Acessibilidade:

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Olá pais e professores,
 
Seu filho ou aluno, gosta daquele brinquedo musical? Ou gosta quando a brincadeira tem cantigas? E já se mostra adepto de algum som?
 
Hoje vamos falar de assunto muito contagiante, vamos dizer que, um assunto que também nos embala: a MUSICALIZAÇÃO! 
 
Afinal a gente sabe que um som agradável sempre cai bem, até porque a música está ao nosso redor o tempo todo, seja para relaxar, em uma festa e até mesmo para aprender!
 
Agora é só apertar o play da sua imaginação e conhecimento e trabalhar a musicalização com as crianças!
 
Boa leitura e muita diversão!

 

 
MÚSICA PARA OUVIR, BRINCAR E SE DESENVOLVER!
 
A musicalização é um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.

A musicalização na educação infantil está relacionada a uma motivação diferente do ensinar, em que é possível favorecer a autoestima, a socialização e o desenvolvimento do gosto e do senso musical das crianças dessa fase.

 
Para começar a música está super-relacionada com a emoção e a memória. Mas, além disso, a exposição precoce à música ajuda no aprendizado da linguagem. As crianças vão falar mais rápido, ter mais vocabulário e mais facilidade até em aprender outros idiomas.
E quando elas são estimuladas a tocar ou a cantar essa relação se torna ainda mais vantajosa. Diversos estudos falam dessa interação que melhora habilidades emocionais e cognitivas, ou seja, a criança terá mais facilidade em se concentrar, memorizar informações, além de desenvolver a coordenação motora e melhorar o convívio social.
Hoje, em qualquer escola que trabalha com educação infantil predomina, interagindo com as outras disciplinas do currículo, como, por exemplo, a matemática (a própria escala musical é matematizada).
Nesse sentido, este trabalho se justifica na medida em que procura demonstrar a importância da música para a formação da criança. Isso vale tanto para as atividades escolares quanto para todas as outras atividades desenvolvidas para e com a criança.
Manifestação artística

A educação musical pretende desenvolver na criança uma atitude positiva para a música e procura capacitá-la para expressar e captar sentimentos de beleza da criação artística.


Autoestima

É por meio da música e do processo de criação, em que a música é apropriada, adaptada e alterada de múltiplas maneiras, que a criança se torna criadora e se sente autora, e assim se satisfaz, o que é positivo para o desenvolvimento da auto-estima.

Criatividade

A presença da arte na educação torna a criança mais capaz de criar, inventar e reinventar o mundo à sua volta. Devemos considerar que a criatividade é essencial, pois a criança criativa raciocina melhor, tem mais facilidade para inventar meios para resolver problemas e dificuldades. E isso é fundamental em um mundo em que a tecnologia busca soluções cada vez mais elaboradas para seus problemas.

Sentido estético

Por meio da música, que tem seus próprios valores estéticos, acaba sendo resgatado o verdadeiro sentido do belo. Para motivar o consumo, muitas vezes a mídia influencia negativamente o senso estético, especialmente nas crianças.

Ética

Ao mesmo tempo, o desenvolvimento do sentido estético acaba sendo acompanhado do desenvolvimento do sentido ético, ou seja, de uma escolha mais correta do que realmente pode ser bom, bonito e útil para as pessoas. 

 
E o que ouvir?
 
A verdade é que não existe uma regra (claro que o bom senso é importante, porque não vamos deixar nossos filhos e alunos ouvirem músicas com letras depreciativas). Mas o interessante é apresentar uma variedade de ritmos, para que assim eles percebem os detalhes de cada um. E dá para repetir a dose quando eles se mostrarem interessados.
 
 
E o seu filho ou aluno, qual o ritmo que ele mais gosta? O que vocês tem ouvido? Compartilhe conosco qual o som que os motiva a aprender e brincar!
 
Para aprender mais e se especializar , conheça nosso CURSO DE PSICOMOTRICIDADE e ajude seu aluno a se desenvolver brincando!
 
Fonte: macetesdemae.com.br /
          novaescola.org.br
          portaleducacao.com.br

Continue lendo

Como recuperar a Alfabetização na pós-pandemia?

Inicialmente, o período de pandemia da Covid-19 que o mundo ainda enfrenta faz qualquer pessoa refletir acerca das lições aprendidas. […]

Qual é a diferença entre uma especialização, um mestrado e um doutorado na área de Educação Infantil?

Na área da Educação Infantil, buscar uma formação avançada pode ser uma excelente maneira de aprimorar seus conhecimentos e conquistar […]

Aprendendo a Lidar com Alunos de Inclusão em Sala de Aula

A inclusão na sala de aula é um desafio enriquecedor, repleto de aprendizados tanto para os educadores quanto para os […]