Acessibilidade:

SEIS DICAS PARA ENSINAR A CRIANÇA COM DISLEXIA.

Olá, tudo bem?

Sabemos que crianças disléxicas quase sempre têm grande dificuldade ao se concentrar, podem também ter grandes dificuldades com a memória de curto prazo, o que torna difícil a elas fazer anotações ou entender instruções simples.

Pensando nisso separamos um artigo que trás seis dicas que irão auxiliar você na hora de ensinar as crianças que apresentam esse tipo de transtorno.
E lembre-se, quando você aprende como ensinar uma criança disléxica, é possível ajudá-la a construir tanto sua consciência pessoal quanto suas habilidades cognitivas, usando métodos de abordagem multissensorial.
Boa leitura!
SEIS DICAS PARA ENSINAR A CRIANÇA COM DISLEXIA.
1) Use o método da Linguagem Estruturada Multissensorial (LEM)
Embora essa abordagem seja o padrão fundamental no ensino a crianças com dislexia, ela pode ser muito benéfica para todas as crianças. A LEM ensina consciência fonética, acústica fônica, compreensão, vocabulário, precisão, fluência e, ainda, a ler e escrever. Os estudantes são estimulados a usar todos os sentidos (tato, visão, movimento e audição) como parte do processo de aprendizagem.
2) Seja direto e explícito ao ensinar.
O ensino explícito inclui descrever e modelar a habilidade, dividi-la em passos, com instruções e retorno claros ao longo de todo o processo, dando exemplos e demonstrações, afirmando claramente o propósito e o raciocínio por trás dessa aprendizagem e apresentando a informação em ordem lógica. Esse processo deve ser feito até que os estudantes dominem a habilidade sendo ensinada.
3) Repita-se com frequência.
Uma vez que crianças disléxicas podem apresentar dificuldades com relação à memória de curto prazo, elas têm dificuldade para lembrar daquilo que você diz. Repita instruções, palavras-chaves e conceitos para facilitar a lembrança dos estudantes quanto ao que é falado em aula por tempo suficiente até, pelo menos, poderem escrevê-lo.
4) Faça uso do ensino por diagnóstico.
Você deve sempre avaliar quão bem o aluno entende daquilo que é ensinado. Se algo não ficou claro, a habilidade precisa ser reensinada. Esse é um processo contínuo. Com frequência, estudantes com dislexia precisam de mais tempo e de instruções mais intensas para aprender um conceito.
5) Use o tempo com sabedoria.
Crianças disléxicas quase sempre têm grande dificuldade ao se concentrar. Pode haver outros pontos que as estejam distraindo ou, ainda, elas talvez não consigam escutar uma longa palestra ou assistir a um vídeo extenso. Crianças com dislexia podem também ter grandes dificuldades com a memória de curto prazo, o que torna difícil a elas fazer anotações ou entender instruções simples.
6) Atenha-se a uma rotina diária.
Agendas ajudam as crianças disléxicas a saber o que esperar e o que virá a seguir. Se possível, disponibilize a todos os estudantes a sua rotina, em um mural na sala, com palavras e imagens.
Fonte Completa: Wikihow 
   
Aprenda mais sobre esse assunto e compartilhe com seus amigos!
Temos um ótimo curso que poderá te ajudar muito nesse processo.
Conheça nosso curso de TRANSTORNOS DA LINGUAGEM.
Neste curso você terá dicas de atividades práticas para estar usando em sala de aula.
Se preferir, entre em contato ou deixe seu WhatsApp que vamos te passar todas as informações.
Contato: (43) 99644-5284 

Continue lendo

Atividades para Inclusão Escolar no TEA

A rotina de um professor da educação infantil é permeada de detalhes que precisam ser frequentemente praticados. Dentre eles, está […]

6 coisas que não podem faltar no currículo da Educação Especial

A Educação Especial tem uma tarefa de extrema importância: promover a inclusão dentro de sala de aula. Logo, um currículo […]

Quais são as etapas do PEI?

O Plano de Educação Individualizado (PEI) é uma ferramenta fundamental para apoiar alunos com necessidades educacionais especiais, incluindo aqueles com […]

Atividades para Inclusão Escolar no TEA
A rotina de um professor da educação infantil é permeada de detalhes que precisam ser frequentemente praticados. Dentre eles, está a preocupação em realizar atividades para a inclusão escolar no TEA (Transtorno do Espectro Autista) e oferecer aos alunos um ambiente de total aproveitamento dos conteúdos. Dessa forma, o profissional...
6 coisas que não podem faltar no currículo da Educação Especial

A Educação Especial tem uma tarefa de extrema importância: promover a inclusão dentro de sala de aula. Logo, um currículo […]

Quais são as etapas do PEI?

O Plano de Educação Individualizado (PEI) é uma ferramenta fundamental para apoiar alunos com necessidades educacionais especiais, incluindo aqueles com […]