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Projeto: A Importância de Estratégias Multissensoriais na Alfabetização de Estudantes com Necessidades Específicas

O Prêmio Inclusão em Neuroeducação Brasil 2024, promovido pela Rhema Neuroeducação, reconhece e premia iniciativas que promovem inclusão social por meio de conhecimentos técnico-científicos aplicados na prática, neste post falaremos do Projeto A Importância de Estratégias Multissensoriais na Alfabetização de Estudantes com Necessidades Específicas.

O prêmio reconhece projetos que escolas, famílias, clínicas e comunidades desenvolvem, transformando seus idealizadores em agentes de neuro-inclusão. Recebemos mais de 500 projetos e, após avaliação criteriosa, selecionamos os 10 mais notáveis que impactam de forma significativa o campo da neuroeducação.

Ao final, escolheremos os 3 mais brilhantes, que ganharão mentorias exclusivas, bolsas de pós-graduação, reconhecimento público, prêmios em dinheiro e uma viagem com tudo pago para a Sede Rhema Neuroeducação.

Neste post:

Conheça o Projeto A Importância de Estratégias Multissensoriais na Alfabetização de Estudantes com Necessidades Específicas

Idealizado por Silvia Maria de Paula, o projeto tem como objetivo alfabetizar uma criança de 9 anos com trissomia do 21 (T21) e apraxia da fala.

Utilizando abordagens multissensoriais que envolvem visão, audição, tato e movimento, o projeto busca facilitar o desenvolvimento da leitura e escrita de forma lúdica e interativa, promovendo a inclusão escolar e social.

Estratégias Multissensoriais e Desenvolvimento Cognitivo

A aplicação de estratégias multissensoriais oferece uma abordagem personalizada para a alfabetização, adaptando o ensino às necessidades da criança. Atividades táteis, visuais e sonoras permitem a decodificação de palavras, facilitando a comunicação e aumentando a autoconfiança do aluno. O projeto visa expandir o vocabulário e desenvolver habilidades sociais e emocionais, promovendo um ambiente de aprendizagem inclusivo e colaborativo.

Impactos Positivos no Ambiente Familiar e Escolar

Iniciado em 2023, o projeto começou no ambiente familiar e, em seguida, se expandiu para a escola, onde a troca de informações entre a família e os professores tem sido extremamente fundamental para o progresso do aluno.

Além disso, as estratégias multissensoriais permitiram que o aluno com T21 e apraxia da fala participasse ativamente das atividades escolares, consequentemente desenvolvendo habilidades acadêmicas e sociais de forma significativa. Por outro lado, o ambiente escolar também se beneficiou, pois promoveu a cooperação entre colegas de classe e, assim, criou um espaço mais inclusivo e colaborativo.

Educação Inclusiva e Personalizada

As práticas multissensoriais trouxeram benefícios significativos não apenas para o aluno, mas também para a equipe escolar. Essas estratégias ajustam o ensino de acordo com as necessidades específicas da criança. Além disso, ao envolver a família e a escola, o projeto destaca a importância de uma educação inclusiva e adaptada. Assim, cada aluno é valorizado e incentivado a aprender de maneira eficaz e divertida, reforçando a importância da colaboração entre todos.

Da mesma forma, o Projeto A Importância de Estratégias Multissensoriais na Alfabetização de Estudantes com Necessidades Específicas é um exemplo claro de como abordagens inclusivas podem transformar a alfabetização. Portanto, ao criar um ambiente de aprendizado mais inclusivo e adaptado, o projeto não só melhora as habilidades acadêmicas, mas também promove o desenvolvimento social e emocional. Assim, ele contribui para uma educação mais equitativa e enriquecedora, pilares defendidos pela Rhema Neuroeducação.

Acompanhe o Prêmio Rhema de Inclusão

Não perca a final do prêmio que será transmitida no dia 05/10. Inscreva-se agora para participar do Neuroeduque, a nossa sala dos professores.

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