Acessibilidade:

TDAH é um transtorno de aprendizagem?

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem se tornado um assunto popular, graças ao acesso de instituições e cidadãos às informações especializadas. Porém, ainda há algumas lacunas a respeito da origem dessa condição. Com isso, muita gente se pergunta se o TDAH é um transtorno de aprendizagem, por exemplo.

E se a resposta for que o TDAH não é um transtorno de aprendizagem, necessariamente? A dúvida vai aumentar em sua mente? Não se preocupe, vamos explicar tudo o que você precisa saber para desmistificar o TDAH de uma vez por todas.

Quais são as causas do TDAH?

Para começo de conversa, é preciso adiantar que o TDAH tem causas genéticas, ou seja, ele é um transtorno do neurodesenvolvimento. Em outras palavras, isso mostra que a condição não é motivada por algo ligado ao processo de aprendizagem. Além disso, os primeiros sinais podem ser notados logo na primeira infância.

O que se pode afirmar é que o TDAH vai se refletir na dinâmica do aprendizado das crianças, adolescentes e adultos diagnosticados. Portanto, tenha cuidado: o TDAH não é um transtorno de aprendizagem, apenas exerce influência no processo de aquisição de competências e habilidades, o que pode ser devidamente trabalhado com boas estratégias.

Muitos especialistas trabalham com a possibilidade de o TDAH atuar como uma comorbidade de um transtorno de aprendizagem. Assim como o TEA, as deficiências intelectuais, entre outros – que podem surgir na esteira desse distúrbio – são prováveis de ocorrências, mas não são determinantes.

Então por que as pessoas ainda se confundem?

Na verdade, essa ‘confusão’ não é uma coisa levantada por poucas pessoas. Acredite se quiser, mas há muita gente que não consegue encontrar a diferença sem antes misturar as definições. Vamos por partes.

O Transtorno de Aprendizagem (TA) não é uma caixinha fechada, ou seja, ele é um termo que abrange diferentes condições neurológicas e que são notadas na trajetória acadêmica. Desse modo, as mais comuns são a disortografia, a discalculia e a dislexia.

Aliás, o TA se refere a dificuldades específicas na aquisição de habilidades pedagógicas elementares, como a escrita, o cálculo e a leitura. Por isso é importante viabilizar intervenções psicopedagógicas que auxiliem o aluno o quanto antes.

Assim, você viu que ambos os transtornos se diferem; e são bem definidos dentro de seus respectivos nichos. Agora, o motivo pelo qual as pessoas ainda confundem ambos como sendo um só se deve ao fato de que uma criança pode apresentá-los de forma relacionada, ou seja, as comorbidades.

TDAH e TA, como elas se relacionam?

Existe possibilidade de a criança com TDAH ser diagnosticada com este e outros transtornos. Para se ter uma ideia, a ABDA (Associação Brasileira do Déficit de Atenção) mostra que a probabilidade de se detectar distúrbios de leitura (Dislexia) no TDAH é de 10%.

Entretanto, a mesma organização salienta que a comorbidade que costuma ser mais notável nesse contexto (TDAH) é o Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), cuja preponderância atinge 1\3 da população. Além disso, há outras condições que também são frequentes, tais como a Depressão (10-30%), o Transtorno ObsessivoCompulsivo (10-17%), a Síndrome de Tourette (7%) etc.

Como o TDAH pode se manifestar?

O TDAH é uma combinação de duas tipologias de sintomas. Dessa forma, as crianças podem demonstrar tanto a desatenção ou a hiperatividade-impulsividade. No primeiro caso, os pequenos se distraem facilmente, esquecem materiais, não se lembram das datas das provas e encontram dificuldade para atividades que exigem foco.

Na hiperatividade-impulsividade, a manifestação se dá de maneira mais incisiva. Com isso, os pequenos demonstram dificuldades para ficarem sentadas o tempo todo; eles não esperam a vez das pessoas, cortam a fala de seus interlocutores, não conseguem se concentrar, andam de um lado para o outro, atrapalham os colegas, demonstram impaciência para ficar muito tempo na mesma atividade, entre outros.

Como oferecer o melhor tratamento?

A melhor forma de proporcionar uma intervenção adequada é conhecer cada caso e planejar a abordagem que combine com o perfil da pessoa. Assim sendo, a solução pode alternar entre medicamentos, terapias e adaptações nos espaços de convivência.

Além disso, a família é um elemento importante no desenvolvimento, já que as pessoas mais próximas à criança podem identificar os primeiros sinais e providenciar as abordagens necessárias. Portanto, a presença de pais e demais responsáveis é fundamental.

O que fazer para conhecer mais?

Se você se interessa pelo assunto, então o caminho mais indicado para desbravar esse universo é por meio do conhecimento aprofundado e com embasamento científico. Portanto, a especialização é ideal para quem quer dominar o tema.

Para isso, o curso de Pós-graduação em TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção\Hiperatividade e Dislexia no Contexto Escolar, do Grupo Rhema Educação, é uma especialização diferenciada. Os alunos têm muito a aproveitar por meio de aulas online e ao vivo, materiais atualizados e professores experientes.

Ficou interessado? Fale com um consultor: https://lp.rhemaeducacao.com.br/tdah-e-dislexia/

objetivos-da-aba

Referência:

ABDA. Crianças com TDAH podem ter outros sintomas associados? ABDA, 2012.

Continue lendo

Sintomas do transtorno opositivo desafiador

Olá, professores! Antes de tudo, como vocês lidam com situações de mau comportamento em sala de aula? Enquanto para uma […]

Como lidar com a birra de alunos?

Lidar com birras de alunos pode ser desafiador, especialmente quando se trata de distinguir entre uma birra típica e o […]

Objetivos da ABA para alunos com autismo
Em primeiro lugar, há muitas estratégias que podem viabilizar a prática educacional e possibilitar o aprendizado das crianças. Dentre elas, é possível salientar que quando os professores são apresentados a determinadas abordagens, o trabalho tende a ficar com maior embasamento, a fim de facilitar a dinâmica. A ABA é um...
Sintomas do transtorno opositivo desafiador

Olá, professores! Antes de tudo, como vocês lidam com situações de mau comportamento em sala de aula? Enquanto para uma […]

Como lidar com a birra de alunos?

Lidar com birras de alunos pode ser desafiador, especialmente quando se trata de distinguir entre uma birra típica e o […]