]

Dislexia Infantil: Identificação, Sinais e Estratégias Práticas

A dislexia infantil é um tema que ainda gera muitas dúvidas entre professores, famílias e até profissionais da área da […]

EDUCAÇÃO INFANTIL : A NATUREZA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
Olá professores, tudo bem? Semana mundial do Meio Ambiente, e nós resolvemos falar um pouco sobre esta relação do MEIO AMBIENTE com a EDUCAÇÃO INFANTIL! Sabemos que hoje as crianças estão "expert" com as tecnologias, mas o contato com a natureza faz toda a diferença no desenvolvimento do aluno. Brincar...
Sintomas do transtorno opositivo desafiador

Olá, professores! Antes de tudo, como vocês lidam com situações de mau comportamento em sala de aula? Enquanto para uma […]

Dislexia Infantil: Identificação, Sinais e Estratégias Práticas

A dislexia infantil é um tema que ainda gera muitas dúvidas entre professores, famílias e até profissionais da área da […]